Entrevista Especial com YOYA WURSCH - Parte 1

 

 

A minha última entrevista de 2010, é com uma escritora repleta de traços peculiares e com muito talento, o que resulta sempre em excelentes trabalhos, tanto teatrais, quanto pra televisão ou ainda pro cinema, onde ela provou sua excelência ao roteirizar vários campeões de bilheterias do Cinema Brasileiro. Minha entrevistada especial de hoje é a roteirista e escritora de novelas YOYA WURCSCH.


Jéfferson Balbino: Antes de mais nada, você tem um nome muito bonito, é artístico?

Yoya Wursch: É. Meu nome é Maria Áurea. O Yoya é porque a minha irmã não sabia falar Áurea. Falava Maia Ioia... Aí todo mundo começou a me chamar de Yoya..., e ficou... Desde que eu me entendo por gente que todo mundo me chama de Yoya. O Wursch é de família... Sou descendente de alemães.

Jéfferson Balbino: Yoya, como você descobriu seu talento de escritora?

Yoya Wursch: Muito cedo. Sempre gostei de escrever. No colégio escrevia historias românticas e dava para as minhas amigas lerem. Elas adoravam. Quando tinha 20 anos li o meu primeiro roteiro: 8 ½  de Fellini e descobri que queria escrever pra cinema. 

Jéfferson Balbino: Como foi sua estréia como escritora?

Yoya Wursch: Meu primeiro trabalho profissional foi “Bete Balanço”. Já tinha escrito outros roteiros de cinema, mas eles estavam engavetados.

Jéfferson Balbino: Você escreveu diversos filmes que tiveram grande repercussão no cinema brasileiro, entre eles: “Bete Balanço” (1984), “Rock Estrela” (1986), “Rádio Pirata” (1987) e “Lua de Cristal” (1990). Como você avalia sua passagem pelo cinema?

Yoya Wursch:  Foi muito boa, mas a vida de roteirista é dura. Por isso fui para Televisão. Mas continuo escrevendo roteiros para cinema. Agora estou acabando um roteiro em parceria com a Carla Camurati. É o desenho animado: “A Bruxinha que era Boa”.

Jéfferson Balbino: E, como surgiu o convite pra você escrever novelas?

Yoya Wursch: Foi o Roberto Talma que me chamou pra escrever novela.

 

Jéfferson Balbino: Qual foi sua inspiração pra criar a trama adolescente “Colégio Brasil” (SBT/1996)?

Yoya Wursch: Quando o Talma me convidou para escrever novela, ele me pediu uma trama que se passasse num colégio. Eu comecei a rir e disse pra ele que tinha passado a minha vida dentro de um colégio. Meu pai era dono de um colégio: o Santa Bernadette. Foi fácil, peguei os personagens do colégio do meu pai, misturei tudo e inventei a trama.

 

Jéfferson Balbino: Como foi trabalhar com a autora Cristianne Fridman na autoria da novela “Dona Anja” (SBT/1996)?

Yoya Wursch: Foi muito bom. A Cristianne além de muito talentosa é uma grande amiga. Nós nos conhecíamos da Oficina de Autores da Globo. O Talma me perguntou se eu conhecia uma autora que pudesse adaptar a historia de “Dona Anja” para a TV. Eu indiquei a Cristianne e nós fizemos uma parceria muito boa. Eu gostaria de escrever com ela de novo. 

Jéfferson Balbino: Que avaliação você faz do trabalho da atriz Lucélia Santos que protagonizou a novela?

Yoya Wursch: Era um papel muito difícil e acho que a Lucélia fez muito bem.

Jéfferson Balbino: Qual a diferença entre escrever pra Cinema e TV?

Yoya Wursch: No cinema você tem mais tempo para elaborar as cenas. Pensar na historia fazer um tratamento, depois fazer outro... Você curte mais a historia e pode ousar mais também. Na Televisão é tudo de um dia pro outro. E nem sempre você pode colocar a sua idéia no papel. Tem muita gente que diz que televisão é como pizzaria. A massa é a mesma, você troca só o recheio.

Jéfferson Balbino: Como foi trabalhar na extinta Rede Manchete com a novela “Mandacaru” (1997)?

Yoya Wursch: Profissionalmente cresci muito. Quem me chamou foi o Carlos Alberto Ratton que era o autor da novela. Depois ele teve que sair por motivo de saúde, e eu fiquei com a tarefa de continuar a novela. Mandacaru teve 258 capítulos. Depois eu também tive que abandonar a novela por motivos de saúde. O Avancini  era muito exigente, mas um dos diretores mais talentosos que eu conheci. Aprendi muito com ele. Todas as pessoas que tiveram a chance de trabalhar com o Avancini podem dizer: Antes e depois do Avancini.

Jéfferson Balbino: O que de fato houve pra você deixar a autoria da novela “Metamorphoses” (Rede Record/2004)?

Yoya Wursch: Eu nunca fui a autora de Metamorphoses. A autora era Arlete Siaretta. Fui chamada para formar o núcleo de colaboradores. Eu, Vivian de Oliveira, Jaqueline Vargas e Mireille Gaudin. Pra falar a verdade eu não sei direito o que aconteceu. Chamaram Letícia Dornelles para fazer uma segunda fase da novela. Não deu certo. Eu voltei para fechar a trama inicial. 

 



Escrito por jéfferson às 18h48
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com YOYA WURSCH - Parte 2

 

 



Jéfferson Balbino: Você integrou a equipe de escritores da 5ª temporada de “Malhação” (1998). Nessa época a novela teen da Globo registrava ótimos índices de audiência, ao contrário do que ocorre atualmente. Você acha que o motivo da queda de audiência possa ser um desgaste do formato?

Yoya Wursch: Acho que não é isso não. A forma que você escreve para adolescentes tem que ter a garra e mostrar os conflitos que eles sentem, como eles sentem. Eu tenho visto muito pouco essa nova temporada e sei o quanto é difícil escrever Malhação, mas não é impossível. O problema é que a televisão não te dá muito tempo. Tudo é muito imediato.

Jéfferson Balbino: Ainda na TV Globo, você escreveu alguns episódios do programa “Você Decide”. Como você avalia esse formato de dramaturgia que fez muito sucesso durante a década de 90?

Yoya Wursch: Era uma delícia criar as tramas de Você Decide. Quando eu trabalhei o coordenador era o Geraldo Carneiro. Foi um formato que fez muito sucesso e genial, porque o espectador podia interferir no final da história. Às vezes eu não acreditava nos finais que as pessoas escolhiam. 

Jéfferson Balbino: Em sua opinião, como a sociedade brasileira vem sendo representada na teledramaturgia?

Yoya Wursch: Eu sou muito observadora. Todo escritor tem que ser. A gente tenta retratar o que observamos nas nossas tramas. A sociedade brasileira está muito bem retratada, porque a realidade é infinitamente mais cruel, mais louca, mais violenta e mais surpreendente do que qualquer ficção. E, não é só a sociedade brasileira, é o mundo!  

Jéfferson Balbino:  Uma das novelas que eu mais gostei de assistir foi “Dance Dance Dance” (Band/2007). Houve alguma dificuldade pra adaptar essa trama?

Yoya Wursch: “Dance Dance Dance” é o máximo! Como eu gostei de escrever aquela novela. A Juana Uribe foi muito generosa com o projeto. Deixou que eu tocasse a novela sem o menor problema. Os atores foram ótimos, os meus colaboradores, Mario Viana, Marcio Tadeu dos Santos e Flavio Queiroz foram parceiros de verdade. A Elisabetta Zenatti, Guillermo Pendino e Del Rangel, geniais. Nós trabalhamos muito para que “Dance Dance Dance” desse certo. Ela até hoje é um dos produtos mais vendidos da Bandeirantes.  

Jéfferson Balbino: Até então, seu último trabalho na teledramaturgia foi como colaboradora na novela “Vende-se um Véu de Noiva” (SBT/2009). Como foi trabalhar com um texto da grande autora Janete Clair?

Yoya Wursch: “Vende-se um Véu de Noiva” foi um projeto ousado. Me senti lisonjeada de ser chamada para ajudar na adaptação. O texto original de Janete Clair era para o rádio. Os capítulos eram curtos. Acabei aprendendo muito. Todos da equipe aprenderam. A novela de Janete Clair tinha apenas 90 ou 80 capítulos de 14 páginas. Transformar isso em 160 capítulos de 37 paginas foi como se Janete estivesse ali, com a gente, ajudando.

Jéfferson Balbino: Atualmente o que você anda assistindo na TV?

Yoya Wursch: Adoro a novela “Ti-Ti-Ti”  e  “Brothers and Sisters”.  Adoro o Canal Sportv. Mas o que eu mais gosto de fazer é assistir uma vez por ano “A Família Soprano”. A série inteira. Acabo me surpreendendo a cada episódio. 

Jéfferson Balbino: Que dica você deixa pra quem pretende se torna um escritor de novelas?

Yoya Wursch: Assista muita novela. O Brasil faz as melhores. Leia muito, observe e não tenha medo de mostrar seus projetos (mas registre antes).

Jéfferson Balbino: E, quais são seus próximos projetos?

Yoya Wursch: Estou fazendo um projeto independente que por enquanto é segredo, mas que deve estourar! O roteiro do desenho animado “A Bruxinha que era Boa”, direção de Carla Camurati. Também escrevi uma peça infantil: “O Condomínio dos Monstros”, direção de Patrícia Faloppa e outra peça adulta: “Deixa Eu Te Contar Uma Coisa”, direção de Roberto Talma.

Jéfferson Balbino: Pra finalizarmos, qual foi à melhor novela que você já assistiu?

Yoya Wursch: Essa eu respondo sem pestanejar: “Vale Tudo” de Gilberto Braga. Pra mim o maior autor de novela de todos os tempos. Estou louca pra assistir a próxima dele e do Ricardo Linhares.

Jéfferson Balbino: Yoya, muito obrigado por conceder essa Entrevista para o “No Mundo dos Famosos”, parabéns pela belíssima carreira, e muito sucesso pra você em 2011. Beijos!

Yoya Wursch: Jéfferson, obrigada a você, querido. Beijos.


 

 



Escrito por jéfferson às 18h44
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





ENTREVISTA ESPECIAL - NO MUNDO DOS FAMOSOS

 

OUTRAS ENTREVISTAS


Pra você que perdeu as outras entrevistas realizadas por mim aqui NO MUNDO DOS FAMOSOS, aí vai o link de cada uma pra você poder ler, ou reler novamente. Clique em cima do nome do entrevistado para ler a Entrevista Especial realizada.


1 - NILSON XAVIER (escritor)

2 - MARGARETH BOURY (autora de novelas)

3 - REYNALDO BOURY (diretor de TV)

4 - BABI XAVIER (atriz/apresentadora)

5 - NÉLIO JÚNIOR (jornalista/repórter de TV)

6 - MARCÍLIO MORAES (autor de novelas)

7 - RICARDO LINHARES (autor de novelas)

8 - ANA MARIA MORETZSOHN (autora de novelas)

9 - DUCA RACHID (autora de novelas)

10 - ADA CHASELIOV (atriz)

11 - MAYRA DIAS GOMES (escritora)

12 - THELMA GUEDES (autora de novelas)

13 – ANDRÉ REBELLO (ator)

14 – KADU MOLITERNO (ator)

15 - MAURICIO MACHADO (ator)

16 - LAURO CÉSAR MUNIZ (autor de novelas)

17 - STELLA FREITAS (atriz)

18 - ALCIDES NOGUEIRA (autor de novelas)

19 - EDWIN LUISI (ator)

20 - MAURO ALENCAR (Doutor em Teledramaturgia/escritor)

21 - SOLANGE CASTRO NEVES (autora de novelas)

22 - WHALTER NEGRÃO (autor de novelas)

23 - BÁRBARA BRUNO (atriz)

24 - RENATA DIAS GOMES (autora de novelas)

25 - MATEUS CARRIERI (ator)

26 - LETÍCIA DORNELLES (autora de novelas)

27 - TAMARA TAXMAN (atriz)

28 - AIMAR LABAKI (dramaturgo/autor de novelas)

29 - LUCÉLIA SANTOS (atriz)

30 - FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI (escritor)

31 - EDUARDO NASSIFE (escritor)

32 - ROSANE GOFMAN (atriz)

33 - CRISTIANNE FRIDMANN (autora de novellas)

34 - RODRIGO PHAVANELLO (ator)

35 - YOYA WURSCH (autora de novelas/roteirista)

 



Escrito por jéfferson às 18h30
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





AGENDA "ENTREVISTA ESPECIAL": JANEIRO/2011

Em 2011

Muitas Entrevistas te esperam aqui 

"NO MUNDO DOS FAMOSOS"

Em Janeiro

Teremos 4 excelentes entrevistas te esperando:

* Dia 02/01/2011

INGRA LIBERATO (ATRIZ)


* Dia 09/01/2011

JOÃO CAMARGO (ATOR)


* Dia 16/01/2011

GILBERTO BRAGA (AUTOR DE "INSENSATO CORAÇÃO)


* Dia 23/01/2011

DÉO GARCEZ (ATOR)


NO MUNDO DOS FAMOSOS 

SEMPRE COM UMA ENTREVISTA ESPECIAL PRA VOCÊ!



Escrito por jéfferson às 18h18
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.



Histórico:

- 26/01/2014 a 01/02/2014
- 19/01/2014 a 25/01/2014
- 12/01/2014 a 18/01/2014
- 05/01/2014 a 11/01/2014
- 29/12/2013 a 04/01/2014
- 22/12/2013 a 28/12/2013
- 08/12/2013 a 14/12/2013
- 01/12/2013 a 07/12/2013
- 24/11/2013 a 30/11/2013
- 17/11/2013 a 23/11/2013
- 10/11/2013 a 16/11/2013
- 03/11/2013 a 09/11/2013
- 27/10/2013 a 02/11/2013
- 20/10/2013 a 26/10/2013
- 13/10/2013 a 19/10/2013
- 06/10/2013 a 12/10/2013
- 29/09/2013 a 05/10/2013
- 22/09/2013 a 28/09/2013
- 15/09/2013 a 21/09/2013
- 08/09/2013 a 14/09/2013
- 01/09/2013 a 07/09/2013
- 25/08/2013 a 31/08/2013
- 18/08/2013 a 24/08/2013
- 11/08/2013 a 17/08/2013
- 04/08/2013 a 10/08/2013
- 28/07/2013 a 03/08/2013
- 21/07/2013 a 27/07/2013
- 14/07/2013 a 20/07/2013
- 07/07/2013 a 13/07/2013
- 23/06/2013 a 29/06/2013
- 16/06/2013 a 22/06/2013
- 09/06/2013 a 15/06/2013
- 02/06/2013 a 08/06/2013
- 19/05/2013 a 25/05/2013
- 12/05/2013 a 18/05/2013
- 05/05/2013 a 11/05/2013
- 28/04/2013 a 04/05/2013
- 21/04/2013 a 27/04/2013
- 14/04/2013 a 20/04/2013
- 07/04/2013 a 13/04/2013
- 31/03/2013 a 06/04/2013
- 24/03/2013 a 30/03/2013
- 17/03/2013 a 23/03/2013
- 10/03/2013 a 16/03/2013
- 24/02/2013 a 02/03/2013
- 17/02/2013 a 23/02/2013
- 10/02/2013 a 16/02/2013
- 27/01/2013 a 02/02/2013
- 20/01/2013 a 26/01/2013
- 06/01/2013 a 12/01/2013
- 23/12/2012 a 29/12/2012
- 09/12/2012 a 15/12/2012
- 02/12/2012 a 08/12/2012
- 11/11/2012 a 17/11/2012
- 04/11/2012 a 10/11/2012
- 28/10/2012 a 03/11/2012
- 21/10/2012 a 27/10/2012
- 14/10/2012 a 20/10/2012
- 07/10/2012 a 13/10/2012
- 23/09/2012 a 29/09/2012
- 26/08/2012 a 01/09/2012
- 19/08/2012 a 25/08/2012
- 22/07/2012 a 28/07/2012
- 15/07/2012 a 21/07/2012
- 01/07/2012 a 07/07/2012
- 24/06/2012 a 30/06/2012
- 17/06/2012 a 23/06/2012
- 10/06/2012 a 16/06/2012
- 03/06/2012 a 09/06/2012
- 27/05/2012 a 02/06/2012
- 20/05/2012 a 26/05/2012
- 13/05/2012 a 19/05/2012
- 06/05/2012 a 12/05/2012
- 29/04/2012 a 05/05/2012
- 22/04/2012 a 28/04/2012
- 08/04/2012 a 14/04/2012
- 01/04/2012 a 07/04/2012
- 25/03/2012 a 31/03/2012
- 18/03/2012 a 24/03/2012
- 11/03/2012 a 17/03/2012
- 04/03/2012 a 10/03/2012
- 26/02/2012 a 03/03/2012
- 19/02/2012 a 25/02/2012
- 12/02/2012 a 18/02/2012
- 05/02/2012 a 11/02/2012
- 29/01/2012 a 04/02/2012
- 22/01/2012 a 28/01/2012
- 15/01/2012 a 21/01/2012
- 08/01/2012 a 14/01/2012
- 25/12/2011 a 31/12/2011
- 18/12/2011 a 24/12/2011
- 11/12/2011 a 17/12/2011
- 04/12/2011 a 10/12/2011
- 27/11/2011 a 03/12/2011
- 20/11/2011 a 26/11/2011
- 13/11/2011 a 19/11/2011
- 06/11/2011 a 12/11/2011
- 30/10/2011 a 05/11/2011
- 23/10/2011 a 29/10/2011
- 16/10/2011 a 22/10/2011
- 02/10/2011 a 08/10/2011
- 25/09/2011 a 01/10/2011
- 18/09/2011 a 24/09/2011
- 11/09/2011 a 17/09/2011
- 04/09/2011 a 10/09/2011
- 28/08/2011 a 03/09/2011
- 21/08/2011 a 27/08/2011
- 14/08/2011 a 20/08/2011
- 07/08/2011 a 13/08/2011
- 26/06/2011 a 02/07/2011
- 12/06/2011 a 18/06/2011
- 05/06/2011 a 11/06/2011
- 22/05/2011 a 28/05/2011
- 08/05/2011 a 14/05/2011
- 24/04/2011 a 30/04/2011
- 17/04/2011 a 23/04/2011
- 10/04/2011 a 16/04/2011
- 03/04/2011 a 09/04/2011
- 27/03/2011 a 02/04/2011
- 20/03/2011 a 26/03/2011
- 13/03/2011 a 19/03/2011
- 06/03/2011 a 12/03/2011
- 27/02/2011 a 05/03/2011
- 13/02/2011 a 19/02/2011
- 06/02/2011 a 12/02/2011
- 30/01/2011 a 05/02/2011
- 23/01/2011 a 29/01/2011
- 16/01/2011 a 22/01/2011
- 09/01/2011 a 15/01/2011
- 02/01/2011 a 08/01/2011
- 26/12/2010 a 01/01/2011
- 19/12/2010 a 25/12/2010
- 12/12/2010 a 18/12/2010
- 05/12/2010 a 11/12/2010
- 28/11/2010 a 04/12/2010