Entrevista Especial com DÉO GARCEZ - Parte 1

 

 


Hoje eu entrevisto um jovem e talentoso ator, que se destacou na teledramaturgia ao interpretar o mucamo Paulo, na novela “Xica da Silva”. É bacharelado em interpretação teatral e licenciado em artes cênicas. Brilhou nos palcos sendo reconhecido e premiado. Na tela da Record deu vida ao escravo André, sendo um dos principais destaques da novela “A Escrava Isaura” (2004). E, agora ele conta pra nós tudo sobre sua trajetória profissional, meu entrevistado é o ator DÉO GARCEZ.


 

Jéfferson Balbino: Déo, como surgiu seu interesse pela carreira artística?

Déo Garcez: Meu interresse em ser ator aconteceu nos onze anos de idade, quando fui ao teatro pela primeira vez.  Foi amor à primeira vista mesmo... (risos), Naquele exato momento decidi que queria ser ator. No ano seguinte entrei para aquele grupo de teatro e não parei mais.


Jéfferson Balbino: Como surgiu o convite pra você estrear em “Xica da Silva” (TV Manchete/1996)?

Déo Garcez: Através de teste. O diretor Walter Avancini abriu teste para o mucamo Paulo, a produtora me chamou pra fazer o teste e ele me escolheu.

Jéfferson Balbino: “Xica da Silva” era uma novela ousada que abusava da sensualidade e erotismo. As cenas de nudez lhe incomodava?

Déo Garcez: Sim, foi incomôdo fazer cenas de nudez, saber que aquelas cenas seriam vistas por milhares de pessoas. Mas ao longo da novela fui encarando numa boa aquelas cenas de nudez, porque entendo que a profissão do ator exige coragem e despudor, além disso estava bastante feliz com a oportunidade de fazer primeira novela dirigida pelo lendário Walter Avancine e que tinha uma qualidade tão boa.


Jéfferson Balbino: Ainda na extinta TV Manchete você atuou em “Mandacaru” (1997). Como foi trabalhar na teledramaturgia da emissora?

Déo Garcez: Foi muito importante pra mim, foi lá que iniciei minha carreira de TV. Pena que a emissora não tinha grandes recursos de produção, mas apesar disso, ela soube investir em criatividade, buscando sua originalidade, empregando muita gente e dando oportunidades para muito atores iniciantes ou não na televisão.

Jéfferson Balbino: Você tem uma ampla formação acadêmica, é bacharelado em Interpretação Teatral e ainda tem Licenciatura em Artes Cênicas. Pra ser ator você acha que à necessidade de passar por uma faculdade ou somente o talento é primordial?

Déo Garcez: Não acho que há real necessidade de se passar por uma faculdade pra ser ator. O talento é primordial, mas é fundamental buscar também conhecimento técnico em qualquer curso que tenha qualidade.

Jéfferson Balbino: Como foi atuar na TV Globo com o personagem Ezequiel da novela “O Cravo e a Rosa” (2000)?

Déo Garcez: Curti muito fazer o Ezequiel, a convite do Walcyr Carrasco, que é um dos meus autores prediletos, além de poder trabalhar novamente com o Walter Avanciie, a dupla fantástica de “Xica da Silva”. O “Cravo e a Rosa” era uma novela primorosa, e de quebra contracenai com a Drica Moraes, que foi um presente pra mim. 

 



Escrito por jéfferson às 21h56
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com DÉO GARCEZ - Parte 2

 

 

(Déo Garcez com a atriz Marina Miranda na entrega do "Troféu Raça Negra 2010")


 

Jéfferson Balbino: Qual foi o trabalho teatral que você mais gostou de fazer?

Déo Garcez: Difícil dizer somente um trabalho.  Mas destaco dois dos que mais gostei de fazer: “Morte Sobre a Lama”, de Ricardo Torres e “Silêncios”, de Harold Pinter, ambas dirigidas pelo próprio Ricardo.

Jéfferson Balbino: O que você destacaria de sua passagem pela dramaturgia do SBT na novela “Canavial de Paixões” (2003)?

Déo Garcez: Foi um grande aprendizado por ser minha primeira novela atual, já que eu, até então, havia feito somente novela de época. Um desafio que curti fazer também.  Além disso, o clima nas gravações era muito agradável.

 

Jéfferson Balbino: Após atuar no SBT você transferiu pra Rede Record pra atuar em “A Escrava Isaura” (2004). Como foi ser dirigido pelo saudoso e competente diretor Herval Rossano?

Déo Garcez: Foi muito bom. O Herval foi outro diretor genial com quem trabalhei e me orgulho muito de ter sido dirigido por ele.

(Déo Garcez com a atriz Maria Ceiça)


Jéfferson Balbino: Como você avalia sua passagem pelo cinema brasileiro?

Déo Garcez: Até agora muito rápida. Adoraria ter outras oportunidade de fazer mais cinema, que eu adoro. Continuo aguardando mais convites...

Jéfferson Balbino: Qual é a técnica que você utiliza pra facilitar na decoração dos textos?

Déo Garcez: Depois, claro, do entendimento sobre o que é o personagem, da situação emocional e física daquele momento dele, vem o entendimento do texto. O entendimento do que ele quer, sente, pensa e diz. Tendo isso, o decorar fica fácil, especialmente quando o texto é bom. Mas a minha técnica maior é fazer com que as palavras saiam da forma mais verdadeira possível, a partir de imagens da minha memória emotiva, das minhas experiências pessoais ou não, associadas a uma repetição do texto até chegar a decorar.


Jéfferson Balbino: Em 2006, você atuou na novela “Prova de Amor” (Rede Record). O que esse trabalho representa na sua carreira artística?

Déo Garcez: Foi outro grande aprendizado e onde tive a oportunidade de fazer um personagem com tantas preocupações sociais, porque eu mesmo sou dessa maneira. Com o Juiz Dr. Alexandre pude também dar vazão ao meu lado “professor”.

Jéfferson Balbino: Que avaliação você faz dessa fase promissora da teledramaturgia da Record?

Déo Garcez: Como algo bastante positivo. Para o mercado de TV isso é muito bom, são oportunidades a todos os profissionais da área. A Record vem se aperfeiçoando a cada dia na busca de um perfil próprio, o que é louvável.

(Recebendo o Troféu Alerquim de "Melhor Ator" do Festival de Teatro do Rio de Janeiro)


Jéfferson Balbino: Como foi a sensação de receber o Prêmio Arlequim de melhor ator do Festival de Teatro do Rio de Janeiro?

Déo Garcez: Foi maravilhoso receber esse prêmio por conta do meu trabalho  na peça “Morte Sobre a Lama”, onde protagonizei e fui o produtor, algo que há anos sonhava  fazer, e que finalmente em 2008 consegui, por acreditar na qualidade artística do texto e do personagem.

 



Escrito por jéfferson às 21h47
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com DÉO GARCEZ - Parte 3

 

 

Jéfferson Balbino: Em 2007, você interpretou o Bené em “Caminhos do Coração” (Rede Record). Qual é a maior dificuldade encontrada pelo ator ao interpretar um homossexual na TV?

Déo Garcez: Pra mim todo personagem é interresante e desafiador. Sou um ator que curte fazer qualquer personagem, independentente de sua condição social, cultural, econômica, racial, sua opção sexual ou qualquer outra característica. Como ator me interresa e me inspira a diversidade típica do ser humano.

Jéfferson Balbino: Em sua opinião, a teledramaturgia brasileira já conseguiu quebrar esse tabu que a homossexualidade soa aos telespectadores conservadores?

Déo Garcez: Acho que não. Acredito que homossexualidade ainda é abordada de forma superficial na TV, refletindo da mesma forma o conservadorismo e o tabu da própria sociedade.


Jéfferson Balbino: E quais são seus próximos projetos artísticos? Tem previsão de quando retornará as novelas?

Déo Garcez: Estou ensaindo a peça “Anjo Negro”, do Nelson Rodrigues, a convite da Companhia de Teatro Mosaico, sob direção de Sandro Lucose. Estrearemos em Cuiabá no mês de março, e em seguida participaremos do tradicional Festival de Teatro de Curitiba. Quanto à TV, sou contratado da Record, aguardando escalação para outra novela.

Jéfferson Balbino: Gostaria que você deixasse uma dica pra quem almeja seguir a carreira de ator?

Déo Garcez: Apesar da maioria das pessoas acharem que é uma carreria fácil, só de brilho e glamour, ela não é! Então, se você tem certeza que quer ingressar nesta área, se dedique bastante, estudando e se preparando tecnicamente.   Acredite em você, no seu talento e, indepentendemente das dificuldades naturais da profissão, vá à luta com muito trabalho, acreditando no seu sonho!


Jéfferson Balbino: Entre todos seus personagens qual é aquele que você tem um carinho mais especial?

Déo Garcez: Na TV foi o André de “A Escrava Isaura”. No teatro foi Ferrabrás da peça “A Batalha de Oliveiros e Ferrabrás”, de J.W. Solha, pelo qual foi indicado ao prêmio de Melhor Ator em Brasília, em 1991.

Jéfferson Balbino: Pra finalizar nossa tradicional pergunta: Qual foi a melhor novela que você já assistiu?

Déo Garcez: “Roque Santeiro”, do Dias Gomes e Aguinaldo Silva e “Terra Nostra”, do Benedito Ruy Barbosa.

Jéfferson Balbino: Déo, quero lhe agradecer muito por essa entrevista, saiba que admiro muito seu trabalho e foi um grande privilégio pra mim entrevistar um grande ator como você, muito sucesso em todos os seus trabalhos, e um grande abraço!

Déo Garcez: Jéfferson eu que agradeço a você pelo convite para esta entrevista, pela sua consideração e interesse na minha carreira. Um forte abraço.

 



Escrito por jéfferson às 21h36
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial - NO MUNDO DOS FAMOSOS

OUTRAS ENTREVISTAS


Pra você que perdeu as outras entrevistas realizadas por mim aqui NO MUNDO DOS FAMOSOS, aí vai o link de cada uma pra você poder ler, ou reler novamente. Clique em cima do nome do entrevistado para ler a Entrevista Especial realizada.

 

1 - NILSON XAVIER (escritor)

2 - MARGARETH BOURY (autora de novelas)

3 - REYNALDO BOURY (diretor de TV)

4 - BABI XAVIER (atriz/apresentadora)

5 - NÉLIO JÚNIOR (jornalista/repórter de TV)

6 - MARCÍLIO MORAES (autor de novelas)

7 - RICARDO LINHARES (autor de novelas)

8 - ANA MARIA MORETZSOHN (autora de novelas)

9 - DUCA RACHID (autora de novelas)

10 - ADA CHASELIOV (atriz)

11 - MAYRA DIAS GOMES (escritora)

12 - THELMA GUEDES (autora de novelas)

13 – ANDRÉ REBELLO (ator)

14 – KADU MOLITERNO (ator)

15 - MAURICIO MACHADO (ator)

16 - LAURO CÉSAR MUNIZ (autor de novelas)

17 - STELLA FREITAS (atriz)

18 - ALCIDES NOGUEIRA (autor de novelas)

19 - EDWIN LUISI (ator)

20 - MAURO ALENCAR (Doutor em Teledramaturgia/escritor)

21 - SOLANGE CASTRO NEVES (autora de novelas)

22 - WHALTER NEGRÃO (autor de novelas)

23 - BÁRBARA BRUNO (atriz)

24 - RENATA DIAS GOMES (autora de novelas)

25 - MATEUS CARRIERI (ator)

26 - LETÍCIA DORNELLES (autora de novelas)

27 - TAMARA TAXMAN (atriz)

28 - AIMAR LABAKI (dramaturgo/autor de novelas)

29 - LUCÉLIA SANTOS (atriz)

30 - FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI (escritor)

31 - EDUARDO NASSIFE (escritor)

32 - ROSANE GOFMAN (atriz)

33 - CRISTIANNE FRIDMANN (autora de novellas)

34 - RODRIGO PHAVANELLO (ator)

35 - YOYA WURSCH (autora de novelas/roteirista)

36 - INGRA LIBERATO (atriz)

37 - JOÃO CAMARGO (ator)

38 - GILBERTO BRAGA (autor de novelas)

39 - DÉO GARCEZ (ator)

 



Escrito por jéfferson às 20h18
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Próxima Entrevistada: PATRÍCIA MORETZSOHN (autora de novelas)

Dia 30 de Janeiro

Eu entrevisto a jovem e talentosa autora de novelas, PATRÍCIA MORETZSOHN

Não Perca!


 



Escrito por jéfferson às 20h09
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.



Histórico:

- 26/01/2014 a 01/02/2014
- 19/01/2014 a 25/01/2014
- 12/01/2014 a 18/01/2014
- 05/01/2014 a 11/01/2014
- 29/12/2013 a 04/01/2014
- 22/12/2013 a 28/12/2013
- 08/12/2013 a 14/12/2013
- 01/12/2013 a 07/12/2013
- 24/11/2013 a 30/11/2013
- 17/11/2013 a 23/11/2013
- 10/11/2013 a 16/11/2013
- 03/11/2013 a 09/11/2013
- 27/10/2013 a 02/11/2013
- 20/10/2013 a 26/10/2013
- 13/10/2013 a 19/10/2013
- 06/10/2013 a 12/10/2013
- 29/09/2013 a 05/10/2013
- 22/09/2013 a 28/09/2013
- 15/09/2013 a 21/09/2013
- 08/09/2013 a 14/09/2013
- 01/09/2013 a 07/09/2013
- 25/08/2013 a 31/08/2013
- 18/08/2013 a 24/08/2013
- 11/08/2013 a 17/08/2013
- 04/08/2013 a 10/08/2013
- 28/07/2013 a 03/08/2013
- 21/07/2013 a 27/07/2013
- 14/07/2013 a 20/07/2013
- 07/07/2013 a 13/07/2013
- 23/06/2013 a 29/06/2013
- 16/06/2013 a 22/06/2013
- 09/06/2013 a 15/06/2013
- 02/06/2013 a 08/06/2013
- 19/05/2013 a 25/05/2013
- 12/05/2013 a 18/05/2013
- 05/05/2013 a 11/05/2013
- 28/04/2013 a 04/05/2013
- 21/04/2013 a 27/04/2013
- 14/04/2013 a 20/04/2013
- 07/04/2013 a 13/04/2013
- 31/03/2013 a 06/04/2013
- 24/03/2013 a 30/03/2013
- 17/03/2013 a 23/03/2013
- 10/03/2013 a 16/03/2013
- 24/02/2013 a 02/03/2013
- 17/02/2013 a 23/02/2013
- 10/02/2013 a 16/02/2013
- 27/01/2013 a 02/02/2013
- 20/01/2013 a 26/01/2013
- 06/01/2013 a 12/01/2013
- 23/12/2012 a 29/12/2012
- 09/12/2012 a 15/12/2012
- 02/12/2012 a 08/12/2012
- 11/11/2012 a 17/11/2012
- 04/11/2012 a 10/11/2012
- 28/10/2012 a 03/11/2012
- 21/10/2012 a 27/10/2012
- 14/10/2012 a 20/10/2012
- 07/10/2012 a 13/10/2012
- 23/09/2012 a 29/09/2012
- 26/08/2012 a 01/09/2012
- 19/08/2012 a 25/08/2012
- 22/07/2012 a 28/07/2012
- 15/07/2012 a 21/07/2012
- 01/07/2012 a 07/07/2012
- 24/06/2012 a 30/06/2012
- 17/06/2012 a 23/06/2012
- 10/06/2012 a 16/06/2012
- 03/06/2012 a 09/06/2012
- 27/05/2012 a 02/06/2012
- 20/05/2012 a 26/05/2012
- 13/05/2012 a 19/05/2012
- 06/05/2012 a 12/05/2012
- 29/04/2012 a 05/05/2012
- 22/04/2012 a 28/04/2012
- 08/04/2012 a 14/04/2012
- 01/04/2012 a 07/04/2012
- 25/03/2012 a 31/03/2012
- 18/03/2012 a 24/03/2012
- 11/03/2012 a 17/03/2012
- 04/03/2012 a 10/03/2012
- 26/02/2012 a 03/03/2012
- 19/02/2012 a 25/02/2012
- 12/02/2012 a 18/02/2012
- 05/02/2012 a 11/02/2012
- 29/01/2012 a 04/02/2012
- 22/01/2012 a 28/01/2012
- 15/01/2012 a 21/01/2012
- 08/01/2012 a 14/01/2012
- 25/12/2011 a 31/12/2011
- 18/12/2011 a 24/12/2011
- 11/12/2011 a 17/12/2011
- 04/12/2011 a 10/12/2011
- 27/11/2011 a 03/12/2011
- 20/11/2011 a 26/11/2011
- 13/11/2011 a 19/11/2011
- 06/11/2011 a 12/11/2011
- 30/10/2011 a 05/11/2011
- 23/10/2011 a 29/10/2011
- 16/10/2011 a 22/10/2011
- 02/10/2011 a 08/10/2011
- 25/09/2011 a 01/10/2011
- 18/09/2011 a 24/09/2011
- 11/09/2011 a 17/09/2011
- 04/09/2011 a 10/09/2011
- 28/08/2011 a 03/09/2011
- 21/08/2011 a 27/08/2011
- 14/08/2011 a 20/08/2011
- 07/08/2011 a 13/08/2011
- 26/06/2011 a 02/07/2011
- 12/06/2011 a 18/06/2011
- 05/06/2011 a 11/06/2011
- 22/05/2011 a 28/05/2011
- 08/05/2011 a 14/05/2011
- 24/04/2011 a 30/04/2011
- 17/04/2011 a 23/04/2011
- 10/04/2011 a 16/04/2011
- 03/04/2011 a 09/04/2011
- 27/03/2011 a 02/04/2011
- 20/03/2011 a 26/03/2011
- 13/03/2011 a 19/03/2011
- 06/03/2011 a 12/03/2011
- 27/02/2011 a 05/03/2011
- 13/02/2011 a 19/02/2011
- 06/02/2011 a 12/02/2011
- 30/01/2011 a 05/02/2011
- 23/01/2011 a 29/01/2011
- 16/01/2011 a 22/01/2011
- 09/01/2011 a 15/01/2011
- 02/01/2011 a 08/01/2011
- 26/12/2010 a 01/01/2011
- 19/12/2010 a 25/12/2010
- 12/12/2010 a 18/12/2010
- 05/12/2010 a 11/12/2010
- 28/11/2010 a 04/12/2010