Entrevista Especial com MARIA ADELAIDE AMARAL - Parte 1

 

 


Em comemoração aos 4 anos do “No Mundo dos Famosos”, trago de presente pra vocês uma entrevista super especial. Ela nasceu em Portugal, mas adotou o Brasil como sua nação do coração, por amar o teatro tornou-se uma competente e brilhante dramaturga escrevendo diversas peças de grande notoriedade, estreou na TV como colaboradora da novela “Os Gigantes” e já levou pra ficção, juntamente com o conceituado autor Alcides Nogueira, a história de um dos maiores presidentes da República através da minissérie “JK”. Agora ela nos surpreendeu escrevendo a novela de sucesso “Ti Ti Ti”, que gerou uma coleção de fãs por todo o país. Hoje eu entrevisto uma grande dama da teledramaturgia brasileira que é a autora MARIA ADELAIDE AMARAL.

 

“Acho que a televisão cumpre um papel maravilhoso quando, além de entreter, informa e enriquece o espectador.”

 

(Maria Adelaide Amaral)

 

 

(Vicent Villari, Maria Adelaide Amaral e Rafael Cardoso)


Jéfferson Balbino: Como à senhora se descobriu dramaturga?

 

Maria Adelaide Amaral: Trabalhando na Editora Abril e vivendo uma circunstancia de demissão em massa, que originaria a minha primeira peça de teatro – “A Resistência”. É claro que ajudou muito o fato de eu ter lido e assistido intensamente teatro desde criança.

 

 

Jéfferson Balbino: Sua estreia na teledramaturgia brasileira foi como colaboradora da novela “Os Gigantes” (TV Globo/1979). Como foi colaborar com o grande autor Lauro César Muniz nesta novela?

 

Maria Adelaide Amaral: Fui apenas ajudar um amigo que estava com os capítulos atrasados. Em nenhum momento, naquela época, pensei em deixar o teatro e a Editora Abril para ser autora de televisão.

 

Jéfferson Balbino: Que aprendizado a senhora adquiriu com o saudoso Cassiano Gabus Mendes colaborando nas novelas: “Meu Bem, Meu Mal” (TV Globo/1990) e “O Mapa da Mina” (TV Globo/1993)?

 

Maria Adelaide Amaral: Ele me ensinou que podia ser leve e divertido fazer televisão.

 

Jéfferson Balbino: Falando em “O Mapa da Mina”, como foi o impacto da morte do Cassiano Gabus Mendes, que faleceu antes da novela ter sido concluída? Qual foi a maior dificuldade em dar continuidade à novela sem ele?

 

Maria Adelaide Amaral: Ele chegou a concluir a novela pouco antes de morrer.

 



Escrito por jéfferson às 16h07
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com MARIA ADELAIDE AMARAL - Parte 2

(Maria Adelaide Amaral com Alcides Nogueira)


 

Jéfferson Balbino: Em Setembro/2010, eu entrevistei o autor Alcides Nogueira, e ele me disse que “Deus nos Acuda” (TV Globo/1992), foi uma novela difícil de ser escrita por satirizar a corrupção. A senhora também encontrou essa dificuldade?

 

Maria Adelaide Amaral: Não acho que foi essa a dificuldade. Na verdade “Deus nos Acuda” era uma grande idéia que o impeachment do Collor, em Outubro de 1992, esvaziou.

 

Jéfferson Balbino: Por falar no Tide, como foi trabalhar com ele e com o Silvio de Abreu, tanto em “Deus nos Acuda” quanto em “A Próxima Vítima” (TV Globo/1995)?

 

Maria Adelaide Amaral: O Tide foi um excelente colega de trabalho e ninguém me ensinou mais sobre televisão que o Silvio de Abreu.

 

(Maria Adelaide Amaral, Yoná Magalhães e Alcides Nogueira)


Jéfferson Balbino: Com o Tide a senhora também chegou á trabalhar na Editora Abril?

 

Maria Adelaide Amaral: Não conheci o Tide na época em que trabalhava na Abril, porque a passagem dele foi bem mais rápida do que a minha e pertencíamos a departamentos diferentes. Eu trabalhei para a Editora Abril de 1968 a 1989.

 

Jéfferson Balbino: Além de escrever novelas e minisséries, a senhora já escreveu mais de 20 peças teatrais e mais de 10 livros. O que é mais prazeroso escrever?

 

Maria Adelaide Amaral: Difícil responder por que cada gênero e mídia tem seus encantos e suas dificuldades.

 

Jéfferson Balbino: Em 2000, a senhora escreveu a minissérie “A Muralha” (TV Globo/2000), que era uma adaptação da obra homônima de Dinah Silveira de Queiróz. Buscou algum referencial na novela escrita por Ivani Ribeiro em 1968, que também era uma adaptação desta mesma obra literária pra TV?

 

Maria Adelaide Amaral: Na verdade ela foi mais livremente inspirada do que baseada no original. Começando pela época. A minha Muralha é ambientada no começo do século XVII e a da Dinah no início do século XVIII. Também criei personagens novos como: Dom Jerônimo e Dona Ana, Moatira, Padre Miguel, Padre Simão e outros. A Ivani Ribeiro deve ter feito a mesma coisa, porque o romance – aliás, excelente – não daria mais do que 24 capítulos. 

 

Jéfferson Balbino: Como é retratada a sociedade brasileira em suas obras televisivas?

 

Maria Adelaide Amaral: Nunca pensei em termos tão amplos. Em geral falo sobre pessoas, indivíduos que interagem com outros. E eles refletem o que vivo e o que vejo.

 

Jéfferson Balbino: Além de “A Muralha”, a senhora ainda adaptou pra TV outras duas famosas obras literárias como: “Os Maias” (TV Globo/2001) e “A Casa das Sete Mulheres” (TV Globo/2003). A senhora acredita que as adaptações literárias são uma forma mais viável de levar cultura as classes mais baixas, como a TV Globo já fez tanto nos anos 70 e 80.

 

Maria Adelaide Amaral: Acho que a televisão cumpre um papel maravilhoso quando, além de entreter, informa e enriquece o espectador.

 

Jéfferson Balbino: Como surgiu o convite para colaborar com o autor Marcílio Moraes na autoria da novela “Sonho Meu” (TV Globo/1994)?

 

Maria Adelaide Amaral: Foi idéia do Lauro que fazia a supervisão.


 

(Maria Adelaide Amaral com as personagens da sua minissérie "Queridos Amigos")


Jéfferson Balbino: A senhora escreveu episódios para dois seriados importantes da nossa teledramaturgia como: “Retrato de Mulher” (TV Globo/1993) e “Mulher” (TV Globo/1998) e ainda supervisionou os textos da série “Tudo Novo de Novo” (TV Globo/2009). Como avalia esse formato de teledramaturgia?

 

Maria Adelaide Amaral: Gosto muitíssimo, mas tem gente bem melhor que eu nesse gênero.

 

 

 



Escrito por jéfferson às 16h00
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com MARIA ADELAIDE AMARAL - Parte 3

 

 

Jéfferson Balbino: A que atribui o imenso sucesso e repercussão do remake da novela “Anjo Mau” (TV Globo/1997)? Porque a senhora não seguiu o final original bolado pelo Cassiano para a morte da Nice?

 

Maria Adelaide Amaral: Porque não tinha mais o menor sentido matar uma criatura cujo crime maior tinha sido desejar o filho do patrão.


 

(Murilo Rosa, Maria Adelaíde Amaral, Helena Ranaldi e Alcides Nogueira)


Jéfferson Balbino: Nas minisséries “Um Só Coração” (TV Globo/2004) e “JK” (TV Globo/2006), a senhora e o Tide fizeram uma perfeita união entre personagens reais e fictícios. Qual foi a maior preocupação que vocês tiveram ao retratar personagens históricos numa obra ficcional?

 

Maria Adelaide Amaral: A principal preocupação foi ficcionar com toda a coerência. Ou seja, aquilo que era inventado tinha que fazer sentido. E emocionar.

 

Jéfferson Balbino: Qual é a sua avaliação para a impecável interpretação do ator Dan Stulbach na sua minissérie de grande sucesso “Queridos Amigos” (TV Globo/2008)?

 

Maria Adelaide Amaral: Realmente foi um grande momento na carreira do Dan. E na minha também de ter um ator da estatura dele fazendo o Léo.

(Maria Adelaide com o ator Dan Stulbach)


Jéfferson Balbino: Quais são suas perspectivas em relação ao futuro da telenovela no Brasil?

 

Maria Adelaide Amaral: Acho que teremos ciclos de novelas boas e de novelas não tão boas. Mas o gênero sobreviverá.

 

Jéfferson Balbino: A senhora, que é de origem portuguesa, já pensou em escrever novelas para o seu país, que também é apreciador da teledramaturgia brasileira há muitos anos?

 

Maria Adelaide Amaral: Estou a quase sessenta anos no Brasil. Culturalmente pertenço a este país e não a Portugal.


 

(Maria Adelaide, Dênnis Carvalho e Adriana Esteves na coletiva de imprensa da minissérie "Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor")


Jéfferson Balbino: Como surgiu a idéia de escrever a minissérie “Dalva e Herivelto – Uma Canção de Amor” (TV Globo/2010)?

 

Maria Adelaide Amaral: Eu ia propor Isaurinha Garcia, quando o Mariozinho Rocha sugeriu Dalva e Herivelto. Aí me lembrei das famosas brigas que originaram músicas tão maravilhosas e fui nessa.

 

Jéfferson Balbino: Maria Adelaide, o que de fato aconteceu para sua novela “Dança da Vida”, que já estava em pré-produção em 2002, não ir ao ar?

 

Maria Adelaide Amaral: Foi considerada muito forte para o horário.

 

 

 



Escrito por jéfferson às 15h47
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com MARIA ADELAIDE AMARAL - Parte 4

(Maria Adelaide Amaral com parte do elenco na festa de lançamento de "Ti Ti Ti")

 

 

Jéfferson Balbino: A senhora já declarou que não tem como sonho de consumo escrever uma novela das nove, porém, sua atual novela “Ti-Ti-Ti” (TV Globo/2010) tem garantido, em diversos momentos, mais audiência e maior repercussão que a atual trama do horário nobre. Nem assim a senhora tem vontade escrever pra esse horário?

 

Maria Adelaide Amaral: Quero brincar, me divertir. Ser feliz e acho que a novela das sete me oferece mais essas condições que a das nove.

 

Jéfferson Balbino: Como andam os preparativos para microssérie biográfica que a senhora pretende escrever sobre a nossa saudosa Dercy Gonçalves? Tem como adiantar alguma coisa sobre esse projeto?

 

Maria Adelaide Amaral: Vai ser a minissérie do ano que vem, mas o projeto ainda está embrionário.

 

 

Jéfferson Balbino: Qual das suas personagens a senhora considera a sua melhor criação? Já teve alguma que lhe serviu de alter ego?

 

Maria Adelaide Amaral: Adoro o Rui Novaes, criação inesquecível do Mauro Mendonça em “Anjo Mau”. Gosto de todas as personagens de “Queridos Amigos”. E a Mabi de “Ti Ti Ti” é meu porta-voz.

 

Jéfferson Balbino: Como à senhora analisa a produção de teledramaturgia das concorrentes (TV Record e SBT)? Aceitaria trocar de emissora?

 

Maria Adelaide Amaral: Um produto teledramaturgico não é só o texto, mas a alta qualidade dos atores, da direção, da técnica, da edição e do conceito de uma emissora. Então acho que, consideradas as coisas, pelo menos por enquanto não me animaria a sair da Globo.

 

Jéfferson Balbino: Entre todos os seus trabalhos tem como eleger o melhor?

 

Maria Adelaide Amaral: “A Muralha”, “Os Maias” e “Dalva e Herivelto – Uma Canção de Amor”.

 

Jéfferson Balbino: Quando a senhora voltará com uma nova novela? Está nos seus planos mais um remake?

 

Maria Adelaide Amaral: Voltarei em 2013, mas não com um remake.

 

Jéfferson Balbino: O que podemos esperar nessa reta final de “Ti Ti Ti”?

 

Maria Adelaide Amaral: Alegria, diversão e surpresa.

 

(Maria Adelaide no estúdio com parte da equipe da novela "Ti Ti Ti") 


Jéfferson Balbino: Certa vez li uma entrevista em que a senhora dizia que atualmente se conta nos dedos às novelas que assiste... A senhora credita que o nível das novelas brasileiras decaiu?

 

Maria Adelaide Amaral: Quem assistiu “A Favorita” e “Paraíso” não pode dizer que a novela brasileira decaiu.

 

Jéfferson Balbino: Antes de finalizar nossa entrevista, a nossa tradicional pergunta: Qual foi a melhor novela que a senhora já assistiu?

 

Maria Adelaide Amaral: “Dancin’ Days”, “Água Viva”, “Guerra dos Sexos”, “Vale Tudo” e “Ti Ti Ti”.

 

Jéfferson Balbino: Maria Adelaide, muitíssimo obrigado por conceder essa entrevista ao “No Mundo dos Famosos”, foi uma honra poder entrevistar uma dama da nossa teledramaturgia como a senhora. Um grande beijo e muito sucesso sempre!

 

Maria Adelaide Amaral: Sucesso para você também Jéfferson, beijos.

 

 



Escrito por jéfferson às 15h39
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial - NO MUNDO DOS FAMOSOS

 

 

 

 

OUTRAS ENTREVISTAS

 

 

Pra você que perdeu as outras entrevistas realizadas por mim aqui NO MUNDO DOS FAMOSOS, aí vai o link de cada uma pra você poder ler, ou reler novamente. Clique em cima do nome do entrevistado para ler a Entrevista Especial realizada.

 


 

1 - NILSON XAVIER (escritor)

2 - MARGARETH BOURY (autora de novelas)

3 - REYNALDO BOURY (diretor de TV)

4 - BABI XAVIER (atriz/apresentadora)

5 - NÉLIO JÚNIOR (jornalista/repórter de TV)

6 - MARCÍLIO MORAES (autor de novelas)

7 - RICARDO LINHARES (autor de novelas)

8 - ANA MARIA MORETZSOHN (autora de novelas)

9 - DUCA RACHID (autora de novelas)

10 - ADA CHASELIOV (atriz)

11 - MAYRA DIAS GOMES (escritora)

12 - THELMA GUEDES (autora de novelas)

13 – ANDRÉ REBELLO (ator)

14 – KADU MOLITERNO (ator)

15 - MAURICIO MACHADO (ator)

16 - LAURO CÉSAR MUNIZ (autor de novelas)

17 - STELLA FREITAS (atriz)

18 - ALCIDES NOGUEIRA (autor de novelas)

19 - EDWIN LUISI (ator)

20 - MAURO ALENCAR (Doutor em Teledramaturgia/escritor)

21 - SOLANGE CASTRO NEVES (autora de novelas)

22 - WHALTER NEGRÃO (autor de novelas)

23 - BÁRBARA BRUNO (atriz)

24 - RENATA DIAS GOMES (autora de novelas)

25 - MATEUS CARRIERI (ator)

26 - LETÍCIA DORNELLES (autora de novelas)

27 - TAMARA TAXMAN (atriz)

28 - AIMAR LABAKI (dramaturgo/autor de novelas)

29 - LUCÉLIA SANTOS (atriz)

30 - FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI (escritor)

31 - EDUARDO NASSIFE (escritor)

32 - ROSANE GOFMAN (atriz)

33 - CRISTIANNE FRIDMANN (autora de novellas)

34 - RODRIGO PHAVANELLO (ator)

35 - YOYA WURSCH (autora de novelas/roteirista)

36 - INGRA LIBERATO (atriz)

37 - JOÃO CAMARGO (ator)

38 - GILBERTO BRAGA (autor de novelas)

39 - DÉO GARCEZ (ator)

40 - PATRÍCIA MORETZSOHN (autora de novelas)

41 - BETH GOULART (atriz)

42 - MANOEL CARLOS (autor de novelas)

43 - VANESSA GOULARTT (atriz)

44 - DENISE EMMER (escritora)

45 - MARIA ADELAIDE AMARAL (autora de novelas)

 



Escrito por jéfferson às 15h18
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Próxima Entrevistado: WALCYR CARRASCO

DIA 20

Você irá conferir aqui "NO MUNDO DOS FAMOSOS" uma imperdível entrevista com WALCYR CARRASCO, autor de "MORDE E ASSOPRA", a nova novela das sete da Globo.

NÃO PERCA!



Escrito por jéfferson às 15h09
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.



Histórico:

- 26/01/2014 a 01/02/2014
- 19/01/2014 a 25/01/2014
- 12/01/2014 a 18/01/2014
- 05/01/2014 a 11/01/2014
- 29/12/2013 a 04/01/2014
- 22/12/2013 a 28/12/2013
- 08/12/2013 a 14/12/2013
- 01/12/2013 a 07/12/2013
- 24/11/2013 a 30/11/2013
- 17/11/2013 a 23/11/2013
- 10/11/2013 a 16/11/2013
- 03/11/2013 a 09/11/2013
- 27/10/2013 a 02/11/2013
- 20/10/2013 a 26/10/2013
- 13/10/2013 a 19/10/2013
- 06/10/2013 a 12/10/2013
- 29/09/2013 a 05/10/2013
- 22/09/2013 a 28/09/2013
- 15/09/2013 a 21/09/2013
- 08/09/2013 a 14/09/2013
- 01/09/2013 a 07/09/2013
- 25/08/2013 a 31/08/2013
- 18/08/2013 a 24/08/2013
- 11/08/2013 a 17/08/2013
- 04/08/2013 a 10/08/2013
- 28/07/2013 a 03/08/2013
- 21/07/2013 a 27/07/2013
- 14/07/2013 a 20/07/2013
- 07/07/2013 a 13/07/2013
- 23/06/2013 a 29/06/2013
- 16/06/2013 a 22/06/2013
- 09/06/2013 a 15/06/2013
- 02/06/2013 a 08/06/2013
- 19/05/2013 a 25/05/2013
- 12/05/2013 a 18/05/2013
- 05/05/2013 a 11/05/2013
- 28/04/2013 a 04/05/2013
- 21/04/2013 a 27/04/2013
- 14/04/2013 a 20/04/2013
- 07/04/2013 a 13/04/2013
- 31/03/2013 a 06/04/2013
- 24/03/2013 a 30/03/2013
- 17/03/2013 a 23/03/2013
- 10/03/2013 a 16/03/2013
- 24/02/2013 a 02/03/2013
- 17/02/2013 a 23/02/2013
- 10/02/2013 a 16/02/2013
- 27/01/2013 a 02/02/2013
- 20/01/2013 a 26/01/2013
- 06/01/2013 a 12/01/2013
- 23/12/2012 a 29/12/2012
- 09/12/2012 a 15/12/2012
- 02/12/2012 a 08/12/2012
- 11/11/2012 a 17/11/2012
- 04/11/2012 a 10/11/2012
- 28/10/2012 a 03/11/2012
- 21/10/2012 a 27/10/2012
- 14/10/2012 a 20/10/2012
- 07/10/2012 a 13/10/2012
- 23/09/2012 a 29/09/2012
- 26/08/2012 a 01/09/2012
- 19/08/2012 a 25/08/2012
- 22/07/2012 a 28/07/2012
- 15/07/2012 a 21/07/2012
- 01/07/2012 a 07/07/2012
- 24/06/2012 a 30/06/2012
- 17/06/2012 a 23/06/2012
- 10/06/2012 a 16/06/2012
- 03/06/2012 a 09/06/2012
- 27/05/2012 a 02/06/2012
- 20/05/2012 a 26/05/2012
- 13/05/2012 a 19/05/2012
- 06/05/2012 a 12/05/2012
- 29/04/2012 a 05/05/2012
- 22/04/2012 a 28/04/2012
- 08/04/2012 a 14/04/2012
- 01/04/2012 a 07/04/2012
- 25/03/2012 a 31/03/2012
- 18/03/2012 a 24/03/2012
- 11/03/2012 a 17/03/2012
- 04/03/2012 a 10/03/2012
- 26/02/2012 a 03/03/2012
- 19/02/2012 a 25/02/2012
- 12/02/2012 a 18/02/2012
- 05/02/2012 a 11/02/2012
- 29/01/2012 a 04/02/2012
- 22/01/2012 a 28/01/2012
- 15/01/2012 a 21/01/2012
- 08/01/2012 a 14/01/2012
- 25/12/2011 a 31/12/2011
- 18/12/2011 a 24/12/2011
- 11/12/2011 a 17/12/2011
- 04/12/2011 a 10/12/2011
- 27/11/2011 a 03/12/2011
- 20/11/2011 a 26/11/2011
- 13/11/2011 a 19/11/2011
- 06/11/2011 a 12/11/2011
- 30/10/2011 a 05/11/2011
- 23/10/2011 a 29/10/2011
- 16/10/2011 a 22/10/2011
- 02/10/2011 a 08/10/2011
- 25/09/2011 a 01/10/2011
- 18/09/2011 a 24/09/2011
- 11/09/2011 a 17/09/2011
- 04/09/2011 a 10/09/2011
- 28/08/2011 a 03/09/2011
- 21/08/2011 a 27/08/2011
- 14/08/2011 a 20/08/2011
- 07/08/2011 a 13/08/2011
- 26/06/2011 a 02/07/2011
- 12/06/2011 a 18/06/2011
- 05/06/2011 a 11/06/2011
- 22/05/2011 a 28/05/2011
- 08/05/2011 a 14/05/2011
- 24/04/2011 a 30/04/2011
- 17/04/2011 a 23/04/2011
- 10/04/2011 a 16/04/2011
- 03/04/2011 a 09/04/2011
- 27/03/2011 a 02/04/2011
- 20/03/2011 a 26/03/2011
- 13/03/2011 a 19/03/2011
- 06/03/2011 a 12/03/2011
- 27/02/2011 a 05/03/2011
- 13/02/2011 a 19/02/2011
- 06/02/2011 a 12/02/2011
- 30/01/2011 a 05/02/2011
- 23/01/2011 a 29/01/2011
- 16/01/2011 a 22/01/2011
- 09/01/2011 a 15/01/2011
- 02/01/2011 a 08/01/2011
- 26/12/2010 a 01/01/2011
- 19/12/2010 a 25/12/2010
- 12/12/2010 a 18/12/2010
- 05/12/2010 a 11/12/2010
- 28/11/2010 a 04/12/2010