Entrevista Especial com LEONA CAVALLI - Parte 1

 

 


Hoje eu entrevisto uma grande atriz da nossa teledramaturgia. Ela começou a estudar teatro aos 15 anos, e logo em seguida já encenou textos de grandes dramaturgos como: Nelson Rodrigues, Oswald de Andrade e Shakespeare. Também teve uma sucedida passagem pelo cinema brasileiro, e em breve estreará como diretora. Na TV ela já trabalhou com os mais renomados autores de novelas, deu vida a importantes personagens como a sensual Dália da novela “Duas Caras”. Ela ainda ganhou o prêmio de melhor atriz no “Festival de Trieste” na Itália. Enfim, sem mais delongas, minha entrevistada especial de hoje é a atriz LEONA CAVALLI.

 

“O teatro sempre ensinou, desde que começou, há milênios, como espelho da humanidade, onde podemos nos ver, criticar, adorar, transformar, através das personagens e da representação dos enredos da vida.”

(Leona Cavalli)

 

Jéfferson Balbino: Como surgiu seu interesse pela carreira artística?

Leona Cavalli: Quando criança sempre gostei de ler, ver filmes, novelas... Até que aos 6 anos de idade fiz uma pecinha infantil na Escola, e, desde então, sabia que seria atriz.  


Jéfferson Balbino: E qual foi sua primeira experiência como atriz?

Leona Cavalli: Na Escola em que estudava, em Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul, no papel de uma mãe, aos 6 anos de idade, no dia do meu aniversário. Mais tarde fiz Faculdade de Artes Cênicas em Porto Alegre, depois fui pra São Paulo, onde considero que comecei a minha carreira profissional. 


Jéfferson Balbino: Sua estréia na teledramaturgia ocorreu na novela “Começar de Novo” (TV Globo/2004). Como foi interpretar a Lucrécia, que na segunda fase da novela ficou a cargo da grande atriz Eva Wilma?

Leona Cavalli: Foi um privilégio estrear interpretando num papel que era da Eva Wilma quando jovem. Era uma participação, mas com todo um desenvolvimento, gravei muito em uma fazenda, lembrei da minha avó e da minha infância, emocionante.


 

Jéfferson Balbino: No mesmo ano, você também participou da novela “Da Cor do Pecado” (TV Globo/2004) fazendo a Edilásia Sardinha quando jovem, que a partir da segunda fase foi interpretada pela atriz Rosi Campos. Existe alguma dificuldade em desenvolver uma personagem somente pra fase inicial de uma novela? E, como é ter que repassar a personagem pra outra atriz interpretar?

Leona Cavalli: Interpretei alguns bons papéis na primeira fase de uma novela: o da Edilásia, o da Lucrécia, e o da Valdete, em Belíssima, do Silvio de Abreu, que foi escrito pra mim; também a Justine, da minissérie "Amazônia", da Glória Perez. Sempre gostei, pra uma atriz o que importa é que o papel seja bom, tenha vida, e todos esses tinham.


  


Jéfferson Balbino: Eu acho seu nome tanto o artístico, quanto o de batismo (Alleyona) lindo. Como você escolheu no seu nome artístico?

Leona Cavalli: Meu nome de nascimento é Alleyona Canedo da Silva. Minha mãe sempre quis que eu me chamasse Leona, mas meu pai achava "muito forte" pra um bebê, e resolveu colocar Alleyona. Depois que eu comecei a atuar as pessoas me chamavam, e muitas vezes escreviam "Aleona", aí resolvi deixar Leona, que era o desejo original da minha mãe e mais fácil de falar. Meus pais se separaram na época, meu pai queria que eu ficasse com o sobrenome dele e minha mãe com o dela. Achei melhor então ficar com o dos meus padrinhos: Cavalli. Assim ficou Leona Cavalli.


Jéfferson Balbino: O seu personagem de maior destaque foi a Valdete da novela “Belíssima” (TV Globo/2005), que era um dos ganchos de todo aquele mistério da trama. Antes de entrar na novela você já sabia de toda aquela importância da personagem da trama, ou só soube quando estava prestes a gravar?

Leona Cavalli: Foi uma personagem importante, porque o Silvio de Abreu escreveu pra mim, numa novela dirigida pela Denise Saraceni, que é uma diretora maravilhosa; mas eu só soube da função dela na trama depois que já estava gravando. Depois fiz outras personagens na televisão que considero igualmente importantes, como a Justine da Amazônia, a Dália de Duas Caras e a Maralanis, de Negócio da China.


 

 



Escrito por jéfferson às 20h39
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com LEONA CAVALLI - Parte 2

 

 


Jéfferson Balbino: Que avaliação você faz de sua passagem pelo cinema brasileiro?

Leona Cavalli: Cinema é um grande prazer e uma grande responsabilidade, porque é um registro eterno.  Estreei na retomada do cinema brasileiro pós Collor, com o "Céu de Estrelas", da Tatá Amaral, pelo qual ganhei 3 prêmios de melhor atriz, num momento em que foi necessário criar um novo estilo no cinema brasileiro, com filmes de alta qualidade e baixo orçamento, como o "Amarelo Manga", do Claúdio Assis, e "Contra Todos", de Roberto Moreira, ambos premiados em diversos Festivais.  Desde então tenho tido sorte de fazer outros bons personagens, com grandes diretores, como Hector Babenco (em Carandiru), Jaime Monjardim (em Olga), Tizuka Yamazaki (em Aparecida); e, esse ano, irei rodar um documentário e um curta metragem como atriz e diretora. 


Jéfferson Balbino: Como foi trabalhar com o autor Carlos Lombardi novela “Pé na Jaca” (TV Globo/2007) e no seriado “Guerra e Paz” (TV Globo/2008)?

Leona Cavalli: Fiquei muito feliz, pois, em ambos os casos, foi uma indicação feita pelo próprio autor, com personagens deliciosos, sou muito grata ao Lombardi pelo convite. 


Jéfferson Balbino: Por falar em seriado, além de “Guerra e Paz” você ainda atuou em outros seriado da TV Globo como: “Os Normais” (2002), “A Grande Família” (2003), “Casos e Acasos” (2008), “Aline” (2009), “A Vida Alheia” (2010), “Na Forma da Lei” (2010) e “As Cariocas” (2010). Com esses trabalhos rápidos o ator consegue ter tempo pra compor bem a personagem?

Leona Cavalli: Sim, adoro esse tipo de participação, primeiro porque são personagens rápidos mas marcantes, dá pra ter um carinho e cuidado. É como uma paixão rápida, que não deixa de ser paixão...


Jéfferson Balbino: Pra você, que começou a estudar teatro aos quinze anos, qual a maior contribuição do teatro pra sociedade brasileira?

Leona Cavalli:  O teatro sempre ensinou, desde que começou, há milênios, como espelho da humanidade, onde podemos nos ver, criticar, adorar, transformar, através das personagens e da representação dos enredos da vida. Há pouco fiz uma viagem para o Tibet, e lá não tem teatro atualmente, isso me fez pensar o quanto seria impossível pra mim viver em um lugar sem teatro...


 Leona Cavalli, boneco, tv press, 212x300, 136x212. Foto: Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias/TV Press

 

Jéfferson Balbino: Você participou das minisséries “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes” (TV Globo/2007) e “Dalva e Herivelto – Uma Canção de Amor” (TV Globo/2010). Que importância esses trabalhos tiveram na sua carreira de atriz?

Leona Cavalli: Foram duas grandes minisséries, lindamente escritas por Glória Perez e Maria Adelaide Amaral, um luxo; dirigidas por Marcos Schechman e Dênnis Carvalho, com personagens ótimos, contracenando com grandes atores, ambas baseadas em fatos e personagens reais, que fizeram diferença na história brasileira; uma honra. 

 



Escrito por jéfferson às 20h31
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com LEONA CAVALLI - Parte 3

 

 

Jéfferson Balbino: Como surgiu o convite pra você integrar o elenco da novela “Duas Caras” (TV Globo/2007)?

Leona Cavalli: Wolf Maia, que considero um mestre de televisão, me chamou. Quando encontrava com ele no teatro sempre dizia que iria me chamar, até que um dia me presenteou com aquela personagem maravilhosa, cheia de transformações, escrita por Aguinaldo Silva.

 

Leona Cavalli, Duas Caras, 212x300. Foto: Marcelo Pereira/Terra


Jéfferson Balbino: Você atuou nas peças “Toda nudez será castigada” e “Um bonde chamado desejo” onde você interpretava personagens muito sensuais. Como você aplica essa sensualidade na hora de atuar?

Leona Cavalli: Com absoluta naturalidade. Sensualidade pra mim tem a ver com vida, saúde, alegria, espontaneidade, e, antes de tudo, prazer de viver e de se relacionar.


Jéfferson Balbino: Tem uma personagem sua que eu adoro que é a Maralanis da novela “Negócio da China” (TV Globo/2008). Que lembranças você tem desse trabalho?

Leona Cavalli: Foi um trabalho em que me diverti muito, adorava a personagem escrita pelo Miguel Falabella, diferente de tudo o que já tinha feito; o núcleo em que eu estava era divertidíssimo contracenava direto com o Ney Latorraca, que considero um dos maiores atores do Brasil, todo dia gravávamos e conversávamos sobre teatro, cinema, arte, televisão.

 

 

 

Jéfferson Balbino: Fala mais um pouco dessa sua parceria com o Ney Latorraca? 

Leona Cavalli: Brincávamos muito, ao mesmo tempo, com muita seriedade. Várias vezes chegávamos bem cedo pra passar o texto, depois ficávamos horas conversando sobre as personagens, um aprendizado.


Jéfferson Balbino: Qual foi o momento mais marcante de sua carreira?

Leona Cavalli: É difícil dizer, marcante são vários, pois todos são fundamentais, mas acho que os começos, como o Hamlet no teatro, dirigida por José Celso Martinês Corrêa; o Céu de Estrelas, de Tata Amaral, no cinema e Belíssima na televisão; foram muito marcantes.


Jéfferson Balbino: Como foi a sensação de receber o prêmio de melhor atriz no “Festival de Trieste” na Itália?

Leona Cavalli: Uma surpresa, era o meu primeiro filme, nunca tinha feito cinema, jamais esperava ganhar. A personagem era difícil, cheia de exigências dramáticas, foi um incentivo.


Jéfferson Balbino: Tem algum tipo de personagem que você não fez ainda e gostaria de fazer?

Leona Cavalli: Vários, pra uma atriz o que mais importa é que o personagem seja bom, não alimento expectativa em relação ao tipo, só em relação a ser possível fazer um bom trabalho e quero fazer muitos outros...     

 

 



Escrito por jéfferson às 20h25
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com LEONA CAVALLI - Parte 4

 

 

Jéfferson Balbino: E como foi interpretar a Marly na novela "Araguaia"?

Leona Cavalli: A Marly foi uma participação que adorei fazer, num texto do Whalter Negrão, que nunca tinha feito, e dirigida novamente pelo Marcos Schechman, com quem tinha trabalhado em “Amazônia”. Muito legal, tinha toda uma história, contada em poucos capítulos, mas cheia de intensidade e humor.  


Jéfferson Balbino: De todos os seus trabalhos, qual é aquele que você tem um carinho maior?

Leona Cavalli: Acho que é que nem filho, não dá pra preferir nenhum, todos são especiais e fundamentais... 


Jéfferson Balbino: Antes de finalizar a nossa tradicional pergunta: Qual foi a melhor novela que você já assistiu?

Leona Cavalli: Ah são tantas, gosto de todas que fiz e assisti, não dá pra escolher...


Jéfferson Balbino: Leona, muitíssimo obrigado por me conceder essa entrevista. Fiquei muito feliz em entrevistar uma talentosa atriz como você. Muito sucesso em todos os seus trabalhos, beijos!

Leona Cavalli: Muito obrigada Jéfferson, um abraço.

 

 



Escrito por jéfferson às 20h18
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial - NO MUNDO DOS FAMOSOS

 

OUTRAS ENTREVISTAS

 

 Pra você que perdeu as outras entrevistas realizadas por mim aqui NO MUNDO DOS FAMOSOS, aí vai o link de cada uma pra você poder ler, ou reler novamente. Clique em cima do nome do entrevistado para ler a Entrevista Especial realizada.

 

1 - NILSON XAVIER (escritor)

2 - MARGARETH BOURY (autora de novelas)

3 - REYNALDO BOURY (diretor de TV)

4 - BABI XAVIER (atriz/apresentadora)

5 - NÉLIO JÚNIOR (jornalista/repórter de TV)

6 - MARCÍLIO MORAES (autor de novelas)

7 - RICARDO LINHARES (autor de novelas)

8 - ANA MARIA MORETZSOHN (autora de novelas)

9 - DUCA RACHID (autora de novelas)

10 - ADA CHASELIOV (atriz)

11 - MAYRA DIAS GOMES (escritora)

12 - THELMA GUEDES (autora de novelas)

13 – ANDRÉ REBELLO (ator)

14 – KADU MOLITERNO (ator)

15 - MAURICIO MACHADO (ator)

16 - LAURO CÉSAR MUNIZ (autor de novelas)

17 - STELLA FREITAS (atriz)

18 - ALCIDES NOGUEIRA (autor de novelas)

19 - EDWIN LUISI (ator)

20 - MAURO ALENCAR (Doutor em Teledramaturgia/escritor)

21 - SOLANGE CASTRO NEVES (autora de novelas)

22 - WHALTER NEGRÃO (autor de novelas)

23 - BÁRBARA BRUNO (atriz)

24 - RENATA DIAS GOMES (autora de novelas)

25 - MATEUS CARRIERI (ator)

26 - LETÍCIA DORNELLES (autora de novelas)

27 - TAMARA TAXMAN (atriz)

28 - AIMAR LABAKI (dramaturgo/autor de novelas)

29 - LUCÉLIA SANTOS (atriz)

30 - FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI (escritor)

31 - EDUARDO NASSIFE (escritor)

32 - ROSANE GOFMAN (atriz)

33 - CRISTIANNE FRIDMANN (autora de novellas)

34 - RODRIGO PHAVANELLO (ator)

35 - YOYA WURSCH (autora de novelas/roteirista)

36 - INGRA LIBERATO (atriz)

37 - JOÃO CAMARGO (ator)

38 - GILBERTO BRAGA (autor de novelas)

39 - DÉO GARCEZ (ator)

40 - PATRÍCIA MORETZSOHN (autora de novelas)

41 - BETH GOULART (atriz)

42 - MANOEL CARLOS (autor de novelas)

43 - VANESSA GOULARTT (atriz)

44 - DENISE EMMER (escritora)

45 - MARIA ADELAIDE AMARAL (autora de novelas)

46 - WALCYR CARRASCO (autor de novelas)

47 - LEONA CAVALLI (atriz)



Escrito por jéfferson às 19h56
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Próximo Entrevistado: AZIZ BAJUR

Semana que Vem...

Eu entrevisto o dramaturgo AZIZ BAJUR

NÃO PERCA!



Escrito por jéfferson às 19h50
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.



Histórico:

- 26/01/2014 a 01/02/2014
- 19/01/2014 a 25/01/2014
- 12/01/2014 a 18/01/2014
- 05/01/2014 a 11/01/2014
- 29/12/2013 a 04/01/2014
- 22/12/2013 a 28/12/2013
- 08/12/2013 a 14/12/2013
- 01/12/2013 a 07/12/2013
- 24/11/2013 a 30/11/2013
- 17/11/2013 a 23/11/2013
- 10/11/2013 a 16/11/2013
- 03/11/2013 a 09/11/2013
- 27/10/2013 a 02/11/2013
- 20/10/2013 a 26/10/2013
- 13/10/2013 a 19/10/2013
- 06/10/2013 a 12/10/2013
- 29/09/2013 a 05/10/2013
- 22/09/2013 a 28/09/2013
- 15/09/2013 a 21/09/2013
- 08/09/2013 a 14/09/2013
- 01/09/2013 a 07/09/2013
- 25/08/2013 a 31/08/2013
- 18/08/2013 a 24/08/2013
- 11/08/2013 a 17/08/2013
- 04/08/2013 a 10/08/2013
- 28/07/2013 a 03/08/2013
- 21/07/2013 a 27/07/2013
- 14/07/2013 a 20/07/2013
- 07/07/2013 a 13/07/2013
- 23/06/2013 a 29/06/2013
- 16/06/2013 a 22/06/2013
- 09/06/2013 a 15/06/2013
- 02/06/2013 a 08/06/2013
- 19/05/2013 a 25/05/2013
- 12/05/2013 a 18/05/2013
- 05/05/2013 a 11/05/2013
- 28/04/2013 a 04/05/2013
- 21/04/2013 a 27/04/2013
- 14/04/2013 a 20/04/2013
- 07/04/2013 a 13/04/2013
- 31/03/2013 a 06/04/2013
- 24/03/2013 a 30/03/2013
- 17/03/2013 a 23/03/2013
- 10/03/2013 a 16/03/2013
- 24/02/2013 a 02/03/2013
- 17/02/2013 a 23/02/2013
- 10/02/2013 a 16/02/2013
- 27/01/2013 a 02/02/2013
- 20/01/2013 a 26/01/2013
- 06/01/2013 a 12/01/2013
- 23/12/2012 a 29/12/2012
- 09/12/2012 a 15/12/2012
- 02/12/2012 a 08/12/2012
- 11/11/2012 a 17/11/2012
- 04/11/2012 a 10/11/2012
- 28/10/2012 a 03/11/2012
- 21/10/2012 a 27/10/2012
- 14/10/2012 a 20/10/2012
- 07/10/2012 a 13/10/2012
- 23/09/2012 a 29/09/2012
- 26/08/2012 a 01/09/2012
- 19/08/2012 a 25/08/2012
- 22/07/2012 a 28/07/2012
- 15/07/2012 a 21/07/2012
- 01/07/2012 a 07/07/2012
- 24/06/2012 a 30/06/2012
- 17/06/2012 a 23/06/2012
- 10/06/2012 a 16/06/2012
- 03/06/2012 a 09/06/2012
- 27/05/2012 a 02/06/2012
- 20/05/2012 a 26/05/2012
- 13/05/2012 a 19/05/2012
- 06/05/2012 a 12/05/2012
- 29/04/2012 a 05/05/2012
- 22/04/2012 a 28/04/2012
- 08/04/2012 a 14/04/2012
- 01/04/2012 a 07/04/2012
- 25/03/2012 a 31/03/2012
- 18/03/2012 a 24/03/2012
- 11/03/2012 a 17/03/2012
- 04/03/2012 a 10/03/2012
- 26/02/2012 a 03/03/2012
- 19/02/2012 a 25/02/2012
- 12/02/2012 a 18/02/2012
- 05/02/2012 a 11/02/2012
- 29/01/2012 a 04/02/2012
- 22/01/2012 a 28/01/2012
- 15/01/2012 a 21/01/2012
- 08/01/2012 a 14/01/2012
- 25/12/2011 a 31/12/2011
- 18/12/2011 a 24/12/2011
- 11/12/2011 a 17/12/2011
- 04/12/2011 a 10/12/2011
- 27/11/2011 a 03/12/2011
- 20/11/2011 a 26/11/2011
- 13/11/2011 a 19/11/2011
- 06/11/2011 a 12/11/2011
- 30/10/2011 a 05/11/2011
- 23/10/2011 a 29/10/2011
- 16/10/2011 a 22/10/2011
- 02/10/2011 a 08/10/2011
- 25/09/2011 a 01/10/2011
- 18/09/2011 a 24/09/2011
- 11/09/2011 a 17/09/2011
- 04/09/2011 a 10/09/2011
- 28/08/2011 a 03/09/2011
- 21/08/2011 a 27/08/2011
- 14/08/2011 a 20/08/2011
- 07/08/2011 a 13/08/2011
- 26/06/2011 a 02/07/2011
- 12/06/2011 a 18/06/2011
- 05/06/2011 a 11/06/2011
- 22/05/2011 a 28/05/2011
- 08/05/2011 a 14/05/2011
- 24/04/2011 a 30/04/2011
- 17/04/2011 a 23/04/2011
- 10/04/2011 a 16/04/2011
- 03/04/2011 a 09/04/2011
- 27/03/2011 a 02/04/2011
- 20/03/2011 a 26/03/2011
- 13/03/2011 a 19/03/2011
- 06/03/2011 a 12/03/2011
- 27/02/2011 a 05/03/2011
- 13/02/2011 a 19/02/2011
- 06/02/2011 a 12/02/2011
- 30/01/2011 a 05/02/2011
- 23/01/2011 a 29/01/2011
- 16/01/2011 a 22/01/2011
- 09/01/2011 a 15/01/2011
- 02/01/2011 a 08/01/2011
- 26/12/2010 a 01/01/2011
- 19/12/2010 a 25/12/2010
- 12/12/2010 a 18/12/2010
- 05/12/2010 a 11/12/2010
- 28/11/2010 a 04/12/2010