Entrevista Especial com FÁTIMA FREIRE - Parte 1

 

12 


Hoje eu entrevisto uma grande atriz da teledramaturgia brasileira, ela é paranaense, começou na carreira artística aos 19 anos, através de um teste com o grande e saudoso ator Ziembinski ela conseguiu um papel na novela “Cuca Legal”, e daí por diante não parou mais, atuou em diversas novelas e séries da TV Globo, inclusive uma das personagens mais marcantes de sua carreira foi à inesquecível Tuca Medrado da série “O Bem-Amado” de Dias Gomes. Ainda na galeria de personagens inesquecíveis está a mimada Paula que protagonizou cenas antológicas brigando com a Jô Penteado (Christianne Torloni) na novela “A Gata Comeu”. Ela também já trabalhou de modelo na Suíça, já encenou diversos espetáculos teatrais e ainda atuou em alguns filmes do cinema brasileiro. Aprendeu ser idealista e ‘amar o que faz’ com seu pai, o renomado cientista Newton Freire Maia. Atualmente ela dá vida a Lúcia Paixão, na nova novela do SBT, “Amor e Revolução”. Minha entrevista especial de hoje é com uma atriz que eu tenho uma profunda admiração: FÁTIMA FREIRE.

 

“Apenas uma pequena parte dos atores conseguem viver só de sua arte.”

(Fátima Freire)

 

Jéfferson Balbino: Como surgiu seu interesse pela carreira artística?

Fátima Freire: Acho que desde muito pequena. Meus pais contavam que com 3 anos eu gostava de me apresentar às visitas lá em casa. Depois veio o teatro já na escola.


Jéfferson Balbino: Assim como eu, você é paranaense, e aos 19 anos você deixou Curitiba pra ascender na carreira artística. Como foi o processo de transição para o Rio de Janeiro?

Fátima Freire: Foi aos poucos. Vim para ficar, mas em cãs eu dizia que ia passar só um tempo. Mas tinha certeza do que queria para minha vida! Ser atriz era essencial para ser feliz.


12

 

Jéfferson Balbino: Sua estréia na teledramaturgia ocorreu em “Cuca Legal” (TV Globo/1975). Como foi essa estréia?

Fátima Freire: Fiz um teste com o saudoso Ziembinski e entrei num papel pequeno, que foi crescendo com o desenrolar da novela. Mas antes eu já fazia participações na linha de shows da Globo. Trabalhei com todos os grandes comediantes da época.


Jéfferson Balbino: Antes de você estrear na TV, você participou do filme “Motel” (1974). Como surgiu o cinema na sua carreira?

Fátima Freire: Fiz pouco cinema, porque na época o cinema, a estava com baixa qualidade. Fiz filmes sérios como: “Ódio”, “Quem tem medo do Lobisomem” e “Paixão de Sertanejo”.


12

 

Jéfferson Balbino: O que você destacaria da sua passagem pelo cinema brasileiro?

Fátima Freire: O filme “Quem tem medo do Lobisomem” com Reginaldo Farias. Minha 1ª experiência em cinema.

 

Jéfferson Balbino: Como foi participar das novelas: “Senhora” (TV Globo/1975) e “O Feijão e o Sonho” (TV Globo/1976) que eram baseadas em obras literárias?

Fátima Freire: Eu adorava fazer novelas de época, exatamente porque eram obras literárias.

 



Escrito por jéfferson às 21h34
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com FÁTIMA FREIRE - Parte 2

 

 67


Jéfferson Balbino: Que avaliação você faz do seu trabalho na novela “Dona Xepa” (TV Globo/1977)?

Fátima Freire: Acho que o público que tem que avaliar. Esta novela foi um grande sucesso. Por causa dela fui recebida como celebridade em Portugal. Convidaram-me para ficar lá por uma semana. Foi emocionante!


Jéfferson Balbino: Na novela “Gina” (TV Globo/1978), a censura proibiu que sua personagem, a Zelinda, tivesse um filho por ser solteira, interrompendo a gravidez da personagem. Como foi desenvolver a personagem com a forte pressão da censura?

Fátima Freire: Não me lembro deste episódio, pois eu tive uma filha, que era a atriz Tetê Pritzl.


82

 

Jéfferson Balbino: Como foi trabalhar de modelo na Suíça?

Fátima Freire: Eu era muito nova, mas foi muito emocionante!


Jéfferson Balbino: Que lembranças você tem da Dora, sua personagem na novela “Memórias de Amor” (TV Globo/1979)?

Fátima Freire: Lindas lembranças! A personagem era doce, mas com atitude.


12

 

Jéfferson Balbino: Em 1979, você deu vida a Mariquinha na primeira versão da novela “Cabocla” (TV Globo). Como foi pra você ver outra atriz, no caso a Carolina Kasting, interpretando uma personagem que já foi sua, no remake da mesma novela em 2004?

Fátima Freire: Sempre é difícil ver um remake de uma novela que se fez, mas eu sou tranqüila. Mas engraçado, eu não me interessei em assistir. A minha “Cabocla” com a Glória Pires e Fábio Júnior era muito marcante para mim.


Jéfferson Balbino: No teatro o vinculo com a personagem é mais intenso. Você que atuou em diversos espetáculos de grande repercussão, como é desvincular da personagem após o término da peça?

Fátima Freire: Não tenho problemas! Quando a peça acaba eu volto a ser só a Fátima.


Jéfferson Balbino: Uma de suas personagens que marcou a nossa teledramaturgia foi a Tuca Medrado da série “O Bem-Amado” (TV Globo/1980). Que experiência você adquiriu trabalhando num texto do grande Dias Gomes?

Fátima Freire: O texto do Dias Gomes era brilhante! Inteligente, satírico! Trabalhar 5 anos com um texto maravilhoso e um elenco estelar foi enriquecedor. Aprendi muito!

 



Escrito por jéfferson às 21h29
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com FÁTIMA FREIRE - Parte 3

5

 

 

Jéfferson Balbino: Fátima, uma de suas personagens que eu mais gostei foi a Paula da novela “A Gata Comeu” (TV Globo/1985). O elenco da novela passava uma impressão boa, tamanha a afinidade de vocês em cena. Como era nos bastidores dessa divertida novela?

Fátima Freire: Era uma delicia! Nós divertíamos muito! O elenco era maravilhoso em todos os sentidos.


Jéfferson Balbino: Na extinta Rede Manchete você trabalhou em: “Novo Amor” (1986), “Tudo ou Nada” (1986), “Carmem” (1987), “Olho por Olho” (1988), “Fronteiras do Desconhecido” (1990) e “Escrava Anastácia” (1990). Como foi fazer parte da teledramaturgia de sucesso da emissora?

Fátima Freire: Eu vou aonde tem trabalho. A Manchete estava abrindo uma nova oportunidade e gosto de desafios.


26


Jéfferson Balbino: Na década de 90, você voltou a trabalhar com o autor Gilberto Braga na minissérie “Anos Rebeldes” (TV Globo/1992) e na novela “Pátria Minha” (TV Globo/1994). Como você define as características do texto do autor?

Fátima Freire: O Gilberto é maravilhoso! Inteligente, instigante, muito talentoso! Adoro trabalhar com o Gilberto.


Jéfferson Balbino: Em 1995, você atuou na novela “A Idade da Loba”, produzida pela TV Plus e exibida na Band. Como era a produção da novela? Vocês tinham algum vínculo com a Band?

Fátima Freire: Não, fomos só fazer esta novela que era dirigida pelo Jayme Monjardim.


84

 

Jéfferson Balbino: Eu imagino que pelo enredo irreverente, foi muito divertido pra você fazer a mini-novela “O Fim do Mundo” (TV Globo/1996) né?

Fátima Freire: Adorei! O papel era uma delicia e o texto do Dias Gomes sempre brilhante!


Jéfferson Balbino: O que você destacaria de sua participação em “Malhação” (TV Globo/2008), onde você interpretou uma perua super engraçada?

Fátima Freire: Adoro fazer comédia e fazer a Elisa, mãe de Yasmim (Mariana Rios), foi divertido. Adorei fazer esta participação.


57-2

 

Jéfferson Balbino: Você é filha do Newton Freire Maia, um renomado cientista brasileiro. Como ele via sua carreira artística?

Fátima Freire: Meu pai sempre me deu muita força, pois era um idealista também. Ele nos ensinou que a gente deve amar o que se faz, pois só assim a gente é feliz!


Jéfferson Balbino: Tem uma frase sua que eu achei sensacional, que é: Eu acho que a gente não vira ator, a gente nasce ator. Esta vocação vem embutida nos nossos genes”. Que dica você deixa pra quem deseja seguir a carreira artística, mas que de certa forma é impossibilitado pelas peripécias da vida?

Fátima Freire: Acho que a gente não pode só contar com a possibilidade de dar certo na carreira de ator. Na verdade, apenas uma pequena parte dos atores conseguem viver só de sua arte. Acho que se deve abrir o leque, as possibilidades! Aprenda a cantar, a dançar, faça uma faculdade, leia muito. Como nem sempre estamos empregados, é importante ter também outra atividade.

 

 



Escrito por jéfferson às 21h22
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com FÁTIMA FREIRE - Parte 4

 

 

 

Jéfferson Balbino: Antes de “Amor e Revolução” (SBT/2011), você também trabalhou com o Tiago Santiago na novela “Promessas de Amor” (Rede Record/2009). Como você vê essa atual fase de investimento na teledramaturgia brasileira?

Fátima Freire: Muito positiva. Agora o SBT também está abrindo com a novela “Amor e Revolução” do Tiago Santiago. Ele veio da Record para implementar a teledramaturgia no SBT. Estou adorando fazer a novela que fala da revolução de 64. Estamos com muita garra!


Jéfferson Balbino: Entre todos os seus trabalhos, qual foi aquele que você mais gostou de fazer?

Fátima Freire: Não saberia dizer. Amo o que estou fazendo em cada momento.


Jéfferson Balbino: Pra finalizar, qual foi à melhor novela que você já assistiu?

Fátima Freire: Teve tanta novela boa. Eu diria que as novelas do Dias Gomes, do Gilberto Braga e do Aguinaldo Silva.


Jéfferson Balbino: Fátima, obrigado por me conceder essa entrevista. Saiba que sou seu fã de carteirinha (risos), adorei seus trabalhos na TV e considero você uma grande atriz que a nossa teledramaturgia tem orgulho em ter. Muito sucesso pra você e um grande beijo!

Fátima Freire: Obrigada a você por sua gentileza Jéfferson! Muitas bênçãos e sucesso em todos os caminhos de sua vida, beijos!

 

 

 



Escrito por jéfferson às 21h16
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





EM BREVE: Entrevista Especial com SILVIO DE ABREU

EM BREVE

Aqui ''No Mundo dos Famosos"

Uma imperdível entrevista com o autor de novelas, SILVIO DE ABREU.

NÃO PERCA!

 



Escrito por jéfferson às 21h09
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial - NO MUNDO DOS FAMOSOS

 

 

OUTRAS ENTREVISTAS

 

 Pra você que perdeu as outras entrevistas realizadas por mim aqui NO MUNDO DOS FAMOSOS, aí vai o link de cada uma pra você poder ler, ou reler novamente. Clique em cima do nome do entrevistado para ler a Entrevista Especial realizada.

 

 

1 - NILSON XAVIER (escritor)

2 - MARGARETH BOURY (autora de novelas)

3 - REYNALDO BOURY (diretor de TV)

4 - BABI XAVIER (atriz/apresentadora)

5 - NÉLIO JÚNIOR (jornalista/repórter de TV)

6 - MARCÍLIO MORAES (autor de novelas)

7 - RICARDO LINHARES (autor de novelas)

8 - ANA MARIA MORETZSOHN (autora de novelas)

9 - DUCA RACHID (autora de novelas)

10 - ADA CHASELIOV (atriz)

11 - MAYRA DIAS GOMES (escritora)

12 - THELMA GUEDES (autora de novelas)

13 – ANDRÉ REBELLO (ator)

14 – KADU MOLITERNO (ator)

15 - MAURICIO MACHADO (ator)

16 - LAURO CÉSAR MUNIZ (autor de novelas)

17 - STELLA FREITAS (atriz)

18 - ALCIDES NOGUEIRA (autor de novelas)

19 - EDWIN LUISI (ator)

20 - MAURO ALENCAR (Doutor em Teledramaturgia/escritor)

21 - SOLANGE CASTRO NEVES (autora de novelas)

22 - WALTHER NEGRÃO (autor de novelas)

23 - BÁRBARA BRUNO (atriz)

24 - RENATA DIAS GOMES (autora de novelas)

25 - MATEUS CARRIERI (ator)

26 - LETÍCIA DORNELLES (autora de novelas)

27 - TAMARA TAXMAN (atriz)

28 - AIMAR LABAKI (dramaturgo/autor de novelas)

29 - LUCÉLIA SANTOS (atriz)

30 - FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI (escritor)

31 - EDUARDO NASSIFE (escritor)

32 - ROSANE GOFMAN (atriz)

33 - CRISTIANNE FRIDMANN (autora de novelas)

34 - RODRIGO PHAVANELLO (ator)

35 - YOYA WURSCH (autora de novelas/roteirista)

36 - INGRA LIBERATO (atriz)

37 - JOÃO CAMARGO (ator)

38 - GILBERTO BRAGA (autor de novelas)

39 - DÉO GARCEZ (ator)

40 - PATRÍCIA MORETZSOHN (autora de novelas)

41 - BETH GOULART (atriz)

42 - MANOEL CARLOS (autor de novelas)

43 - VANESSA GOULARTT (atriz)

44 - DENISE EMMER (escritora)

45 - MARIA ADELAIDE AMARAL (autora de novelas)

46 - WALCYR CARRASCO (autor de novelas)

47 - LEONA CAVALLI (atriz)

48 - AZIZ BAJUR (dramaturgo)

49 - FÁTIMA FREIRE (atriz)



Escrito por jéfferson às 21h08
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Próxima Entrevistada: VIVIAN DE OLIVEIRA

SEMANA QUE VEM...

Eu entrevisto a autora de novelas da Rede Record, VIVIAN DE OLIVEIRA

Ela vai estar falando de sua carreira na teledramaturgia brasileira, e também sobre seu próximo trabalho com a minissérie "A História de Davi".

NÃO PERCA!



Escrito por jéfferson às 20h54
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.



Histórico:

- 26/01/2014 a 01/02/2014
- 19/01/2014 a 25/01/2014
- 12/01/2014 a 18/01/2014
- 05/01/2014 a 11/01/2014
- 29/12/2013 a 04/01/2014
- 22/12/2013 a 28/12/2013
- 08/12/2013 a 14/12/2013
- 01/12/2013 a 07/12/2013
- 24/11/2013 a 30/11/2013
- 17/11/2013 a 23/11/2013
- 10/11/2013 a 16/11/2013
- 03/11/2013 a 09/11/2013
- 27/10/2013 a 02/11/2013
- 20/10/2013 a 26/10/2013
- 13/10/2013 a 19/10/2013
- 06/10/2013 a 12/10/2013
- 29/09/2013 a 05/10/2013
- 22/09/2013 a 28/09/2013
- 15/09/2013 a 21/09/2013
- 08/09/2013 a 14/09/2013
- 01/09/2013 a 07/09/2013
- 25/08/2013 a 31/08/2013
- 18/08/2013 a 24/08/2013
- 11/08/2013 a 17/08/2013
- 04/08/2013 a 10/08/2013
- 28/07/2013 a 03/08/2013
- 21/07/2013 a 27/07/2013
- 14/07/2013 a 20/07/2013
- 07/07/2013 a 13/07/2013
- 23/06/2013 a 29/06/2013
- 16/06/2013 a 22/06/2013
- 09/06/2013 a 15/06/2013
- 02/06/2013 a 08/06/2013
- 19/05/2013 a 25/05/2013
- 12/05/2013 a 18/05/2013
- 05/05/2013 a 11/05/2013
- 28/04/2013 a 04/05/2013
- 21/04/2013 a 27/04/2013
- 14/04/2013 a 20/04/2013
- 07/04/2013 a 13/04/2013
- 31/03/2013 a 06/04/2013
- 24/03/2013 a 30/03/2013
- 17/03/2013 a 23/03/2013
- 10/03/2013 a 16/03/2013
- 24/02/2013 a 02/03/2013
- 17/02/2013 a 23/02/2013
- 10/02/2013 a 16/02/2013
- 27/01/2013 a 02/02/2013
- 20/01/2013 a 26/01/2013
- 06/01/2013 a 12/01/2013
- 23/12/2012 a 29/12/2012
- 09/12/2012 a 15/12/2012
- 02/12/2012 a 08/12/2012
- 11/11/2012 a 17/11/2012
- 04/11/2012 a 10/11/2012
- 28/10/2012 a 03/11/2012
- 21/10/2012 a 27/10/2012
- 14/10/2012 a 20/10/2012
- 07/10/2012 a 13/10/2012
- 23/09/2012 a 29/09/2012
- 26/08/2012 a 01/09/2012
- 19/08/2012 a 25/08/2012
- 22/07/2012 a 28/07/2012
- 15/07/2012 a 21/07/2012
- 01/07/2012 a 07/07/2012
- 24/06/2012 a 30/06/2012
- 17/06/2012 a 23/06/2012
- 10/06/2012 a 16/06/2012
- 03/06/2012 a 09/06/2012
- 27/05/2012 a 02/06/2012
- 20/05/2012 a 26/05/2012
- 13/05/2012 a 19/05/2012
- 06/05/2012 a 12/05/2012
- 29/04/2012 a 05/05/2012
- 22/04/2012 a 28/04/2012
- 08/04/2012 a 14/04/2012
- 01/04/2012 a 07/04/2012
- 25/03/2012 a 31/03/2012
- 18/03/2012 a 24/03/2012
- 11/03/2012 a 17/03/2012
- 04/03/2012 a 10/03/2012
- 26/02/2012 a 03/03/2012
- 19/02/2012 a 25/02/2012
- 12/02/2012 a 18/02/2012
- 05/02/2012 a 11/02/2012
- 29/01/2012 a 04/02/2012
- 22/01/2012 a 28/01/2012
- 15/01/2012 a 21/01/2012
- 08/01/2012 a 14/01/2012
- 25/12/2011 a 31/12/2011
- 18/12/2011 a 24/12/2011
- 11/12/2011 a 17/12/2011
- 04/12/2011 a 10/12/2011
- 27/11/2011 a 03/12/2011
- 20/11/2011 a 26/11/2011
- 13/11/2011 a 19/11/2011
- 06/11/2011 a 12/11/2011
- 30/10/2011 a 05/11/2011
- 23/10/2011 a 29/10/2011
- 16/10/2011 a 22/10/2011
- 02/10/2011 a 08/10/2011
- 25/09/2011 a 01/10/2011
- 18/09/2011 a 24/09/2011
- 11/09/2011 a 17/09/2011
- 04/09/2011 a 10/09/2011
- 28/08/2011 a 03/09/2011
- 21/08/2011 a 27/08/2011
- 14/08/2011 a 20/08/2011
- 07/08/2011 a 13/08/2011
- 26/06/2011 a 02/07/2011
- 12/06/2011 a 18/06/2011
- 05/06/2011 a 11/06/2011
- 22/05/2011 a 28/05/2011
- 08/05/2011 a 14/05/2011
- 24/04/2011 a 30/04/2011
- 17/04/2011 a 23/04/2011
- 10/04/2011 a 16/04/2011
- 03/04/2011 a 09/04/2011
- 27/03/2011 a 02/04/2011
- 20/03/2011 a 26/03/2011
- 13/03/2011 a 19/03/2011
- 06/03/2011 a 12/03/2011
- 27/02/2011 a 05/03/2011
- 13/02/2011 a 19/02/2011
- 06/02/2011 a 12/02/2011
- 30/01/2011 a 05/02/2011
- 23/01/2011 a 29/01/2011
- 16/01/2011 a 22/01/2011
- 09/01/2011 a 15/01/2011
- 02/01/2011 a 08/01/2011
- 26/12/2010 a 01/01/2011
- 19/12/2010 a 25/12/2010
- 12/12/2010 a 18/12/2010
- 05/12/2010 a 11/12/2010
- 28/11/2010 a 04/12/2010