Entrevista Especial com JORGE BRASIL - Parte 1

 

 


Hoje eu entrevisto o editor-chefe de uma das revistas mais famosas do Brasil, a “Minha Novela” da Editora Abril. Ele é muito mais que um simples editor, é um excelente jornalista, super simpático, extremamente talentoso e que tem o seu público em suas mãos, já que tem uma afinidade e sintonia com os leitores da revista que é de causar inveja em muitos famosos que não consegue estabelecer uma ligação de cumplicidade com seus fãs, por todos esses méritos ele é super querido por todos e admirado por muitos, inclusive eu tenho uma grande admiração por ele, por isso me sinto honrado em entrevistá-lo. Minha ‘Entrevista Especial’ é com o jornalista JORGE BRASIL.

 

“Tem acontecido uma banalização da notícia. Hoje em dia basta que um famoso (geralmente um de classe z) ande na rua para que seja clicado por algum paparazzo e vá parar nos sites e revistas.”

(Jorge Brasil)

 

Jéfferson Balbino: Jorge, qual foi sua formação? E como você descobriu sua vocação pro jornalismo?

Jorge Brasil: Sou formado em Jornalismo pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Na verdade, comecei a cursar Publicidade na FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso, mas passei numa prova de transferência para a UFF e, nessa transição, optei pelo Jornalismo. Meu desejo era ser repórter de vídeo, mas acabei me apaixonado pelo ofício da escrita e nunca mais quis outra vida. E também jamais pensei em trabalhar com outra coisa. Amo o que faço!

Jéfferson Balbino: Como surgiu o convite pra você ingressar na Editora Abril?

Jorge Brasil: Eu era repórter do jornal Diário Popular (hoje, Diário de São Paulo), no Rio de Janeiro, quando a Redatora-Chefe da revista Contigo! na época, Virginie Leite, me fez o convite.  Estava mesmo insatisfeito por trabalhar sozinho em casa (eu era A sucursal do jornal no Rio) e resolvi ser o sub dela na Contigo!, onde fiquei quase um ano. Deixei a redação para ser assessor de imprensa do ator Dado Dolabella e fiquei com ele seis meses. Durante meu período na Contigo, me tornei amigo de Tânia Angarani, então redatora-chefe de MINHA NOVELA, e quando ela abriu uma vaga para editor da revista, no Rio, me chamou. Não resisti, afinal, sempre quis trabalhar em MINHA NOVELA.

Jéfferson Balbino: Atualmente, você é redator-chefe da revista “Minha Novela” que é uma das campeãs de vendas da Editora Abril. Como é a responsabilidade de dirigir uma revista voltada para todas as classes sociais?

Jorge Brasil: É uma responsabilidade enorme. MINHA NOVELA é uma publicação muito especial. Não podemos fugir demais dos assuntos abordados, já que o próprio nome define muito bem sua linha editorial. Por isso, existe um desafio semanal gigantesco de bolarmos pautas criativas e com temas variados sem nos distanciarmos da personalidade da revista. É diferente de outras publicações, em que tudo é permitido: da banda Calypso à Chopin!


 



Escrito por jéfferson às 22h29
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com JORGE BRASIL - Parte 2

 

 


Jéfferson Balbino: A que você atribui o sucesso da revista?

Jorge Brasil: Desde que comecei a trabalhar em MINHA NOVELA quis criar um canal de comunicação direto com o leitor. E passei a fazer eu mesmo a seção de cartas. Tenho uma funcionária ótima no atendimento ao leitor, Renata Martins, mas faço questão de ler todos os e-mails e cartas que chegam, responder tudo que é possível ser respondido e ficar sempre antenado às necessidades do leitor. Também faço reuniões mensais no Rio e São Paulo com leitores e leitoras para debatermos olho no olho tudo o que eles esperam da revista, o que gostam, o que não gostam, ouvir sugestões... O sucesso de MINHA NOVELA vem muito dessa interação e também da linguagem de nossa linha editorial. Não subestimo a inteligência do público. Pelo contrário, a estimulo com uma forma leve, bem humorada de fazer as matérias e entrevistas. Sem deixar de lado o que nos é mais importante: a informação precisa.

Jéfferson Balbino: Como é a sua rotina de trabalho?

Jorge Brasil: Como adoro rotina e faço questão de cumpri-la, elaboro um cronograma de fechamento e exijo que seja cumprido. Isso facilita na hora de elaborar as pautas, montar o espelho da revista e decidir tudo o que publicaremos. Minha função não é apenas editorial. Sou também um administrador de orçamentos e toda a parte empresarial de MINHA NOVELA. Haja tempo para isso tudo e ainda escrever dois blogs e cuidar das redes sociais com o nome da revista...

Jéfferson Balbino: Eu sempre fui um leitor assíduo da revista “Minha Novela”, e na década passada o que chamou minha atenção na revista foi o inovador e prático ‘formato de bolso’. Porque esse formato não continuou?

Jorge Brasil: Não foi financeiramente satisfatório. Eu adorava a mini-MINHA NOVELA, mas não havia interesse publicitário em anunciar numa revista tão pequena. Mas foi uma pena porque era muito charmosa, não é mesmo?

Jéfferson Balbino: Como você avalia o trabalho dos inúmeros blogs especializados em novelas que existem na internet?

Jorge Brasil: Acho sensacional! Fico muito feliz por ver, principalmente, a garotada investindo nesse segmento que, durante muito tempo, sofria preconceito. O universo das novelas é mais rico do que muita gente pensa e existe espaço na Rede para que todo mundo se expresse. Acompanho vários deles. Gosto especialmente dos que usam o humor para abordar fatos das novelas e da vida das celebridades.

Jéfferson Balbino: Quantos dias vocês levam pra fechar a edição da revista?

Jorge Brasil: Dura a semana toda. Começamos o fechamento na terça-feira, com a elaboração do espelho (espécie de planilha com a relação de matérias que entrarão naquela edição) e o fechamento de algumas colunas, como Horóscopo e X-Tudo. Durante a semana são fechadas as matérias e outras colunas. Na sexta-feira, finalizamos as matérias mais frias e, na segunda, fechamos as matérias quentes (com os últimos acontecimentos nas novelas e na vida dos famosos) e também a capa. MINHA NOVELA chega nas bancas às quartas-feiras nos grandes centros.

Jéfferson Balbino: Você como bom noveleiro, já pensou em escrever novelas?

Jorge Brasil: Claro que sim. Já elaborei até mesmo algumas sinopses. Mas acho que gosto mesmo é de assistir e não de escrever novelas.

 



Escrito por jéfferson às 22h26
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com JORGE BRASIL - Parte 3

 

 


Jéfferson Balbino: Durante os últimos anos, a cobertura de celebridades e novelas cresceu muito no Brasil. Como você vê esse atual momento do jornalismo diversional?

Jorge Brasil: Tem acontecido uma banalização da notícia. Hoje em dia basta que um famoso (geralmente um de classe z) ande na rua para que seja clicado por algum paparazzo e vá parar nos sites e revistas. Esse tipo de “informação” tira a verdadeira importância dos paparazzi, que é conseguir o flagrante sensacional que ninguém tem. E dilui até mesmo o peso que uma celebridade deve ter para ganhar espaço. Se você me perguntar como poderia ser resolvido isso, só tenho uma resposta: com bom senso por parte dos editores em saber separar quem deve ou não ser notícia.

Jéfferson Balbino: Como é o processo de escolha das capas da revista?

Jorge Brasil: Muito complexo. Muito discutido, muito debatido. Vai para a capa a informação mais bombástica.

Jéfferson Balbino: O que você gosta de fazer quando não está na redação, nas horas de lazer?

Jorge Brasil: Nada muito diferente do que faço no trabalho (risos). Gosto de ver novelas, filmes, séries... Amo ler e não sou chegado a baladas. De dia adoro piscina e praia e, à noite, cinema e teatro ainda são as melhores diversões. Se, depois, tiver um jantarzinho com amigos, melhor ainda.

Jéfferson Balbino: É verdade que você tem 8 cachorros (risos)? Como você consegue conciliar seu trabalho e se dedicar a essa cachorrada?

Jorge Brasil: Infelizmente tenho sete cachorros no momento. Perdi recentemente uma “filha”, a poodle Gisele. Jéfferson, sinto amor pelos meus cachorros. Amor profundo. E, quando é assim, tempo é relativo. Até mesmo dar banho neles se torna um prazer. Mas, é claro, que tenho parentes que me ajudam a cuidar das “crianças”.

Jéfferson Balbino: Além de novelas, soube que você gosta muito de filmes. Quais são seus filmes preferidos?

Jorge Brasil: Xiii!!! Pergunta difícil!!! Sou viciado em séries, filmes e novelas. É quase impossível fazer uma lista com menos de 30 cada... Mas vamos fechar com Lost (seriado)... E o Vento Levou (filme) e Irmãos Coragem (versão 1970, novela).

Jéfferson Balbino: Você já teve atrito com algum artista devido publicações na revista ou a criticas que você fez?

Jorge Brasil: Em MINHA NOVELA, nunca! Mas quando trabalhei no jornal O Fluminense, de Niterói, uma atriz alegou que a entrevista que fiz com ela era mentirosa. Felizmente estava tudo gravado, foi devidamente comprovado e ela não teve saída a não ser pedir desculpas.

 



Escrito por jéfferson às 22h17
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com JORGE BRASIL - Parte 4

 

 

Jéfferson Balbino: Como é a sua relação com os leitores da revista?

Jorge Brasil: São meus parentes. Falo sempre na Família MINHA NOVELA e isso é verdade. Como em todo núcleo familiar, existem integrantes mais próximos do que outros, às vezes acontecem algumas briguinhas (risos), mas todos são muito amados. Gente, sem leitor não existiria MINHA NOVELA. Eles são tudo!

Jéfferson Balbino: Qual é o artista brasileiro que você mais admira?

Jorge Brasil: Vários. Entre os autores, Gilberto Braga, Manoel Carlos, João Emanuel Carneiro, Aguinaldo Silva e Duca Rachid & Thelma Guedes. Adoro Jorge Fernando e Wolf Maya como diretores. E, entre os atores, Tony Ramos, Tarcísio Meira, Mariana Ximenes e Glória Menezes.

Jéfferson Balbino: E como é o Jorge Brasil telespectador? O que você vem assistindo na TV?

Jorge Brasil: Vejo muita coisa, graças a fitas em VHS (risos), gravadores de DVD e da SKY e o You Tube. De manhã, gosto muito do “Hoje em Dia”, da Record, e do “Bem Estar”, da Globo. Também assisto ao “Estrelas”, “Hebe” e partes do “Caldeirão do Huck”. Também vejo um pouco de “O Clone” e de “Amigas e Rivais”, na redação, além de “Malhação”, “Morde & Assopra”, “Insensato Coração”, “Amor e Revolução” e “Vidas em Jogo”. E AMO “Cordel Encantado”. É a minha favorita do momento. Infelizmente assisto menos “Rebelde” do que gostaria e acompanho as séries “Tapas e Beijos”,” Divã”, “Batendo Ponto” e “Lara com Z”, que detesto.  Mas vejo assim mesmo... A lista dos “enlatados” é maior ainda: “Glee”, “Desperate Housewives”, “Dexter”, “Damages”, “Brothers and Sisters”, “True Blood”, “Médium”, “Big Love” e, agora, “Game of Thrones”. Certamente esqueci alguma... (risos).

Jéfferson Balbino: Antes de finalizarmos nossa entrevista, qual foi à melhor novela que você já assistiu?

Jorge Brasil: “Irmãos Coragem” é incomparável. E sua regravação não chegou aos pés da original. Mas amo também “Vale Tudo”, “Dancin´Days”, “Baila Comigo”, “A Sucessora”, “Cambalacho”, “Maria Maria”, “Escalada”, “O Casarão”, “Jogo da Vida”, “A Favorita”, “Corpo Santo”, ”Xica da Silva”, “Sítio do Picapau Amarelo”, “Grande Sertão Veredas”, “Alma Gêmea”, “A Casa das Sete Mulheres”, “Desejo”, “O Tempo e o Vento”, “Boca do Lixo”...

Jéfferson Balbino: Jorge, muito obrigado por conceder essa entrevista ao “No Mundo dos Famosos”, admiro muito seu trabalho e foi uma honra ter um entrevistado ilustre como você. Um grande abraço e muito sucesso!

Jorge Brasil: Querido, eu que agradeço. E parabéns pelo trabalho, o “No Mundo dos Famosos” é demais!

 

 



Escrito por jéfferson às 22h09
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial - NO MUNDO DOS FAMOSOS

 

OUTRAS ENTREVISTAS

 

 Pra você que perdeu as outras entrevistas realizadas por mim aqui NO MUNDO DOS FAMOSOS, aí vai o link de cada uma pra você poder ler, ou reler novamente.

 

1 - NILSON XAVIER (escritor)

2 - MARGARETH BOURY (autora de novelas)

3 - REYNALDO BOURY (diretor de TV)

4 - BABI XAVIER (atriz/apresentadora)

5 - NÉLIO JÚNIOR (jornalista/repórter de TV)

6 - MARCÍLIO MORAES (autor de novelas)

7 - RICARDO LINHARES (autor de novelas)

8 - ANA MARIA MORETZSOHN (autora de novelas)

9 - DUCA RACHID (autora de novelas)

10 - ADA CHASELIOV (atriz)

11 - MAYRA DIAS GOMES (escritora)

12 - THELMA GUEDES (autora de novelas)

13 – ANDRÉ REBELLO (ator)

14 – KADU MOLITERNO (ator)

15 - MAURICIO MACHADO (ator)

16 - LAURO CÉSAR MUNIZ (autor de novelas)

17 - STELLA FREITAS (atriz)

18 - ALCIDES NOGUEIRA (autor de novelas)

19 - EDWIN LUISI (ator)

20 - MAURO ALENCAR (Doutor em Teledramaturgia/escritor)

21 - SOLANGE CASTRO NEVES (autora de novelas)

22 - WALTHER NEGRÃO (autor de novelas)

23 - BÁRBARA BRUNO (atriz)

24 - RENATA DIAS GOMES (autora de novelas)

25 - MATEUS CARRIERI (ator)

26 - LETÍCIA DORNELLES (autora de novelas)

27 - TAMARA TAXMAN (atriz)

28 - AIMAR LABAKI (dramaturgo/autor de novelas)

29 - LUCÉLIA SANTOS (atriz)

30 - FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI (escritor)

31 - EDUARDO NASSIFE (escritor)

32 - ROSANE GOFMAN (atriz)

33 - CRISTIANNE FRIDMANN (autora de novelas)

34 - RODRIGO PHAVANELLO (ator)

35 - YOYA WURSCH (autora de novelas/roteirista)

36 - INGRA LIBERATO (atriz)

37 - JOÃO CAMARGO (ator)

38 - GILBERTO BRAGA (autor de novelas)

39 - DÉO GARCEZ (ator)

40 - PATRÍCIA MORETZSOHN (autora de novelas)

41 - BETH GOULART (atriz)

42 - MANOEL CARLOS (autor de novelas)

43 - VANESSA GOULARTT (atriz)

44 - DENISE EMMER (escritora)

45 - MARIA ADELAIDE AMARAL (autora de novelas)

46 - WALCYR CARRASCO (autor de novelas)

47 - LEONA CAVALLI (atriz)

48 - AZIZ BAJUR (dramaturgo)

49 - FÁTIMA FREIRE (atriz)

50 - VIVIAN DE OLIVEIRA (autora de novelas)

51 - JÉFFERSON BALBINO (blogueiro)

52 - SILVIO DE ABREU (autor de novelas)

53 - PEDRO NESCHLING (ator)

54 - JORGE BRASIL (jornalista



Escrito por jéfferson às 22h06
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.







Escrito por jéfferson às 22h01
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.



Histórico:

- 26/01/2014 a 01/02/2014
- 19/01/2014 a 25/01/2014
- 12/01/2014 a 18/01/2014
- 05/01/2014 a 11/01/2014
- 29/12/2013 a 04/01/2014
- 22/12/2013 a 28/12/2013
- 08/12/2013 a 14/12/2013
- 01/12/2013 a 07/12/2013
- 24/11/2013 a 30/11/2013
- 17/11/2013 a 23/11/2013
- 10/11/2013 a 16/11/2013
- 03/11/2013 a 09/11/2013
- 27/10/2013 a 02/11/2013
- 20/10/2013 a 26/10/2013
- 13/10/2013 a 19/10/2013
- 06/10/2013 a 12/10/2013
- 29/09/2013 a 05/10/2013
- 22/09/2013 a 28/09/2013
- 15/09/2013 a 21/09/2013
- 08/09/2013 a 14/09/2013
- 01/09/2013 a 07/09/2013
- 25/08/2013 a 31/08/2013
- 18/08/2013 a 24/08/2013
- 11/08/2013 a 17/08/2013
- 04/08/2013 a 10/08/2013
- 28/07/2013 a 03/08/2013
- 21/07/2013 a 27/07/2013
- 14/07/2013 a 20/07/2013
- 07/07/2013 a 13/07/2013
- 23/06/2013 a 29/06/2013
- 16/06/2013 a 22/06/2013
- 09/06/2013 a 15/06/2013
- 02/06/2013 a 08/06/2013
- 19/05/2013 a 25/05/2013
- 12/05/2013 a 18/05/2013
- 05/05/2013 a 11/05/2013
- 28/04/2013 a 04/05/2013
- 21/04/2013 a 27/04/2013
- 14/04/2013 a 20/04/2013
- 07/04/2013 a 13/04/2013
- 31/03/2013 a 06/04/2013
- 24/03/2013 a 30/03/2013
- 17/03/2013 a 23/03/2013
- 10/03/2013 a 16/03/2013
- 24/02/2013 a 02/03/2013
- 17/02/2013 a 23/02/2013
- 10/02/2013 a 16/02/2013
- 27/01/2013 a 02/02/2013
- 20/01/2013 a 26/01/2013
- 06/01/2013 a 12/01/2013
- 23/12/2012 a 29/12/2012
- 09/12/2012 a 15/12/2012
- 02/12/2012 a 08/12/2012
- 11/11/2012 a 17/11/2012
- 04/11/2012 a 10/11/2012
- 28/10/2012 a 03/11/2012
- 21/10/2012 a 27/10/2012
- 14/10/2012 a 20/10/2012
- 07/10/2012 a 13/10/2012
- 23/09/2012 a 29/09/2012
- 26/08/2012 a 01/09/2012
- 19/08/2012 a 25/08/2012
- 22/07/2012 a 28/07/2012
- 15/07/2012 a 21/07/2012
- 01/07/2012 a 07/07/2012
- 24/06/2012 a 30/06/2012
- 17/06/2012 a 23/06/2012
- 10/06/2012 a 16/06/2012
- 03/06/2012 a 09/06/2012
- 27/05/2012 a 02/06/2012
- 20/05/2012 a 26/05/2012
- 13/05/2012 a 19/05/2012
- 06/05/2012 a 12/05/2012
- 29/04/2012 a 05/05/2012
- 22/04/2012 a 28/04/2012
- 08/04/2012 a 14/04/2012
- 01/04/2012 a 07/04/2012
- 25/03/2012 a 31/03/2012
- 18/03/2012 a 24/03/2012
- 11/03/2012 a 17/03/2012
- 04/03/2012 a 10/03/2012
- 26/02/2012 a 03/03/2012
- 19/02/2012 a 25/02/2012
- 12/02/2012 a 18/02/2012
- 05/02/2012 a 11/02/2012
- 29/01/2012 a 04/02/2012
- 22/01/2012 a 28/01/2012
- 15/01/2012 a 21/01/2012
- 08/01/2012 a 14/01/2012
- 25/12/2011 a 31/12/2011
- 18/12/2011 a 24/12/2011
- 11/12/2011 a 17/12/2011
- 04/12/2011 a 10/12/2011
- 27/11/2011 a 03/12/2011
- 20/11/2011 a 26/11/2011
- 13/11/2011 a 19/11/2011
- 06/11/2011 a 12/11/2011
- 30/10/2011 a 05/11/2011
- 23/10/2011 a 29/10/2011
- 16/10/2011 a 22/10/2011
- 02/10/2011 a 08/10/2011
- 25/09/2011 a 01/10/2011
- 18/09/2011 a 24/09/2011
- 11/09/2011 a 17/09/2011
- 04/09/2011 a 10/09/2011
- 28/08/2011 a 03/09/2011
- 21/08/2011 a 27/08/2011
- 14/08/2011 a 20/08/2011
- 07/08/2011 a 13/08/2011
- 26/06/2011 a 02/07/2011
- 12/06/2011 a 18/06/2011
- 05/06/2011 a 11/06/2011
- 22/05/2011 a 28/05/2011
- 08/05/2011 a 14/05/2011
- 24/04/2011 a 30/04/2011
- 17/04/2011 a 23/04/2011
- 10/04/2011 a 16/04/2011
- 03/04/2011 a 09/04/2011
- 27/03/2011 a 02/04/2011
- 20/03/2011 a 26/03/2011
- 13/03/2011 a 19/03/2011
- 06/03/2011 a 12/03/2011
- 27/02/2011 a 05/03/2011
- 13/02/2011 a 19/02/2011
- 06/02/2011 a 12/02/2011
- 30/01/2011 a 05/02/2011
- 23/01/2011 a 29/01/2011
- 16/01/2011 a 22/01/2011
- 09/01/2011 a 15/01/2011
- 02/01/2011 a 08/01/2011
- 26/12/2010 a 01/01/2011
- 19/12/2010 a 25/12/2010
- 12/12/2010 a 18/12/2010
- 05/12/2010 a 11/12/2010
- 28/11/2010 a 04/12/2010