Entrevista Especial com HERSCH BASBAUM

 

 


Hoje a minha ‘Entrevista Especial’ é com um grande escritor brasileiro, ele foi o responsável por biografar uma das pessoas que eu mais admiro nessa vida, que é o novelista Lauro César Muniz... Ele também foi diretor da União Brasileira dos Escritores, do Instituto Cultural Israelita Brasileiro e da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Ele também já escreveu para o teatro, pensou em escrever pra TV e foi crítico de dramaturgia no Diário Popular. O “No Mundo dos Famosos” entrevista o talentoso HERSCH BASBAUM.

 

“Posso dizer que o Lauro César Muniz é uma pessoa forte, com princípios, domina o ofício a que se dedicou é, acima de tudo, responsável e talentoso.”

(Hersch Basbaum)

 

Jéfferson Balbino: Quando e como você descobriu que queria ser escritor?

Hersch W. Basbaum: Já nos tempos do curso secundário eu escrevia textos, redações de português, que eram apreciadas pelos colegas.

Jéfferson Balbino: Durante 8 anos você foi diretor da União Brasileira dos Escritores. O que você relataria desse período de sua vida?

Hersch W. Basbaum: Infelizmente, a UBE não me acrescentou nada. Sentia instituição como algo preso a um passado, em que os notáveis a freqüentavam e discutiam literatura. E o próprio país.  Os escritores mais antigos e com algum prestígio, desapareceram, ou porque morreram ou porque não mais se interessavam.  Os mais novos não se sentiam atraídos.

Jéfferson Balbino: Você que também tem uma grande importância na história da SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais), como você define a atual fase do Teatro Brasileiro?

Hersch W. Basbaum: Em minha opinião o teatro brasileiro está atravessando uma de suas piores fases. De tempos em tempos entra em crise e parece que vai fenecer, mas sempre renasce revigorado. Mas agora sinto que está demorando muito. Havia um tempo glorioso e romântico que havia 9 (nove) apresentações por semana. De terça a domingo, com 2 seções as quintas (matinê), aos sábados e domingos. Hoje, apenas 3, de sexta. à domingo, pouquíssimos novos autores e ainda são encenados Nelson Rodrigues, Plínio, Guarnieri, Vianinha, Dias Gomes e textos estrangeiros, com supostas ‘novas’ leituras.

Jéfferson Balbino: No Teatro você também escreveu as seguintes peças: “A Ilha da Liberdade” (1979); “O Presidente Crioulo” (1982); “A Filha do Presidente” (1985); “Os Inimigos” (1994); “Gotas de Paixão” (1995) e “Paredes Espelhadas” (1995). O que esses trabalhos representam em sua carreira?

Hersch W. Basbaum: São essas as únicas realmente encenadas, dentre as 17 que escrevi. Significaram apenas a comprobação de que sabia escrever peças teatrais.  Em 2007 cheguei a conquistar o primeiro lugar no grande concurso nacional, Prêmio Carlos Carvalho, instituído pela cidade de Porto Alegre, com a peça “O Senhor de Paris”.

Jéfferson Balbino: Você também escreveu duas biografias para a Coleção Aplauso, a “Energia Eterna” sobre o grande José Renato, fundador do Teatro de Arena e “Lauro César Muniz: Solta o Verbo” sobre o novelista Lauro César Muniz. Como foi seu trabalho de pesquisa para biografá-los?

Hersch W. Basbaum: Foi um trabalho prazeroso. Duas pessoas ótimas, que se transformaram em amigos. Não havia muito que pesquisar, tratando-se basicamente de análise do conteúdo das próprias entrevistas acrescida com fatos de lembranças pessoais.

Jéfferson Balbino: Houve alguma dificuldade para escrever as respectivas biografias?

Hersch W. Basbaum: Nenhuma dificuldade, além do grande trabalho na transcrição das fitas gravadas. Eu mesmo que fiz.

 



Escrito por jéfferson às 20h47
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com HERSCH BASBAUM

 

 

 

 

Jéfferson Balbino: Recentemente o Lauro César Muniz me presenteou com essa biografia que você escreveu sobre ele, e eu como fã inveterado do Lauro fiquei maravilhado não apenas com a belíssima história de vida dele, mas também por sua competência magistral em retratar com perfeição a instigante trajetória desse grande novelista. E lendo o livro um fato me chamou muita atenção, ao relatar sobre sua escalada pessoal o Lauro fala que durante muitos dias vocês gravaram os depoimentos ‘entre copos de chopes’. Por isso gostaria de saber mais detalhes sobre isso. Como eram os encontros de vocês? Eram sempre descontraídos e informais?

Hersch W. Basbaum: Claro, sempre descontraídos e informais. Com Zé Renato, conversávamos na coxia de seu teatro ali na Bela Vista. Com o Lauro, em uma cantina perto de seu antigo flat, no Campo Belo. Muito chope, realmente, que se constituiu em excelente estimulante para que se soltasse o verbo e, quer nas respostas quanto nas perguntas.  Compartilhávamos de uma mesma visão de mundo e com uma experiência de militância política similar...

Jéfferson Balbino: Como é o Lauro César Muniz por Hersch W. Basbaum?

Hersch W. Basbaum: Bem, escrevi um livro para responder a esta questão.  Mas, resumidamente, posso dizer que o Lauro César Muniz é uma pessoa forte, com princípios, domina o ofício a que se dedicou é, acima de tudo, responsável e talentoso.

Jéfferson Balbino: Entre os trabalhos do Lauro César Muniz qual você mais gostou?

Hersch W. Basbaum: Na TV só assisti a “Aquarela do Brasil” e gostei. Era um assunto de meu inteiro conhecimento, música popular e Rádio Nacional... Vi mais o seu teatro.

Jéfferson Balbino: Tem planos de escrever outra biografia? Qual será seu próximo biografado?

Hersch W. Basbaum: Há um convite, a ser confirmado, de escrever a biografia de um famoso editor de São Paulo. Além disso, escrevo a de Enio Gonçalves, notável ator e dramaturgo gaúcho, radicado em São Paulo há muitos anos.

Jéfferson Balbino: O que um bom biógrafo precisa ter para desempenhar um bom trabalho?

Hersch W. Basbaum: Prazer em escrever, entregar-se à tarefa de perscrutar a alma do biografado. Disposição para o trabalho.  Fazer as perguntas certas, sem receios...

Jéfferson Balbino: Você tem cerca de 10 obras publicadas, entre elas: “Até nas Ilhas Galápagos” (1980), “O Homem de Amarelo” (1987) e “O Fâmulo de Cristo” (1993). Que avaliação você faz desses trabalhos?

Hersch W. Basbaum: Na verdade, são 11 os livros publicados, no total. Começa com Obras Póstumas de E.M., (1972- Contos) seguindo-se aquelas acima citadas, passando por Cartas ao Comitê Central (1999 - Ensaio Biográfico), A Saga do Judeu Brasileiro (2004 – Ensaio Histórico), Eu Vendedor (2007 - Biografia de um Líder de Vendas), Zé Renato (2008), Lauro (2010 - Biografias), Sarjobes&Brancildes (2010 -Contos) e Cultura em Decadência (2011- Ensaio). Os livros de contos são ricos em criatividade, histórias originais e divertidas e alcançaram algum êxito. Os romances, nem tanto. O Homem de Amarelo, por exemplo, foi mal compreendido e devo ter errado na narrativa... Os ensaios conseguiram presença na grande mídia, principalmente Cartas... e A Saga... Quanto ao último, recém editado, há que aguardar.

 



Escrito por jéfferson às 20h41
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com HERSCH BASBAUM

 

 

Jéfferson Balbino: Como foi a experiência em ser critico de dramaturgia no “Diário Popular” (1988/1990)?

Hersch W. Basbaum: Gostei bastante, grande experiência. Assistia tudo, do ruim ao bom. Vi que o teatro brasileiro, naquele momento, se mostrava demasiadamente pobre. Bons atores, direção mediana e textos medíocres, predominando aquela falácia de ‘criação coletiva’. Ou então, ‘releituras’ de antigos êxitos raramente trazendo sinais de criatividade.  Mas sempre procurei ser elegante, não destruindo nenhum trabalho. Respeito, acima de tudo.

Jéfferson Balbino: Você também publicou diversas analises, crônicas e ensaios para o jornal “O Estado de São Paulo”. Qual foi a que teve maior repercussão?

Hersch W. Basbaum: Um artigo “O Carnaval-Espagueti”, criticando o carnaval de São Paulo e que consta do último livro.

Jéfferson Balbino: Você já teve ou tem vontade de escrever pra televisão?

Hersch W. Basbaum: Houve um momento em que a vontade era grande, principalmente pela gigantesca grana que os autores recebem das emissoras. Cheguei a tentar contato com algumas, mas não falei com as pessoas certas e nada consegui. Mas creio que hoje não teria mais fôlego, pois sei que é um trabalho exaustivo. Vejo pelo Lauro.

Jéfferson Balbino: Quais são seus próximos projetos?

Hersch W. Basbaum: Um romance, em andamento, sendo escrito com base em anotações deixadas por meu pai, historiador e filósofo, recentemente encontradas e um livro sobre história contemporânea brasileira.

Jéfferson Balbino: Que dica você deixa pra que pretende seguir a carreira de escritor?

Hersch W. Basbaum: Escreva, Escreva. Escreva. Escreva. Não se censure a priori.

Jéfferson Balbino: Sacia uma curiosidade nossa, o seu nome é artístico ou de batismo?

Hersch W. Basbaum: Essa foi boa! (risos). Nem artístico e nem de batismo. Judeu não é batizado. É nome de registro, mesmo.

Jéfferson Balbino: Como é o Hersch telespectador? O que você gosta de assistir na televisão?

Hersch W. Basbaum: Vejo noticiário, filme e futebol.

Jéfferson Balbino: Sempre finalizo minhas entrevistas questionando qual foi à melhor novela que o entrevistado já assistiu. E com você não poderia ser diferente. Pra você, qual foi à melhor novela?

Hersch W. Basbaum: Infelizmente não sou um espectador de novela. Nada contra e não tenho preconceitos. Apenas não tenho o hábito.

Jéfferson Balbino: Hersch, parabéns pela belíssima trajetória profissional, aproveito também para agradecê-lo pela imensa contribuição que você teve na homenagem que prestamos ao nosso querido Lauro César Muniz... Muito obrigado por conceder essa entrevista ao “No Mundo dos Famosos” e muito mais sucesso. E um Feliz Natal e um ótimo Ano-Novo. Um grande abraço!

Hersch W. Basbaum: Jéfferson retribuo o abraço e os votos.

 



Escrito por jéfferson às 20h37
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Semana que Vem: Especial sobre a minissérie CHIQUINHA GONZAGA

SEMANA QUE VEM...


 

Você irá conferir aqui "No Mundo dos Famosos"

uma matéria especial sobre a inesquecível minissérie CHIQUINHA GONZAGA

Aguarde!



Escrito por jéfferson às 20h35
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial - NO MUNDO DOS FAMOSOS

 

OUTRAS ENTREVISTAS

 

1 - NILSON XAVIER (escritor)

2 - MARGARETH BOURY (autora de novelas)

3 - REYNALDO BOURY (diretor de TV)

4 - BABI XAVIER (atriz/apresentadora)

5 - NÉLIO JÚNIOR (jornalista/repórter de TV)

6 - MARCÍLIO MORAES (autor de novelas)

7 - RICARDO LINHARES (autor de novelas)

8 - ANA MARIA MORETZSOHN (autora de novelas)

9 - DUCA RACHID (autora de novelas)

10 - ADA CHASELIOV (atriz)

11 - MAYRA DIAS GOMES (escritora)

12 - THELMA GUEDES (autora de novelas)

13 – ANDRÉ REBELLO (ator)

14 – KADU MOLITERNO (ator)

15 - MAURICIO MACHADO (ator)

16 - LAURO CÉSAR MUNIZ (autor de novelas)

17 - STELLA FREITAS (atriz)

18 - ALCIDES NOGUEIRA (autor de novelas)

19 - EDWIN LUISI (ator)

20 - MAURO ALENCAR (Doutor em Teledramaturgia/escritor)

21 - SOLANGE CASTRO NEVES (autora de novelas)

22 - WALTHER NEGRÃO (autor de novelas)

23 - BÁRBARA BRUNO (atriz)

24 - RENATA DIAS GOMES (autora de novelas)

25 - MATEUS CARRIERI (ator)

26 - LETÍCIA DORNELLES (autora de novelas)

27 - TAMARA TAXMAN (atriz)

28 - AIMAR LABAKI (dramaturgo/autor de novelas)

29 - LUCÉLIA SANTOS (atriz)

30 - FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI (escritor)

31 - EDUARDO NASSIFE (escritor)

32 - ROSANE GOFMAN (atriz)

33 - CRISTIANNE FRIDMANN (autora de novelas)

34 - RODRIGO PHAVANELLO (ator)

35 - YOYA WURSCH (autora de novelas/roteirista)

36 - INGRA LIBERATO (atriz)

37 - JOÃO CAMARGO (ator)

38 - GILBERTO BRAGA (autor de novelas)

39 - DÉO GARCEZ (ator)

40 - PATRÍCIA MORETZSOHN (autora de novelas)

41 - BETH GOULART (atriz)

42 - MANOEL CARLOS (autor de novelas)

43 - VANESSA GOULARTT (atriz)

44 - DENISE EMMER (escritora)

45 - MARIA ADELAIDE AMARAL (autora de novelas)

46 - WALCYR CARRASCO (autor de novelas)

47 - LEONA CAVALLI (atriz)

48 - AZIZ BAJUR (dramaturgo)

49 - FÁTIMA FREIRE (atriz)

50 - VIVIAN DE OLIVEIRA (autora de novelas)

51 - JÉFFERSON BALBINO (blogueiro)

52 - SILVIO DE ABREU (autor de novelas)

53 - PEDRO NESCHLING (ator)

54 - JORGE BRASIL (jornalista)

55 - NORMA BLUM (atriz)

56 - DENISE DEL VECCHIO (atriz)

57 - RODRIGO ANDRADE (ator)

58 - LUCINHA LINS (atriz)

59 - CLAUDIO LINS (ator)

60 - NARJARA TURETTA (atriz)

61 - CLAUDINO MAYER (escritor/pesquisador em teledramaturgia)

62 - ANDRÉ FRATESCHI (ator)

63 - TUNA DWEK (atriz/escritora)

64 - TÂNIA BONDEZAN (atriz)

65 - GERALDO CARNEIRO (autor de novelas)

66 - ROSAMARIA MURTINHO (atriz)

67 - VINCENT VILLARI (autor de novelas)

68 - TÁSSIA CAMARGO (atriz)

69 - YVES DUMONT (autor de novelas)

70 - ANDRÉ DI MAURO (ator)

71 - HERSCH W. BASBAUM (escritor e dramaturgo)

 

HISTÓRIAS DE NOVELISTAS

 

LAURO CÉSAR MUNIZ

 

SESSÃO ESPECIAL

 

Aniversário da autora MARIA ADELAIDE AMARAL (autora de novelas)

Jéfferson Balbino conversa com o ator LIMA DUARTE

 



Escrito por jéfferson às 20h31
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial - NO MUNDO DOS FAMOSOS

EM BREVE

 

 

Você irá conferir aqui NO MUNDO DOS FAMOSOS

Uma 'Entrevista Especial' com o grande cineasta CACÁ DIEGUES

Não Perca!



Escrito por jéfferson às 20h16
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.



Histórico:

- 26/01/2014 a 01/02/2014
- 19/01/2014 a 25/01/2014
- 12/01/2014 a 18/01/2014
- 05/01/2014 a 11/01/2014
- 29/12/2013 a 04/01/2014
- 22/12/2013 a 28/12/2013
- 08/12/2013 a 14/12/2013
- 01/12/2013 a 07/12/2013
- 24/11/2013 a 30/11/2013
- 17/11/2013 a 23/11/2013
- 10/11/2013 a 16/11/2013
- 03/11/2013 a 09/11/2013
- 27/10/2013 a 02/11/2013
- 20/10/2013 a 26/10/2013
- 13/10/2013 a 19/10/2013
- 06/10/2013 a 12/10/2013
- 29/09/2013 a 05/10/2013
- 22/09/2013 a 28/09/2013
- 15/09/2013 a 21/09/2013
- 08/09/2013 a 14/09/2013
- 01/09/2013 a 07/09/2013
- 25/08/2013 a 31/08/2013
- 18/08/2013 a 24/08/2013
- 11/08/2013 a 17/08/2013
- 04/08/2013 a 10/08/2013
- 28/07/2013 a 03/08/2013
- 21/07/2013 a 27/07/2013
- 14/07/2013 a 20/07/2013
- 07/07/2013 a 13/07/2013
- 23/06/2013 a 29/06/2013
- 16/06/2013 a 22/06/2013
- 09/06/2013 a 15/06/2013
- 02/06/2013 a 08/06/2013
- 19/05/2013 a 25/05/2013
- 12/05/2013 a 18/05/2013
- 05/05/2013 a 11/05/2013
- 28/04/2013 a 04/05/2013
- 21/04/2013 a 27/04/2013
- 14/04/2013 a 20/04/2013
- 07/04/2013 a 13/04/2013
- 31/03/2013 a 06/04/2013
- 24/03/2013 a 30/03/2013
- 17/03/2013 a 23/03/2013
- 10/03/2013 a 16/03/2013
- 24/02/2013 a 02/03/2013
- 17/02/2013 a 23/02/2013
- 10/02/2013 a 16/02/2013
- 27/01/2013 a 02/02/2013
- 20/01/2013 a 26/01/2013
- 06/01/2013 a 12/01/2013
- 23/12/2012 a 29/12/2012
- 09/12/2012 a 15/12/2012
- 02/12/2012 a 08/12/2012
- 11/11/2012 a 17/11/2012
- 04/11/2012 a 10/11/2012
- 28/10/2012 a 03/11/2012
- 21/10/2012 a 27/10/2012
- 14/10/2012 a 20/10/2012
- 07/10/2012 a 13/10/2012
- 23/09/2012 a 29/09/2012
- 26/08/2012 a 01/09/2012
- 19/08/2012 a 25/08/2012
- 22/07/2012 a 28/07/2012
- 15/07/2012 a 21/07/2012
- 01/07/2012 a 07/07/2012
- 24/06/2012 a 30/06/2012
- 17/06/2012 a 23/06/2012
- 10/06/2012 a 16/06/2012
- 03/06/2012 a 09/06/2012
- 27/05/2012 a 02/06/2012
- 20/05/2012 a 26/05/2012
- 13/05/2012 a 19/05/2012
- 06/05/2012 a 12/05/2012
- 29/04/2012 a 05/05/2012
- 22/04/2012 a 28/04/2012
- 08/04/2012 a 14/04/2012
- 01/04/2012 a 07/04/2012
- 25/03/2012 a 31/03/2012
- 18/03/2012 a 24/03/2012
- 11/03/2012 a 17/03/2012
- 04/03/2012 a 10/03/2012
- 26/02/2012 a 03/03/2012
- 19/02/2012 a 25/02/2012
- 12/02/2012 a 18/02/2012
- 05/02/2012 a 11/02/2012
- 29/01/2012 a 04/02/2012
- 22/01/2012 a 28/01/2012
- 15/01/2012 a 21/01/2012
- 08/01/2012 a 14/01/2012
- 25/12/2011 a 31/12/2011
- 18/12/2011 a 24/12/2011
- 11/12/2011 a 17/12/2011
- 04/12/2011 a 10/12/2011
- 27/11/2011 a 03/12/2011
- 20/11/2011 a 26/11/2011
- 13/11/2011 a 19/11/2011
- 06/11/2011 a 12/11/2011
- 30/10/2011 a 05/11/2011
- 23/10/2011 a 29/10/2011
- 16/10/2011 a 22/10/2011
- 02/10/2011 a 08/10/2011
- 25/09/2011 a 01/10/2011
- 18/09/2011 a 24/09/2011
- 11/09/2011 a 17/09/2011
- 04/09/2011 a 10/09/2011
- 28/08/2011 a 03/09/2011
- 21/08/2011 a 27/08/2011
- 14/08/2011 a 20/08/2011
- 07/08/2011 a 13/08/2011
- 26/06/2011 a 02/07/2011
- 12/06/2011 a 18/06/2011
- 05/06/2011 a 11/06/2011
- 22/05/2011 a 28/05/2011
- 08/05/2011 a 14/05/2011
- 24/04/2011 a 30/04/2011
- 17/04/2011 a 23/04/2011
- 10/04/2011 a 16/04/2011
- 03/04/2011 a 09/04/2011
- 27/03/2011 a 02/04/2011
- 20/03/2011 a 26/03/2011
- 13/03/2011 a 19/03/2011
- 06/03/2011 a 12/03/2011
- 27/02/2011 a 05/03/2011
- 13/02/2011 a 19/02/2011
- 06/02/2011 a 12/02/2011
- 30/01/2011 a 05/02/2011
- 23/01/2011 a 29/01/2011
- 16/01/2011 a 22/01/2011
- 09/01/2011 a 15/01/2011
- 02/01/2011 a 08/01/2011
- 26/12/2010 a 01/01/2011
- 19/12/2010 a 25/12/2010
- 12/12/2010 a 18/12/2010
- 05/12/2010 a 11/12/2010
- 28/11/2010 a 04/12/2010