Entrevista Especial com ELIANA GUTTMAN

 

 


Minha “Entrevista Especial” de hoje é com uma grande atriz da teledramaturgia brasileira. Começou no Teatro aos 14 anos de idade, cursou Arte Dramática na USP, participou de renomados espetáculos e estreou na TV na inesquecível novela “Xica da Silva”, daí por diante se destacou em outras novelas como em “Esperança” na TV Globo e “Poder Paralelo” na Rede Record. Atualmente ela brilha na versão brasileira da novela “Rebelde”, onde empresta seu talento fazendo de sua personagem Ofélia uma interpretação marcante na novela de Margareth Boury. Com muita honra eu entrevisto a magistral atriz ELIANA GUTTMAN.

 

“Novela é uma obra aberta, e pode mudar tudo da noite para o dia...”

(Eliana Guttman)

 

Jéfferson Balbino: Quando e como você descobriu sua vocação pra carreira artística?

Eliana Guttman: Desde pequena minha mãe dizia que eu ia ser artista, mas acho que nem ela mesma sabia o que isso significava. Quando tinha 14 anos entrei para o grupo de teatro amador.

Jéfferson Balbino: Você é formada em Arte Dramática pela renomada EAD/USP. O ator que se forma na Academia pode ser considerado mais qualificado?

Eliana Guttman: A EAD tem uma excelência no ensino e, é considerada a melhor formação de ator do país, por isso é tão concorrida. E eu acho sim que faz diferença...

Jéfferson Balbino: No teatro você atuou em várias peças premiadas que obtiveram grande sucesso. Qual foi o espetáculo que mais lhe marcou?

Eliana Guttman: Cada espetáculo me marca de uma forma diferente, mas sempre deixa sua marca na minha alma... “Angels in America” foi um divisor de águas na minha carreira de atriz no teatro, foi um espetáculo que tocava fundo na alma. E eu adoro isso!

Jéfferson Balbino: Sua estréia na teledramaturgia ocorreu na novela “Xica da Silva” (TV Manchete/1996). Como foi essa experiência?

Eliana Guttman: Na verdade eu já tinha feito alguns trabalhos em TV, mas “Xica da Silva” foi à primeira novela que fiz, e foi uma experiência inesquecível em vários aspectos. Primeiro por ter tido a sorte de ter como diretor Walter Avancini. Foi com ele que aprendi o tom da TV.

Jéfferson Balbino: Após “Xica da Silva” você atuou ainda em “Mandacaru” (1997), que também foi produzida pela extinta Rede Manchete. E nesse período a emissora começou a enfrentar fortes crises financeiras que resultaria em atrasos salariais. Como foi trabalhar na emissora, nesse conturbado período, onde a mesma já estava entrando em processo de falência?

Eliana Guttman: Aí, esse assunto me dá indigestão. Até hoje estou esperando minha indenização. É muito triste ver um canal de TV se deteriorar daquela maneira por incompetência dos que deveriam fazer aquilo tudo crescer. Ainda bem que saí de “Mandacaru” um pouco antes da novela, porque já estava cansada, pedi prá sair (risos) e fui fazer Nelson Rodrigues com Marília Pêra.

 



Escrito por jéfferson às 19h11
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com ELIANA GUTTMAN

 

 

Jéfferson Balbino: Que lembranças você tem da Stefânia, sua personagem na novela “Meu Pé de Laranja Lima” (Band/1998)?

Eliana Guttman: Ah... Stefânia foi uma delícia fazer... Foi à primeira novela do Rodrigo Lombardi que é um fofo, conheci muita gente legal.

Jéfferson Balbino: Já sua estréia na TV Globo ocorreu na novela “Força de um Desejo” (1999). O que você destacaria desse trabalho?

Eliana Guttman: Ah... Essa foi uma participação engraçada. A Globo tinha me convidado pra fazer o papel da Denise Del Vecchio, mas eu tinha acabado de assinar com a Band. Então quando a novela estava acabando me chamaram de novo pra fazer a mãe verdadeira da mesma personagem. Eu entrei, entrando, sabe como é? Foi muito bom!

Jéfferson Balbino: Mesmo já sabendo o que vai acontecer com suas personagens, assim como os telespectadores você vibra assistindo a novela?

Eliana Guttman: Prá começar, não sabemos de nada não... As coisas vão acontecendo. Novela é uma obra aberta, e pode mudar tudo da noite para o dia... Mas vejo “Rebelde” diariamente. Não perco nenhum capítulo... Adoro, me relaxa, eu canto, dou risada, a novela é tuuuuuudo de bom.

Jéfferson Balbino: Como foi contracenar com o grande Gilbert e a talentosa Ana Paula Arósio na novela “Esperança” (TV Globo/2002)?

Eliana Guttman: Foi muito gratificante. Gilbert e eu nos tornamos bons amigos e somos até hoje. Ana Paula é uma filha que eu adotei de corpo e alma, nos amamos muito apesar de não nos encontrarmos com freqüência.

Jéfferson Balbino: Por falar na novela “Esperança”, essa trama foi um tanto conturbada, teve baixa audiência e ainda uma troca de autores, onde o Benedito Ruy Barbosa foi substituído pelo Walcyr Carrasco. Como vocês do elenco se posicionaram com esses fatos?

Eliana Guttman: Só posso falar por mim... Pra mim não foi legal... Ficávamos perdidos sem saber o que fazer, ficávamos no estúdio esperando cenas pra serem gravadas imediatamente e ir ao ar no dia seguinte. Foi muito estressante... Depois o Giane [Reynaldo Giannecchine] quebrou o dente, a Ana Paula [Arósio] torceu o pé, Gilbert desmaiou no cenário com pressão alta... Enfim, não foi fácil... Só eu sobrevivi (risos)...

Jéfferson Balbino: Você ainda foi âncora em alguns eventos e em alguns programas da TV Gazeta e da TV Cultura. Que experiências você adquiriu com esses trabalhos?

Eliana Guttman: No programa “Mosaíco”, muitas vezes nós (Ricardo Gouveia e eu) produzíamos o programa também, quando o chefe se mandava... Era muito bom, porque podíamos chamar pra entrevistas quem a gente bem entendesse... Aprendi a lidar com o improviso.

 



Escrito por jéfferson às 19h06
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com ELIANA GUTTMAN

 

 

Jéfferson Balbino: Como surgiu a idéia de escrever o livro “As Delícias da Cozinha Judaica” (Editora Globo)?

Eliana Guttman: Foi por causa de Tzipora, a mãe judia de Esperança. Como ela vivia na cozinha, achei que cabia ali um livro de culinária judaica. Como eu adoro cozinhar e conheço toda a culinária judaica, achei que podia dar samba e a Editora Globo adorou a idéia, daí fizemos essa parceria.

Jéfferson Balbino: Seu último trabalho na TV Globo foi na minissérie “Mad Maria” (2005). O que te motivou a deixar à emissora?

Eliana Guttman: Eu nunca fui contratada da Globo, tanto que já trabalhei em todas as emissoras abertas. Quando terminou “Cristal”, a Record me convidou prá fazer parte do elenco fixo da emissora e, eu topei.

Jéfferson Balbino: Estava lendo no seu site (http://www.elianaguttman.com.br/) a sua definição sobre Cinema, onde você diz que o “... cinema deixa uma marca duradoura, uma emoção que pode se reviver...”. Adorei sua definição... muito bonita mesmo! Mas o que te faz pensar assim?

Eliana Guttman: Eu faço isso... Se eu gosto de um filme ou de um livro, eu leio de novo, assisto de novo, isso não se pode fazer no teatro, por exemplo... Cinema fica pra história...

Jéfferson Balbino: Como você trabalhou o perfil psicológico da severa Dona Luísa, sua personagem na novela “Cristal” (SBT/2011)?

Eliana Guttman: Luísa é uma pessoa desequilibrada, beata fervorosa e eu acho que quando alguém vai fundo na religião da forma como ela ia, alguma coisa bem ruim está por trás... Foi esse o X da questão!

Jéfferson Balbino: Que dica você deixa pra quem pretende seguir a carreira de ator?

Eliana Guttman: Estudar, ler, se informar, ter cultura e não ficar deslumbrado, porque a carreira é difícil e a batalha é ENOOOOOOOOOOOOOOOOORME!

Jéfferson Balbino: Como surgiu o convite pra você atuar na novela “Luz do Sol” (Rede Record/2007)?

Eliana Guttman: Eu já havia trabalhado com Ivan Zettel na Manchete e nos demos muito bem desde aquela época. Foi ele que me trouxe pra Record... Sou muito grata à ele por isso...

Jéfferson Balbino: O que você gosta de assistir na TV?

Eliana Guttman: Sou fã de documentário, filmes épicos e programas femininos de decoração...

 



Escrito por jéfferson às 19h03
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com ELIANA GUTTMAN

 

 

Jéfferson Balbino: Como foi trabalhar com o autor Lauro César Muniz na novela “Poder Paralelo” (Rede Record/2009)?

Eliana Guttman: Novelaço, né?! Foi uma delícia, pois fiz uma personagem que marcou a minha carreira na TV. Amei fazer “Poder Paralelo”. Direção, elenco fantástico, texto do Lauro César Muniz era tudo de bom...

Jéfferson Balbino: Falando no Lauro, atualmente ele vem mobilizando uma campanha pra redução do número de capítulos das novelas, que quase sempre ultrapassa a marca dos 200 capítulos. O autor defende a idéia de produzir novelas com no máximo 120 capítulos com a intenção do trabalho ficar mais artesanal, já que o excesso de capítulos ocasiona um profundo desgaste no autor que acaba delegando funções aos colaboradores descaracterizando a autoria da trama. O que você, como atriz, pensa sobre o assunto?

Eliana Guttman: De certa forma o Lauro tem razão, mas acho que a função dos colaboradores fundamental, se houver entrosamento da equipe de autores.

Jéfferson Balbino: E como está sendo trabalhar com essa nova geração de atores na novela "Rebelde" (Rede Record/2011)?

Eliana Guttman: Sensacional... É uma galera muito talentosa, esforçada, com um astral sensacional...ADOOOOOOOOOOOOOORO!

Jéfferson Balbino: Foi noticiado na Imprensa que a novela "Rebelde" ganhará mais uma temporada. Você continuará na trama?

Eliana Guttman: Acredito que sim, apesar de não ter tido nenhuma informação oficial, mas tomara que sim... Adoro fazer “Rebelde”...

Jéfferson Balbino: Antes de finalizarmos: Qual foi a melhor novela que você já assistiu?

Eliana Guttman: “Dancin’ Days” me marcou muito e “Pantanal” foi SENSACIONAL!

Jéfferson Balbino: Eliana, quero agradecer sua participação aqui "No Mundo dos Famosos", saiba que sempre admirei muito você e por isso foi uma honra lhe entrevistar. Muito mais sucesso e um grande beijo!

Eliana Guttman: Eu é que agradeço Jéfferson. Vi que você preparou muito bem as perguntas. Gostei muito... Obrigada.

 



Escrito por jéfferson às 18h56
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Próximo Entrevistado: RENATO MODESTO

Semana que vem...

Renato Modesto

Tem a última "Entrevista Especial" do ano, 

aqui "No Mundo dos Famosos".

E desta vez meu entrevistado será o talento ator e novelista RENATO MODESTO,

que está escrevendo com Lauro César Muniz a próxima novela da Record, "Máscaras".

Aguarde!



Escrito por jéfferson às 18h54
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial - NO MUNDO DOS FAMOSOS

 

1 - NILSON XAVIER (escritor)

2 - MARGARETH BOURY (autora de novelas)

3 - REYNALDO BOURY (diretor de TV)

4 - BABI XAVIER (atriz/apresentadora)

5 - NÉLIO JÚNIOR (jornalista/repórter de TV)

6 - MARCÍLIO MORAES (autor de novelas)

7 - RICARDO LINHARES (autor de novelas)

8 - ANA MARIA MORETZSOHN (autora de novelas)

9 - DUCA RACHID (autora de novelas)

10 - ADA CHASELIOV (atriz)

11 - MAYRA DIAS GOMES (escritora)

12 - THELMA GUEDES (autora de novelas)

13 – ANDRÉ REBELLO (ator)

14 – KADU MOLITERNO (ator)

15 - MAURICIO MACHADO (ator)

16 - LAURO CÉSAR MUNIZ (autor de novelas)

17 - STELLA FREITAS (atriz)

18 - ALCIDES NOGUEIRA (autor de novelas)

19 - EDWIN LUISI (ator)

20 - MAURO ALENCAR (Doutor em Teledramaturgia/escritor)

21 - SOLANGE CASTRO NEVES (autora de novelas)

22 - WALTHER NEGRÃO (autor de novelas)

23 - BÁRBARA BRUNO (atriz)

24 - RENATA DIAS GOMES (autora de novelas)

25 - MATEUS CARRIERI (ator)

26 - LETÍCIA DORNELLES (autora de novelas)

27 - TAMARA TAXMAN (atriz)

28 - AIMAR LABAKI (dramaturgo/autor de novelas)

29 - LUCÉLIA SANTOS (atriz)

30 - FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI (escritor)

31 - EDUARDO NASSIFE (escritor)

32 - ROSANE GOFMAN (atriz)

33 - CRISTIANNE FRIDMANN (autora de novelas)

34 - RODRIGO PHAVANELLO (ator)

35 - YOYA WURSCH (autora de novelas/roteirista)

36 - INGRA LIBERATO (atriz)

37 - JOÃO CAMARGO (ator)

38 - GILBERTO BRAGA (autor de novelas)

39 - DÉO GARCEZ (ator)

40 - PATRÍCIA MORETZSOHN (autora de novelas)

41 - BETH GOULART (atriz)

42 - MANOEL CARLOS (autor de novelas)

 

43 - VANESSA GOULARTT (atriz)

44 - DENISE EMMER (escritora)

45 - MARIA ADELAIDE AMARAL (autora de novelas)

46 - WALCYR CARRASCO (autor de novelas)

47 - LEONA CAVALLI (atriz)

48 - AZIZ BAJUR (dramaturgo)

49 - FÁTIMA FREIRE (atriz)

50 - VIVIAN DE OLIVEIRA (autora de novelas)

51 - JÉFFERSON BALBINO (blogueiro)

52 - SILVIO DE ABREU (autor de novelas)

53 - PEDRO NESCHLING (ator)

54 - JORGE BRASIL (jornalista)

55 - NORMA BLUM (atriz)

56 - DENISE DEL VECCHIO (atriz)

57 - RODRIGO ANDRADE (ator)

58 - LUCINHA LINS (atriz)

59 - CLAUDIO LINS (ator)

60 - NARJARA TURETTA (atriz)

61 - CLAUDINO MAYER (escritor/pesquisador em teledramaturgia)

62 - ANDRÉ FRATESCHI (ator)

63 - TUNA DWEK (atriz/escritora)

64 - TÂNIA BONDEZAN (atriz)

65 - GERALDO CARNEIRO (autor de novelas)

66 - ROSAMARIA MURTINHO (atriz)

67 - VINCENT VILLARI (autor de novelas)

68 - TÁSSIA CAMARGO (atriz)

69 - YVES DUMONT (autor de novelas)

70 - ANDRÉ DI MAURO (ator)

71 - HERSCH W. BASBAUM (escritor e dramaturgo)

72 - ELIANA GUTTMAN (atriz)

 

HISTÓRIAS DE NOVELISTAS

 

LAURO CÉSAR MUNIZ

 

SESSÃO ESPECIAL

 

Aniversário da autora MARIA ADELAIDE AMARAL

Jéfferson Balbino conversa com o ator LIMA DUARTE

Jéfferson Balbino conversa com a atriz REGINA DUARTE

CHIQUINHA GONZAGA

 



Escrito por jéfferson às 17h11
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com CACÁ DIEGUES - em breve

EM BREVE...

 

 

Aqui NO MUNDO DOS FAMOSOS uma imperdível ENTREVISTA ESPECIAL

com o grande cineasta CACÁ DIEGUES.

Aguarde!



Escrito por jéfferson às 17h03
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.



Histórico:

- 26/01/2014 a 01/02/2014
- 19/01/2014 a 25/01/2014
- 12/01/2014 a 18/01/2014
- 05/01/2014 a 11/01/2014
- 29/12/2013 a 04/01/2014
- 22/12/2013 a 28/12/2013
- 08/12/2013 a 14/12/2013
- 01/12/2013 a 07/12/2013
- 24/11/2013 a 30/11/2013
- 17/11/2013 a 23/11/2013
- 10/11/2013 a 16/11/2013
- 03/11/2013 a 09/11/2013
- 27/10/2013 a 02/11/2013
- 20/10/2013 a 26/10/2013
- 13/10/2013 a 19/10/2013
- 06/10/2013 a 12/10/2013
- 29/09/2013 a 05/10/2013
- 22/09/2013 a 28/09/2013
- 15/09/2013 a 21/09/2013
- 08/09/2013 a 14/09/2013
- 01/09/2013 a 07/09/2013
- 25/08/2013 a 31/08/2013
- 18/08/2013 a 24/08/2013
- 11/08/2013 a 17/08/2013
- 04/08/2013 a 10/08/2013
- 28/07/2013 a 03/08/2013
- 21/07/2013 a 27/07/2013
- 14/07/2013 a 20/07/2013
- 07/07/2013 a 13/07/2013
- 23/06/2013 a 29/06/2013
- 16/06/2013 a 22/06/2013
- 09/06/2013 a 15/06/2013
- 02/06/2013 a 08/06/2013
- 19/05/2013 a 25/05/2013
- 12/05/2013 a 18/05/2013
- 05/05/2013 a 11/05/2013
- 28/04/2013 a 04/05/2013
- 21/04/2013 a 27/04/2013
- 14/04/2013 a 20/04/2013
- 07/04/2013 a 13/04/2013
- 31/03/2013 a 06/04/2013
- 24/03/2013 a 30/03/2013
- 17/03/2013 a 23/03/2013
- 10/03/2013 a 16/03/2013
- 24/02/2013 a 02/03/2013
- 17/02/2013 a 23/02/2013
- 10/02/2013 a 16/02/2013
- 27/01/2013 a 02/02/2013
- 20/01/2013 a 26/01/2013
- 06/01/2013 a 12/01/2013
- 23/12/2012 a 29/12/2012
- 09/12/2012 a 15/12/2012
- 02/12/2012 a 08/12/2012
- 11/11/2012 a 17/11/2012
- 04/11/2012 a 10/11/2012
- 28/10/2012 a 03/11/2012
- 21/10/2012 a 27/10/2012
- 14/10/2012 a 20/10/2012
- 07/10/2012 a 13/10/2012
- 23/09/2012 a 29/09/2012
- 26/08/2012 a 01/09/2012
- 19/08/2012 a 25/08/2012
- 22/07/2012 a 28/07/2012
- 15/07/2012 a 21/07/2012
- 01/07/2012 a 07/07/2012
- 24/06/2012 a 30/06/2012
- 17/06/2012 a 23/06/2012
- 10/06/2012 a 16/06/2012
- 03/06/2012 a 09/06/2012
- 27/05/2012 a 02/06/2012
- 20/05/2012 a 26/05/2012
- 13/05/2012 a 19/05/2012
- 06/05/2012 a 12/05/2012
- 29/04/2012 a 05/05/2012
- 22/04/2012 a 28/04/2012
- 08/04/2012 a 14/04/2012
- 01/04/2012 a 07/04/2012
- 25/03/2012 a 31/03/2012
- 18/03/2012 a 24/03/2012
- 11/03/2012 a 17/03/2012
- 04/03/2012 a 10/03/2012
- 26/02/2012 a 03/03/2012
- 19/02/2012 a 25/02/2012
- 12/02/2012 a 18/02/2012
- 05/02/2012 a 11/02/2012
- 29/01/2012 a 04/02/2012
- 22/01/2012 a 28/01/2012
- 15/01/2012 a 21/01/2012
- 08/01/2012 a 14/01/2012
- 25/12/2011 a 31/12/2011
- 18/12/2011 a 24/12/2011
- 11/12/2011 a 17/12/2011
- 04/12/2011 a 10/12/2011
- 27/11/2011 a 03/12/2011
- 20/11/2011 a 26/11/2011
- 13/11/2011 a 19/11/2011
- 06/11/2011 a 12/11/2011
- 30/10/2011 a 05/11/2011
- 23/10/2011 a 29/10/2011
- 16/10/2011 a 22/10/2011
- 02/10/2011 a 08/10/2011
- 25/09/2011 a 01/10/2011
- 18/09/2011 a 24/09/2011
- 11/09/2011 a 17/09/2011
- 04/09/2011 a 10/09/2011
- 28/08/2011 a 03/09/2011
- 21/08/2011 a 27/08/2011
- 14/08/2011 a 20/08/2011
- 07/08/2011 a 13/08/2011
- 26/06/2011 a 02/07/2011
- 12/06/2011 a 18/06/2011
- 05/06/2011 a 11/06/2011
- 22/05/2011 a 28/05/2011
- 08/05/2011 a 14/05/2011
- 24/04/2011 a 30/04/2011
- 17/04/2011 a 23/04/2011
- 10/04/2011 a 16/04/2011
- 03/04/2011 a 09/04/2011
- 27/03/2011 a 02/04/2011
- 20/03/2011 a 26/03/2011
- 13/03/2011 a 19/03/2011
- 06/03/2011 a 12/03/2011
- 27/02/2011 a 05/03/2011
- 13/02/2011 a 19/02/2011
- 06/02/2011 a 12/02/2011
- 30/01/2011 a 05/02/2011
- 23/01/2011 a 29/01/2011
- 16/01/2011 a 22/01/2011
- 09/01/2011 a 15/01/2011
- 02/01/2011 a 08/01/2011
- 26/12/2010 a 01/01/2011
- 19/12/2010 a 25/12/2010
- 12/12/2010 a 18/12/2010
- 05/12/2010 a 11/12/2010
- 28/11/2010 a 04/12/2010