Entrevista Especial com CLÉO VENTURA

 

Photobucket

 

 

A minha entrevistada especial de hoje é uma atriz detentora de um talento inconfundível e que faz muita falta na nossa teledramaturgia. Já trabalhou na Rede Record, no SBT, na Band, e nas extintas Rede Manchete e TV Tupi. Ela também atuou em renomadas peças teatrais, mas atualmente voltou toda sua atenção para a sua empresa de comunicação e arte, tendo um notório reconhecimento por isso. Porém, desejamos que ela volte o mais breve possível à telinha, afinal atrizes talentosas como ela e com uma grande história faz muita falta. O “No Mundo dos Famosos” orgulhosamente entrevista a atriz CLÉO VENTURA.

 

 

“Pra mim o que é mais gratificante na carreira de atriz é poder exercitar outras emoções, vivenciar situações às quais dificilmente estaria exposta durante minha vida. Ser o outro, pensar diferente, esquecer-me de mim, enfim, voar livremente nos meus sonhos mais escondidos.”

 

(Cléo Ventura)

 

Photobucket 

 


Jéfferson Balbino: Como você descobriu sua vocação pra carreira artística?

 

Cléo Ventura: Descobri minha vocação em picadeiros de circo. Os circos, na minha cidade, eram armados defronte a minha casa e eu ficava amiga de todos os artistas, de forma que era convidada a participar (como figurante) em diversas peças teatrais que eles apresentavam.

 

Jéfferson Balbino: Você que é formada pela EAD (Escola de Artes Dramáticas) da USP, acha que o ator formado na Academia é mais qualificado que o ator formado em Cursos Livres e Técnicos?

 

Cléo Ventura: Acho, na verdade, que depende muito de cada um. Não é só a escola que conta, mas também como o aluno se comporta dentro dela. De qualquer forma, no meu tempo, hoje não sei, a EAD nos dava muita responsabilidade e segurança dentro de nossa profissão.

 

Photobucket

 

Jéfferson Balbino: Sua estréia na teledramaturgia brasileira aconteceu na novela “O Leopardo” (Rede Record/1972). Como foi essa primeira experiência na TV?

 

Cléo Ventura: Foi uma experiência muito gratificante. O elenco era de profissionais muito conceituados: Altair Lima, Márcia Real, Rodolfo Mayer, Laura Cardoso e outros grandes. Essa experiência, sem dúvida, me fez crescer.

 

Jéfferson Balbino: Que lembranças você tem do seu trabalho na novela “Venha Ver o Sol na Estrada” (Rede Record/1972)?

 

Cléo Ventura: Texto de Leilah Assunção, direção de Antunes Filho. Aliás, a única novela que ele dirigiu. Foi muito bom ter feito esse trabalho. O que é bem vivo em minha memória, foi a experiência de gravar uma cena no Parque do Ibirapuera, onde Antunes quis simular um “fogo” e a equipe acendeu uma grande fogueira e nós atores caminhávamos no meio da fumaça, quase morrendo engasgados, como se estivéssemos fazendo um repousante passeio pelo parque.

 

Photobucket

 

Jéfferson Balbino: Você também integrou o elenco da novela “Vidas Marcadas” (Rede Record/1973) que também tinha no elenco a grande atriz Laura Cardoso. Como era nos bastidores sua relação com essa magnífica atriz?

 

Cléo Ventura: Como já falei anteriormente, meu primeiro trabalho com Laura foi na novela “O Leopardo”. Dividir um palco ou um estúdio de TV com atores e atrizes do porte, competência e talento da Laura, é um verdadeiro curso de pós-graduação em interpretação.

Jéfferson Balbino: Entre as inúmeras peças teatrais que você atuou, qual foi a que mais lhe marcou?

 

Cléo Ventura: Duas peças deixaram grandes e boas lembranças pra mim. A primeira delas foi “Swing – A Troca de Casais” de Luiz Carlos Cardoso ao lado de Juca de Oliveira e Luis Gustavo. Um sucesso absoluto em todo o país e a outra foi “Laços Eternos” de Zíbia Gasparetto, com direção e adaptação de Annamaria Dias. Eu me dei muito bem no incrível papel da Condessa dÁncour. Foi outro grande sucesso. Na verdade, poucos espetáculos não me deixaram boas lembranças.

 



Escrito por jéfferson às 07h45
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com CLÉO VENTURA

 

Photobucket

 

 

Jéfferson Balbino: Em 1979, você integrava o elenco da novela “Como Salvar Meu Casamento” que devido à falência da TV Tupi saiu do ar antes do final. Como vocês do elenco reagiram a essa desagradável situação?

 

Cléo Ventura: Foi muito triste. Foi um momento de desprestigio, frustração e outros sentimentos parecidos. A novela caminhava muito bem, eu fazia a esposa de Walmor Chagas, que havia visto meu trabalho no teatro na peça do Lauro Cesar Muniz, “Sinal de Vida”e teria dito ao diretor da novela que fazia questão que eu fosse sua esposa nesse trabalho. Foi uma honra pra mim trabalhar com ele nessas condições. Mas, acredito que todos nós, elenco dessa novela, mantivemos nossa dignidade e passamos, imediatamente a integrar outros elencos em outras emissoras.

 

Jéfferson Balbino: O que você destacaria do seu trabalho na minissérie “Rosa dos Rumos” (Rede Manchete/1990)?

 

Cléo Ventura: Foi um trabalho muito prazeroso de fazer. O que destaco nele, é o fato de eu ter insistido com o diretor Del Rangel, para fazer algumas figurações na minissérie onde eu tinha um papel de bastante importância. Del disse que se não me reconhecessem eu poderia fazer. Os maquiadores e figurinistas me caracterizavam, e, com isso, acabei fazendo figuração como prostituta, como uma mendiga bêbada, como mulher do povo, e outras coisinhas mais.

 

Jéfferson Balbino: Como foi interpretar a Adalgisa na novela “O Campeão” (Band/1996)?

 

Cléo Ventura: Foi delicioso. Adalgiza era uma mulher preconceituosa, que também mantinha o marido ao seu lado por causa de seu dinheiro, mas fazia isso tudo com muito humor, o que deixou a personagem leve e engraçada.Além disso, contracenava com Sidney Magal, que é um altíssimo astral e Miriam Freeland, que fazia minha filha e era uma doçura de criatura.

 

Photobucket

 

Jéfferson Balbino: Houve alguma dificuldade em interpretar a Deise Campos na novela “Razão de Viver” (SBT/1996)?

 

Cléo Ventura: Nenhuma dificuldade. Uma vez mais dirigida pelo Del Rangel, à personagem fluiu super bem e, como resultado desse trabalho, consegui a novela “Pérola Negra” e o filme do Del: “Contos de Lígia”.

 

Jéfferson Balbino: Você também atuou na minissérie “Por Amor e Ódio” (Rede Record/1997) que foi escrita pela nossa querida Vivian de Oliveira. O que você pode nos dizer do texto da autora?

 

Cléo Ventura: Vivian de Oliveira escreve muito bem. A novela era ágil, cheia de ação e suspense.

 

Photobucket

 

Jéfferson Balbino: Em Dezembro de 2011 eu entrevistei nosso querido Renato Modesto e perguntei a ele como foi contracenar com você na novela “Pérola Negra” (SBT/1998) e ele me disse: Pérola Negra” foi uma experiência divertidíssima. Adorei trabalhar com a Cléo Ventura, que além de ser uma atriz muito verdadeira e carismática, tornou-se uma amiga querida. E pra você como foi contracenar com o Renato, tanto em “Pérola Negra”, quanto na peça “Laços Eternos”?

 

Cléo Ventura: Renato foi um grande companheiro de trabalho. Curtimos muito nossas cenas e, além de um excelente ator, acabei descobrindo um maravilhoso e inovador dramaturgo. Além, como ele mesmo te disse, um queridíssimo amigo.

 

Jéfferson Balbino: Como você trabalhou o perfil psicológico da sua personagem na novela “Roda da Vida” (Rede Record/2001)?

 

Cléo Ventura: Em “Roda da Vida” tive muita sorte de trabalhar minha personagem juntamente com a autora e, dessa forma, fazer um trabalho bem completo e estruturado.

 



Escrito por jéfferson às 07h44
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com CLÉO VENTURA

 

Photobucket 

 


Jéfferson Balbino: No SBT você ainda atuou nas novelas “Amor e Ódio” (2001) e “Seus Olhos” (2004). O que esses trabalhos representam na sua carreira?

 

Cléo Ventura: Ambas as novelas foram dirigidas por Henrique Martins, com quem mantive um relacionamento agradável e também bastante profissional. Todo trabalho nos acrescenta, soma na nossa carreira, experiências, conhecimentos, vivências. Nesse aspecto essas duas novelas foram bem importantes pra mim que pude representar, em “Amor e Ódio” uma mulher introvertida, amorosa, delicada, ela sim pianista, sensível, etc, bem diferente de minha personalidade extrovertida, falante e até explosiva. Em “Seus Olhos” minha personagem teve a chance de vivenciar duas diferentes épocas de sua vida, o que é muito bom de realizar.

 

Jéfferson Balbino: Fale pra nós sobre seu trabalho na sua empresa, a Cléo Ventura Comunicação e Arte.

 

Cléo Ventura: Há mais de 20 anos, Annamaria Dias e eu nos dedicamos a criar uma empresa que utilizasse o teatro na sua comunicação interna (com seus colaboradores) e externa (com os seus clientes). A entrada do teatro no mundo corporativo, onde fomos pioneiras, mostrou-se um absoluto sucesso, com a proliferação, até exagerada, de empresas oferecendo os mesmos produtos nossos. Com a saída da Annamaria da sociedade, a empresa continuou trilhando um caminho de muito sucesso e criou nome e prestigio junto às mais importantes empresas do país.

 

Photobucket


Jéfferson Balbino: Como é o seu envolvimento com suas personagens?

 

Cléo Ventura: Houve um tempo em que eu aceitava um trabalho, porque a peça era importante, significativa pra época, embora não me interessasse muito pelo personagem que iria trabalhar. Com o passar do tempo, descobri que não mais poderia fazer isso, pois era com a minha personagem, em particular, que conviveria durante toda a temporada, desde o momento em que me sentava no camarim, defronte ao espelho para me transformar nessa outra criatura, até a minha última fala no palco. A partir de então passei a aceitar fazer as personagens e não mais essa ou aquela peça.

 

Jéfferson Balbino: Você que nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo (interior de São Paulo). Foi difícil pra você se radicar em São Paulo?

 

Cléo Ventura: Foi, não foi fácil não. Tudo era novidade, desde a cidade propriamente dita até os hábitos e valores da sociedade metropolitana. Mas minha vontade de sair vitoriosa foi maior e atravessei os obstáculos sem me machucar no caminho.

 

Jéfferson Balbino: Até então a última novela que você participou foi “Água na Boca” (Band/2008). Tem planos de voltar atuar na TV?

 

Cléo Ventura: Jéfferson, os planos de voltar a atuar não estão em minhas mãos. Minha empresa afastou-me um pouco da TV e do teatro, mas, evidentemente, para um viajante sedento, onde tiver água irei beber dessa fonte.

 

Jéfferson Balbino: Pra você, o que é mais gratificante na carreira de atriz?

 

Cléo Ventura: Pra mim o que é mais gratificante na carreira de atriz é poder exercitar outras emoções, vivenciar situações às quais dificilmente estaria exposta durante minha vida. Ser o outro, pensar diferente, esquecer-me de mim, enfim, voar livremente nos meus sonhos mais escondidos.

 

Jéfferson Balbino: Atualmente o setor artístico anda extremamente competitivo. Que diferencial o ator deve ter pra conseguir se sobressair?

 

Cléo Ventura: As boas pessoas, competentes, talentosas e integras, terão sempre uma porta aberta para o trabalho, mas, hoje, estar no lugar certo, no momento certo, encontrando-se com a pessoa certa, parece que está se sobrepondo a tudo isso.

 

Jéfferson Balbino: Que dica você deixa pra quem almeja seguir a carreira artística?

 

Cléo Ventura: Faça por merecer.

 

Jéfferson Balbino: Antes de finalizarmos a nossa tradicional pergunta: Quais foram às melhores novelas que você já assistiu?

 

Cléo Ventura: “Pantanal”, sem nenhuma dúvida.

 

Jéfferson Balbino: Querida, muito obrigado por conceder essa entrevista ao “No Mundo dos Famosos”. Parabéns pela brilhante trajetória profissional. Muito mais sucesso e um grande beijo!

 

Cléo Ventura: Obrigada a você Jéfferson, pelo seu interesse, conhecimento e profissionalismo.

 

Photobucket


Entrevista publicada no dia 02/04/2012 em www.nomundodosfamosos.com.br

 



Escrito por jéfferson às 07h44
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial - NO MUNDO DOS FAMOSOS

OUTRAS ENTREVISTAS

 

 

 

 1 - NILSON XAVIER (escritor)

2 - MARGARETH BOURY (autora de novelas)

3 - REYNALDO BOURY (diretor de TV)

4 - BABI XAVIER (atriz/apresentadora)

5 - NÉLIO JÚNIOR (jornalista/repórter de TV)

6 - MARCÍLIO MORAES (autor de novelas)

7 - RICARDO LINHARES (autor de novelas)

8 - ANA MARIA MORETZSOHN (autora de novelas)

9 - DUCA RACHID (autora de novelas)

10 - ADA CHASELIOV (atriz)

11 - MAYRA DIAS GOMES (escritora)

12 - THELMA GUEDES (autora de novelas)

13 – ANDRÉ REBELLO (ator)

14 – KADU MOLITERNO (ator)

15 - MAURICIO MACHADO (ator)

16 - LAURO CÉSAR MUNIZ (autor de novelas)

17 - STELLA FREITAS (atriz)

18 - ALCIDES NOGUEIRA (autor de novelas)

19 - EDWIN LUISI (ator)

20 - MAURO ALENCAR (Doutor em Teledramaturgia/escritor)

21 - SOLANGE CASTRO NEVES (autora de novelas)

22 - WALTHER NEGRÃO (autor de novelas)

23 - BÁRBARA BRUNO (atriz)

24 - RENATA DIAS GOMES (autora de novelas)

25 - MATEUS CARRIERI (ator)

26 - LETÍCIA DORNELLES (autora de novelas)

27 - TAMARA TAXMAN (atriz)

28 - AIMAR LABAKI (dramaturgo/autor de novelas)

29 - LUCÉLIA SANTOS (atriz)

30 - FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI (escritor)

31 - EDUARDO NASSIFE (escritor)

32 - ROSANE GOFMAN (atriz)

33 - CRISTIANNE FRIDMANN (autora de novelas)

34 - RODRIGO PHAVANELLO (ator)

35 - YOYA WURSCH (autora de novelas/roteirista)

36 - INGRA LIBERATO (atriz)

37 - JOÃO CAMARGO (ator)

38 - GILBERTO BRAGA (autor de novelas)

39 - DÉO GARCEZ (ator)

40 - PATRÍCIA MORETZSOHN (autora de novelas)

41 - BETH GOULART (atriz)

42 - MANOEL CARLOS (autor de novelas)

43 - VANESSA GOULARTT (atriz)

44 - DENISE EMMER (escritora)

45 - MARIA ADELAIDE AMARAL (autora de novelas)

46 - WALCYR CARRASCO (autor de novelas)

47 - LEONA CAVALLI (atriz)

48 - AZIZ BAJUR (dramaturgo)

49 - FÁTIMA FREIRE (atriz)

50 - VIVIAN DE OLIVEIRA (autora de novelas)

51 - JÉFFERSON BALBINO (blogueiro)

52 - SILVIO DE ABREU (autor de novelas)

53 - PEDRO NESCHLING (ator)

54 - JORGE BRASIL (jornalista)

55 - NORMA BLUM (atriz)

56 - DENISE DEL VECCHIO (atriz)

57 - RODRIGO ANDRADE (ator)

58 - LUCINHA LINS (atriz)

59 - CLAUDIO LINS (ator)

60 - NARJARA TURETTA (atriz)

61 - CLAUDINO MAYER (escritor/pesquisador em teledramaturgia)

62 - ANDRÉ FRATESCHI (ator)

63 - TUNA DWEK (atriz/escritora)

64 - TÂNIA BONDEZAN (atriz)

65 - GERALDO CARNEIRO (autor de novelas)

66 - ROSAMARIA MURTINHO (atriz)

67 - VINCENT VILLARI (autor de novelas)

68 - TÁSSIA CAMARGO (atriz)

69 - YVES DUMONT (autor de novelas)

70 - ANDRÉ DI MAURO (ator)

71 - HERSCH W. BASBAUM (escritor e dramaturgo)

72 - ELIANA GUTTMAN (atriz)

73 - RENATO MODESTO (ator, escritor, dramaturgo e novelista)

74 - FAFY SIQUEIRA (atriz, cantora, humorista e compositora)

75 - CACÁ DIEGUES (cineasta)

76 - CLARISSE ABUJAMRA (atriz)

77 - BLOTA FILHO (ator)

78 - MÁRCIO KIELING (ator)

79 - REJANE ARRUDA (atriz e Doutoranda em Artes Cênicas

80 - LUCIANA BRAGA (atriz)

81 - JÚLIO FISCHER (novelista e dramaturgo)

82 - ELIZABETH JHIN (autora de novelas)

83 - NEUSA MARIA FARO (atriz)

84 - AGUINALDO SILVA (autor de novelas)

85 - JOÃO VITTI (ator)

86 - CLÉO VENTURA (atriz)

 

HISTÓRIAS DE NOVELISTAS

 

LAURO CÉSAR MUNIZ

 

SESSÃO ESPECIAL

 

Aniversário da autora MARIA ADELAIDE AMARAL

Jéfferson Balbino conversa com o ator LIMA DUARTE

Jéfferson Balbino conversa com a atriz REGINA DUARTE

CHIQUINHA GONZAGA

 

 

Fale com o NO MUNDO DOS FAMOSOS

 

www.nomundodosfamosos.com.br

 

jefferson.balbino@nomundodosfamosos.com.br



Escrito por jéfferson às 07h43
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Próxima Entrevistada: SUZY RÊGO

SEMANA QUE VEM...


Minha "Entrevista Especial" é com a atriz SUZY RÊGO.

Aguardem...



Escrito por jéfferson às 07h36
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.



Histórico:

- 26/01/2014 a 01/02/2014
- 19/01/2014 a 25/01/2014
- 12/01/2014 a 18/01/2014
- 05/01/2014 a 11/01/2014
- 29/12/2013 a 04/01/2014
- 22/12/2013 a 28/12/2013
- 08/12/2013 a 14/12/2013
- 01/12/2013 a 07/12/2013
- 24/11/2013 a 30/11/2013
- 17/11/2013 a 23/11/2013
- 10/11/2013 a 16/11/2013
- 03/11/2013 a 09/11/2013
- 27/10/2013 a 02/11/2013
- 20/10/2013 a 26/10/2013
- 13/10/2013 a 19/10/2013
- 06/10/2013 a 12/10/2013
- 29/09/2013 a 05/10/2013
- 22/09/2013 a 28/09/2013
- 15/09/2013 a 21/09/2013
- 08/09/2013 a 14/09/2013
- 01/09/2013 a 07/09/2013
- 25/08/2013 a 31/08/2013
- 18/08/2013 a 24/08/2013
- 11/08/2013 a 17/08/2013
- 04/08/2013 a 10/08/2013
- 28/07/2013 a 03/08/2013
- 21/07/2013 a 27/07/2013
- 14/07/2013 a 20/07/2013
- 07/07/2013 a 13/07/2013
- 23/06/2013 a 29/06/2013
- 16/06/2013 a 22/06/2013
- 09/06/2013 a 15/06/2013
- 02/06/2013 a 08/06/2013
- 19/05/2013 a 25/05/2013
- 12/05/2013 a 18/05/2013
- 05/05/2013 a 11/05/2013
- 28/04/2013 a 04/05/2013
- 21/04/2013 a 27/04/2013
- 14/04/2013 a 20/04/2013
- 07/04/2013 a 13/04/2013
- 31/03/2013 a 06/04/2013
- 24/03/2013 a 30/03/2013
- 17/03/2013 a 23/03/2013
- 10/03/2013 a 16/03/2013
- 24/02/2013 a 02/03/2013
- 17/02/2013 a 23/02/2013
- 10/02/2013 a 16/02/2013
- 27/01/2013 a 02/02/2013
- 20/01/2013 a 26/01/2013
- 06/01/2013 a 12/01/2013
- 23/12/2012 a 29/12/2012
- 09/12/2012 a 15/12/2012
- 02/12/2012 a 08/12/2012
- 11/11/2012 a 17/11/2012
- 04/11/2012 a 10/11/2012
- 28/10/2012 a 03/11/2012
- 21/10/2012 a 27/10/2012
- 14/10/2012 a 20/10/2012
- 07/10/2012 a 13/10/2012
- 23/09/2012 a 29/09/2012
- 26/08/2012 a 01/09/2012
- 19/08/2012 a 25/08/2012
- 22/07/2012 a 28/07/2012
- 15/07/2012 a 21/07/2012
- 01/07/2012 a 07/07/2012
- 24/06/2012 a 30/06/2012
- 17/06/2012 a 23/06/2012
- 10/06/2012 a 16/06/2012
- 03/06/2012 a 09/06/2012
- 27/05/2012 a 02/06/2012
- 20/05/2012 a 26/05/2012
- 13/05/2012 a 19/05/2012
- 06/05/2012 a 12/05/2012
- 29/04/2012 a 05/05/2012
- 22/04/2012 a 28/04/2012
- 08/04/2012 a 14/04/2012
- 01/04/2012 a 07/04/2012
- 25/03/2012 a 31/03/2012
- 18/03/2012 a 24/03/2012
- 11/03/2012 a 17/03/2012
- 04/03/2012 a 10/03/2012
- 26/02/2012 a 03/03/2012
- 19/02/2012 a 25/02/2012
- 12/02/2012 a 18/02/2012
- 05/02/2012 a 11/02/2012
- 29/01/2012 a 04/02/2012
- 22/01/2012 a 28/01/2012
- 15/01/2012 a 21/01/2012
- 08/01/2012 a 14/01/2012
- 25/12/2011 a 31/12/2011
- 18/12/2011 a 24/12/2011
- 11/12/2011 a 17/12/2011
- 04/12/2011 a 10/12/2011
- 27/11/2011 a 03/12/2011
- 20/11/2011 a 26/11/2011
- 13/11/2011 a 19/11/2011
- 06/11/2011 a 12/11/2011
- 30/10/2011 a 05/11/2011
- 23/10/2011 a 29/10/2011
- 16/10/2011 a 22/10/2011
- 02/10/2011 a 08/10/2011
- 25/09/2011 a 01/10/2011
- 18/09/2011 a 24/09/2011
- 11/09/2011 a 17/09/2011
- 04/09/2011 a 10/09/2011
- 28/08/2011 a 03/09/2011
- 21/08/2011 a 27/08/2011
- 14/08/2011 a 20/08/2011
- 07/08/2011 a 13/08/2011
- 26/06/2011 a 02/07/2011
- 12/06/2011 a 18/06/2011
- 05/06/2011 a 11/06/2011
- 22/05/2011 a 28/05/2011
- 08/05/2011 a 14/05/2011
- 24/04/2011 a 30/04/2011
- 17/04/2011 a 23/04/2011
- 10/04/2011 a 16/04/2011
- 03/04/2011 a 09/04/2011
- 27/03/2011 a 02/04/2011
- 20/03/2011 a 26/03/2011
- 13/03/2011 a 19/03/2011
- 06/03/2011 a 12/03/2011
- 27/02/2011 a 05/03/2011
- 13/02/2011 a 19/02/2011
- 06/02/2011 a 12/02/2011
- 30/01/2011 a 05/02/2011
- 23/01/2011 a 29/01/2011
- 16/01/2011 a 22/01/2011
- 09/01/2011 a 15/01/2011
- 02/01/2011 a 08/01/2011
- 26/12/2010 a 01/01/2011
- 19/12/2010 a 25/12/2010
- 12/12/2010 a 18/12/2010
- 05/12/2010 a 11/12/2010
- 28/11/2010 a 04/12/2010