Entrevista Especial com: EDSON SPINELLO

 

Photobucket 

 


A minha “Entrevista Especial” de hoje é com um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira. Ele é um dos melhores diretores de novelas do Brasil, é dono de um talento precoce, afinal aos 11 anos de idade ele já dirigia pelas de teatro na escola... Começou na TV Globo como assistente de direção na novela “Mulheres de Areia”, mas foi na novela “Por Amor” que ocupou o almejado cargo de diretor, e daí por diante não parou mais, construindo uma sólida e sucedida carreira ele que foi discípulo do saudoso e inesquecível diretor Paulo Ubiratan dá uma enorme sofisticação e credibilidade em seus trabalhos na Rede Record. Atualmente ele vem dirigindo a minissérie “Rei Davi”, escrita pela nossa querida e também talentosa Vivian de Oliveira, essa dupla de sucesso vem provando que é possível fazer teledramaturgia de altíssima qualidade longe do badalado Padrão Globo de Qualidade. O entrevistado do “No Mundo dos Famosos” é o excelente diretor EDSON SPINELLO.

 

“Meu objetivo é sempre buscar a melhor cena. Quando acreditar que cheguei lá, terei a humildade de começar de novo.”

 

(Edson Spinello)

 

 

Jéfferson Balbino: Edson, quando e como surgiu seu interesse pela direção?

 

Edson Spinello: Sempre tive interesse desde a infância em teatro, cinema. Aos 11 anos já dirigia peças de teatro na escola.

 

Jéfferson Balbino: Como foi o inicio da sua vida profissional? E, que cursos você fez pra entender do metiê?

 

Edson Spinello: Comecei trabalhando em rádio escrevendo programetes e comercias e depois fui para a televisão dirigir peças publicitárias. Depois disto montei uma produtora onde dirigi mais de 300 comerciais.

 

Photobucket

 

Jéfferson Balbino: Em 1997, você integrou a equipe de diretores da novela “Por Amor” (TV Globo). Como foi trabalhar com o lendário diretor Paulo Ubiratan?

 

Edson Spinello: Entrei na TV Globo como assistente em “Mulheres de Areia”  e depois fiz outras mais. Em 1997 estava em Nova York, quando recebi um telefonema do Paulo Ubiratan dizendo que eu teria que estar dois dias depois no Rio de Janeiro, pois iríamos fazer a novela “Por Amor”. Foi uma honra pra mim trabalhar com o Paulo, que julgo ser um dos maiores dentro da TV brasileira. Aprendi muito com ele e sou muito grato, pois foi ele quem me promoveu a Diretor e sempre acreditou no meu trabalho. O José de Abreu me disse uma vez que, em um jantar pouco antes de morrer, o Paulo teria dito que ainda iriam falar muito de mim. Espero que ele esteja certo, (risos).

 

Photobucket

 

Jéfferson Balbino: Segundo a Imprensa da época, a novela “Corpo Dourado” (TV Globo/1998) teve diversos diretores, inclusive você. O que houve pra acontecerem essas trocas na direção dessa novela?

 

Edson Spinello: Neste período estavam acontecendo várias mudanças dentro da TV Globo. Estava sendo criado o cargo de Diretor de Núcleo, que ficaria subordinado ao Paulo Ubiratan. É comum em novela haver mudanças de direção, fui chamado porque o Paulo confiava no meu trabalho.

 

Jéfferson Balbino: Você também já dirigiu o seriado “Malhação” (TV Globo) que é considerado um grande celeiro de novos talentos. Qual era a maior dificuldade na hora de dirigir inexperientes atores?

 

Edson Spinello: Esta coisa de “Malhação” ser um celeiro de atores sempre aconteceu de maneira natural. A TV Globo nunca pensou neste sentido, de fazer um programa somente para descobrir novos atores. Eu fui designado a “Malhação” quando o programa estava para sair do ar, pois seu ibope estava abaixo do esperado na época. A principio tive dificuldade em entender este universo, pois tinha que saber lidar com jovens inexperientes e também com exposição, que muitos não estão preparados para viver. Fiquei 4 anos e meio em “Malhação”, como Diretor Geral fui responsável por mais de 700 capítulos. Quando saí era um dos produtos de maior sucesso da casa.

 

Photobucket

 

 

Jéfferson Balbino: Quais são as partes mais e menos prazerosas em dirigir uma novela?

 

Edson Spinello: Acho que lidar com o ego das pessoas de maneira geral. Novela é um trabalho de equipe e pouca gente entende isto.

 

Jéfferson Balbino: Qual é a importância de lançar novos atores numa novela?

 

Edson Spinello: O Mercado sempre está em busca de novas caras, renovação é importante em qualquer meio.

 

Jéfferson Balbino: Que atuações você destacaria da novela “Começar de Novo” (TV Globo/2004)?

 

Edson Spinello: Não tenho nenhum destaque específico, todos se saíram muito bem.

 

Jéfferson Balbino: Como você administra o ego dos atores?

 

Edson Spinello: Procuro sempre lembrá-los que o importante é a história que esta sendo contada. O resto é mero detalhe.

 

Jéfferson Balbino: O que te motivou a trocar a Globo pela Record?

 

Edson Spinello: Sou uma pessoa movida a desafios e a TV Record, na época em que me convidou, propiciou isto. Devo muito à TV Globo. Fui formado lá, onde grandes profissionais com quem trabalhei, e respeito os que ainda estão lá.

 

Jéfferson Balbino: Você já se decepcionou com a atuação de algum ator ou atriz?

 

Edson Spinello: Várias vezes, o erro faz parte do processo, eu mesmo já errei nas escalações algumas vezes...


 



Escrito por jéfferson às 14h46
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com: EDSON SPINELLO

 

Photobucket

 

 

Jéfferson Balbino: O que você destacaria da direção do ator/diretor Roberto Bomtempo na novela “Bicho do Mato” (Rede Record/2006), onde você era o Diretor Geral?

 

Edson Spinello: “Bicho do Mato” por ser a segunda novela no Recnov  as adaptações foram desafiadores. Todos os diretores que trabalharam comigo aprenderam muito.

 

Jéfferson Balbino: Como é a sua relação com o autor das novelas que você dirige? Chegam a discordar, dividir opiniões, trocar impressões, etc?

 

Edson Spinello: Todas as novelas que fiz na Record incluindo “Malhação” na Globo, sempre tive grandes parcerias com os autores. Acho fundamental para o sucesso de qualquer produto.

 

Photobucket

 

Jéfferson Balbino: De quem surgiu à ideia de ambientar o inicio de “Amor e Intrigas” (Rede Record/2007) em Ouro Preto (MG)?

 

Edson Spinello: Não lembro ao certo, mas acredito que tenha sido da autora Gisele Joras.

 

Jéfferson Balbino: Que lembranças você tem da equipe da novela “Bela, a Feia” (Rede Record/2009)?

 

Edson Spinello: Memórias muito boas porque era o primeiro trabalho em parceria com a Televisa e o sucesso foi espetacular. Fiquei muito feliz por ter aberto esta porta para outros sucessos como “Rebelde”.

 

Jéfferson Balbino: Você é casado com a atriz Renata Dominguez, que é uma das melhores atrizes da nova geração... Qual é o trabalho dela que você mais gostou?

 

Edson Spinello: Considero a Renata uma das melhores atrizes de sua geração, ela é uma atriz fantástica e temos uma afinidade profissional muito grande, ela entende o que quero somente no olhar, isto pra mim e para o produto é muito bom. Eu sei que ela é exigente como eu e fará o máximo para fazer  o melhor.

 

Photobucket

 

Jéfferson Balbino: A que você atribui o imenso sucesso que a minissérie “Rei Davi” (Rede Record/2012) conquistou?

 

Edson Spinello: Explicação para o sucesso não existe, pois como digo se houvesse fórmula não existira fracasso. Como diretor sou muito detalhista e exigente com todas as etapas dos trabalhos que faço. Tenho este cuidado em respeito ao espectador que sentou em frente à TV para assistir uma coisa que o agrade. Acho que a audiência é resultado de muitos fatores, claro que nada disto funcionaria sem uma boa história.

 

Jéfferson Balbino: O que você ressaltaria em relação ao texto da nossa querida Vivian de Oliveira, autora da minissérie?

 

Edson Spinello: Eu nunca tinha trabalhado com a Vivian e para mim foi uma grande surpresa, ela é extremamente competente e talentosa.

 

Jéfferson Balbino: Atualmente o setor artístico anda extremamente competitivo. Que diferencial o ator deve ter pra conseguir se sobressair?

 

Edson Spinello: Não acho que o setor artístico seja competitivo, acho sim que tem muita oferta de mercado de gente despreparada e ruim. Quem tem talento com certeza arrumará trabalho.

 

 

Jéfferson Balbino: Tem como eleger a melhor cena que você já dirigiu ao longo de sua carreira?

 

 

Edson Spinello: Não, porque para mim, o objetivo é sempre buscar a melhor cena. Quando acreditar que cheguei lá, terei a humildade de começar de novo.

 

Jéfferson Balbino: Quais foram as melhores novelas que você já assistiu?

 

Edson Spinello: Gosto muito de “O Bem Amado” e “Tieta”. 

 

Jéfferson Balbino: Spinello, super obrigado por conceder essa entrevista ao “No Mundo dos Famosos”, saiba que sempre admirei seu impecável trabalho em nossa Teledramaturgia. Muito mais sucesso pra você e pra Renata. Um grande abraço!

 

Edson Spinello: Obrigado Jéfferson. Abraços!

 

Photobucket

 

Entrevista publicada em: 23/04/2012 em www.nomundodosfamosos.com.br

 



Escrito por jéfferson às 14h42
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial - NO MUNDO DOS FAMOOSOS

OUTRAS ENTREVISTAS

 

 

1 - NILSON XAVIER (escritor)

2 - MARGARETH BOURY (autora de novelas)

3 - REYNALDO BOURY (diretor de TV)

4 - BABI XAVIER (atriz/apresentadora)

5 - NÉLIO JÚNIOR (jornalista/repórter de TV)

6 - MARCÍLIO MORAES (autor de novelas)

7 - RICARDO LINHARES (autor de novelas)

8 - ANA MARIA MORETZSOHN (autora de novelas)

9 - DUCA RACHID (autora de novelas)

10 - ADA CHASELIOV (atriz)

11 - MAYRA DIAS GOMES (escritora)

12 - THELMA GUEDES (autora de novelas)

13 – ANDRÉ REBELLO (ator)

14 – KADU MOLITERNO (ator)

15 - MAURICIO MACHADO (ator)

16 - LAURO CÉSAR MUNIZ (autor de novelas)

17 - STELLA FREITAS (atriz)

18 - ALCIDES NOGUEIRA (autor de novelas)

19 - EDWIN LUISI (ator)

20 - MAURO ALENCAR (Doutor em Teledramaturgia/escritor)

21 - SOLANGE CASTRO NEVES (autora de novelas)

22 - WALTHER NEGRÃO (autor de novelas)

23 - BÁRBARA BRUNO (atriz)

24 - RENATA DIAS GOMES (autora de novelas)

25 - MATEUS CARRIERI (ator)

26 - LETÍCIA DORNELLES (autora de novelas)

27 - TAMARA TAXMAN (atriz)

28 - AIMAR LABAKI (dramaturgo/autor de novelas)

29 - LUCÉLIA SANTOS (atriz)

30 - FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI (escritor)

31 - EDUARDO NASSIFE (escritor)

32 - ROSANE GOFMAN (atriz)

33 - CRISTIANNE FRIDMANN (autora de novelas)

34 - RODRIGO PHAVANELLO (ator)

35 - YOYA WURSCH (autora de novelas/roteirista)

36 - INGRA LIBERATO (atriz)

37 - JOÃO CAMARGO (ator)

38 - GILBERTO BRAGA (autor de novelas)

39 - DÉO GARCEZ (ator)

40 - PATRÍCIA MORETZSOHN (autora de novelas)

41 - BETH GOULART (atriz)

42 - MANOEL CARLOS (autor de novelas)

43 - VANESSA GOULARTT (atriz)

44 - DENISE EMMER (escritora)

45 - MARIA ADELAIDE AMARAL (autora de novelas)

46 - WALCYR CARRASCO (autor de novelas)

47 - LEONA CAVALLI (atriz)

48 - AZIZ BAJUR (dramaturgo)

49 - FÁTIMA FREIRE (atriz)

50 - VIVIAN DE OLIVEIRA (autora de novelas)

51 - JÉFFERSON BALBINO (blogueiro)

52 - SILVIO DE ABREU (autor de novelas)

53 - PEDRO NESCHLING (ator)

54 - JORGE BRASIL (jornalista)

55 - NORMA BLUM (atriz)

56 - DENISE DEL VECCHIO (atriz)

57 - RODRIGO ANDRADE (ator)

58 - LUCINHA LINS (atriz)

59 - CLAUDIO LINS (ator)

60 - NARJARA TURETTA (atriz)

61 - CLAUDINO MAYER (escritor/pesquisador em teledramaturgia)

62 - ANDRÉ FRATESCHI (ator)

63 - TUNA DWEK (atriz/escritora)

64 - TÂNIA BONDEZAN (atriz)

65 - GERALDO CARNEIRO (autor de novelas)

66 - ROSAMARIA MURTINHO (atriz)

67 - VINCENT VILLARI (autor de novelas)

68 - TÁSSIA CAMARGO (atriz)

69 - YVES DUMONT (autor de novelas)

70 - ANDRÉ DI MAURO (ator)

71 - HERSCH W. BASBAUM (escritor e dramaturgo)

72 - ELIANA GUTTMAN (atriz)

73 - RENATO MODESTO (ator, escritor, dramaturgo e novelista)

74 - FAFY SIQUEIRA (atriz, cantora, humorista e compositora)

75 - CACÁ DIEGUES (cineasta)

76 - CLARISSE ABUJAMRA (atriz)

77 - BLOTA FILHO (ator)

78 - MÁRCIO KIELING (ator)

79 - REJANE ARRUDA (atriz e Doutoranda em Artes Cênicas

80 - LUCIANA BRAGA (atriz)

81 - JÚLIO FISCHER (novelista e dramaturgo)

82 - ELIZABETH JHIN (autora de novelas)

83 - NEUSA MARIA FARO (atriz)

84 - AGUINALDO SILVA (autor de novelas)

85 - JOÃO VITTI (ator)

86 - CLÉO VENTURA (atriz)

87 - SUZY RÊGO (atriz)

88 - BEMVINDO SEQUEIRA (ator)

89 - EDSON SPINELLO (diretor)

 

Mais entrevistas, notícias e informações sobre o mundo dos famosos você encontra em:

 

www.nomundodosfamosos.com.br



Escrito por jéfferson às 14h39
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Próximo Entrevistado: LEONARDO BRÍCIO

Semana que vem...


Minha "Entrevista Especial" é com o mega talentoso ator LEONARDO BRÍCIO.

Aguardem!



Escrito por jéfferson às 14h12
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.



Histórico:

- 26/01/2014 a 01/02/2014
- 19/01/2014 a 25/01/2014
- 12/01/2014 a 18/01/2014
- 05/01/2014 a 11/01/2014
- 29/12/2013 a 04/01/2014
- 22/12/2013 a 28/12/2013
- 08/12/2013 a 14/12/2013
- 01/12/2013 a 07/12/2013
- 24/11/2013 a 30/11/2013
- 17/11/2013 a 23/11/2013
- 10/11/2013 a 16/11/2013
- 03/11/2013 a 09/11/2013
- 27/10/2013 a 02/11/2013
- 20/10/2013 a 26/10/2013
- 13/10/2013 a 19/10/2013
- 06/10/2013 a 12/10/2013
- 29/09/2013 a 05/10/2013
- 22/09/2013 a 28/09/2013
- 15/09/2013 a 21/09/2013
- 08/09/2013 a 14/09/2013
- 01/09/2013 a 07/09/2013
- 25/08/2013 a 31/08/2013
- 18/08/2013 a 24/08/2013
- 11/08/2013 a 17/08/2013
- 04/08/2013 a 10/08/2013
- 28/07/2013 a 03/08/2013
- 21/07/2013 a 27/07/2013
- 14/07/2013 a 20/07/2013
- 07/07/2013 a 13/07/2013
- 23/06/2013 a 29/06/2013
- 16/06/2013 a 22/06/2013
- 09/06/2013 a 15/06/2013
- 02/06/2013 a 08/06/2013
- 19/05/2013 a 25/05/2013
- 12/05/2013 a 18/05/2013
- 05/05/2013 a 11/05/2013
- 28/04/2013 a 04/05/2013
- 21/04/2013 a 27/04/2013
- 14/04/2013 a 20/04/2013
- 07/04/2013 a 13/04/2013
- 31/03/2013 a 06/04/2013
- 24/03/2013 a 30/03/2013
- 17/03/2013 a 23/03/2013
- 10/03/2013 a 16/03/2013
- 24/02/2013 a 02/03/2013
- 17/02/2013 a 23/02/2013
- 10/02/2013 a 16/02/2013
- 27/01/2013 a 02/02/2013
- 20/01/2013 a 26/01/2013
- 06/01/2013 a 12/01/2013
- 23/12/2012 a 29/12/2012
- 09/12/2012 a 15/12/2012
- 02/12/2012 a 08/12/2012
- 11/11/2012 a 17/11/2012
- 04/11/2012 a 10/11/2012
- 28/10/2012 a 03/11/2012
- 21/10/2012 a 27/10/2012
- 14/10/2012 a 20/10/2012
- 07/10/2012 a 13/10/2012
- 23/09/2012 a 29/09/2012
- 26/08/2012 a 01/09/2012
- 19/08/2012 a 25/08/2012
- 22/07/2012 a 28/07/2012
- 15/07/2012 a 21/07/2012
- 01/07/2012 a 07/07/2012
- 24/06/2012 a 30/06/2012
- 17/06/2012 a 23/06/2012
- 10/06/2012 a 16/06/2012
- 03/06/2012 a 09/06/2012
- 27/05/2012 a 02/06/2012
- 20/05/2012 a 26/05/2012
- 13/05/2012 a 19/05/2012
- 06/05/2012 a 12/05/2012
- 29/04/2012 a 05/05/2012
- 22/04/2012 a 28/04/2012
- 08/04/2012 a 14/04/2012
- 01/04/2012 a 07/04/2012
- 25/03/2012 a 31/03/2012
- 18/03/2012 a 24/03/2012
- 11/03/2012 a 17/03/2012
- 04/03/2012 a 10/03/2012
- 26/02/2012 a 03/03/2012
- 19/02/2012 a 25/02/2012
- 12/02/2012 a 18/02/2012
- 05/02/2012 a 11/02/2012
- 29/01/2012 a 04/02/2012
- 22/01/2012 a 28/01/2012
- 15/01/2012 a 21/01/2012
- 08/01/2012 a 14/01/2012
- 25/12/2011 a 31/12/2011
- 18/12/2011 a 24/12/2011
- 11/12/2011 a 17/12/2011
- 04/12/2011 a 10/12/2011
- 27/11/2011 a 03/12/2011
- 20/11/2011 a 26/11/2011
- 13/11/2011 a 19/11/2011
- 06/11/2011 a 12/11/2011
- 30/10/2011 a 05/11/2011
- 23/10/2011 a 29/10/2011
- 16/10/2011 a 22/10/2011
- 02/10/2011 a 08/10/2011
- 25/09/2011 a 01/10/2011
- 18/09/2011 a 24/09/2011
- 11/09/2011 a 17/09/2011
- 04/09/2011 a 10/09/2011
- 28/08/2011 a 03/09/2011
- 21/08/2011 a 27/08/2011
- 14/08/2011 a 20/08/2011
- 07/08/2011 a 13/08/2011
- 26/06/2011 a 02/07/2011
- 12/06/2011 a 18/06/2011
- 05/06/2011 a 11/06/2011
- 22/05/2011 a 28/05/2011
- 08/05/2011 a 14/05/2011
- 24/04/2011 a 30/04/2011
- 17/04/2011 a 23/04/2011
- 10/04/2011 a 16/04/2011
- 03/04/2011 a 09/04/2011
- 27/03/2011 a 02/04/2011
- 20/03/2011 a 26/03/2011
- 13/03/2011 a 19/03/2011
- 06/03/2011 a 12/03/2011
- 27/02/2011 a 05/03/2011
- 13/02/2011 a 19/02/2011
- 06/02/2011 a 12/02/2011
- 30/01/2011 a 05/02/2011
- 23/01/2011 a 29/01/2011
- 16/01/2011 a 22/01/2011
- 09/01/2011 a 15/01/2011
- 02/01/2011 a 08/01/2011
- 26/12/2010 a 01/01/2011
- 19/12/2010 a 25/12/2010
- 12/12/2010 a 18/12/2010
- 05/12/2010 a 11/12/2010
- 28/11/2010 a 04/12/2010