Entrevista Especial com EDUARDO TORNAGHI

 

 Photobucket

 

Hoje eu entrevisto um grande ator que tem uma importância enorme na história da teledramaturgia brasileira, mas que atualmente infelizmente não tem nos agraciado com sua primorosa interpretação na telinha, porém, seu indiscutível talento ficou eternizado em nossa memória afetiva, devido os marcantes personagens que ele interpretou ao longo de sua carreira. O “No Mundo dos Famosos” entrevista o ator EDUARDO TORNAGHI.

 

 

O Jardel Filho era um grandissímo ator e muito competitivo. Chegou a sair no braço com outros colegas (e ele era bom de briga, ruim de encarar). Pra minha sorte quando trabalhamos juntos ele já estava com os hormônios amenizados pela idade e nossos papeis não concorriam em cena. Pude assisti-lo em paz, e foi um privilégio.”

 

(Eduardo Tornaghi)

 

Jéfferson Balbino: Como surgiu seu interesse pela carreira artística? Sua família lhe apoiou?

 

Eduardo Tornaghi: Ser artista é da natureza humana. Tive o privilégio de ter uma família que sempre praticou todas as artes em casa. Meu pai nos ensinava que todo homem deve praticar pelo menos um esporte e uma arte e tirava versos conosco em roda. Quase todos rebarbaram quando virei profissional se bem que ninguém fez nada contra ou a favor. A decisão era minha.

 

Photobucket


Jéfferson Balbino: Sua estréia na teledramaturgia ocorreu na novela educativa “João da Silva” (TV Cultura/1973). Como foi essa primeira experiência?

 

Eduardo Tornaghi: Desorientada como toda primeira experiência. Por sorte o pessoal da TVE era muito paciente.

 

 

Jéfferson Balbino: Em 1975, você atuou na clássica novela “A Moreninha” (TV Globo). Como foi ser dirigido pelo grande e saudoso Herval Rossano?

 

Eduardo Tornaghi: Herval era uma figura. Fazia o gênero bravo, mas era tudo meio encenação. Quando cismava de pegar no pé sabia ser chato, mas também sabia tudo de TV, conhecia literatura, empolgava as equipes com que trabalhava, foi um craque.

 



Escrito por jéfferson às 16h27
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com EDUARDO TORNAGHI

 

Photobucket

 

 

Jéfferson Balbino: Em Junho de 2011 eu entrevistei a atriz Norma Blum que protagonizou com você a novela “Vejo a Lua no Céu” (TV Globo/1976). E eu perguntei pra ela como foi contracenar com você e ela me disse o seguinte: “Com Eduardo Tornaghi a parceria foi uma delícia em “Vejo a Lua no Céu”. Ele é um ator sensível e um colega maravilhoso. A sintonia foi maior pelo fato de sermos ambos librianos”. Agora eu quero saber de você como foi trabalhar com essa grande atriz que é a Norma Blum?

Eduardo Tornaghi: Norma era meu sonho de consumo como ator desde o tempo do Teatrinho Trol na Tupi. Norma é especial, comprometida com a vida. Uma pessoa que enxerga o outro e se ocupa dele.

 

Jéfferson Balbino: Que lembranças você tem do Dirceu, seu personagem na novela “O Espantalho” (Rede Record/1977)?

 

Eduardo Tornaghi: Foi um tempo ótimo. Nessa novela conheci alguns dos meus melhores amigos e curti muito. O processo foi um pouco atabalhoado, mas foi muito bom.

 

Photobucket


Jéfferson Balbino: Você também protagonizou a novela “Sinhazinha Flô” (TV Globo/1977). Como você se preparou para interpretar o Arnaldo? Chegou a ler as obras literárias do José de Alencar?

 

Eduardo Tornaghi: Naquele tempo não tinha muito isso não. A gente era chamado dias antes de começar a trabalhar. Não havia tempo hábil para grandes preparações. Era olhar, compreender e ir fazendo.

 

Jéfferson Balbino: O que você destacaria do seu trabalho na série “Ciranda Cirandinha” (TV Globo/1978)?

 

Eduardo Tornaghi: Era um personagem muito identificado com a minha geração. Uma época em que houve uma proliferação de gurus adolescentes para o bem e para o mal. Foi um momento de profunda reflexão.

 

 

Jéfferson Balbino: Você também atuou na maravilhosa novela “Dancin’ Days” (TV Globo/1978). Como foi a repercussão do seu trabalho nessa inesquecível novela?

 

Eduardo Tornaghi: Bem pequena. O personagem praticamente sumiu porque eu estava muito resistente ao trabalho. Foi o princípio do meu afastamento da TV.

 

Jéfferson Balbino: Atualmente o setor artístico anda extremamente competitivo. Que diferencial o ator deve ter pra conseguir se sobressair?

 

Eduardo Tornaghi: É verdade. Está vindo por aí uma garotada cheia de apetite. E como eles todos tem se preparado muito bem, estudando e se aprefeiçoando sempre, eu diria que só sobra à determinação como diferencial. Quem quiser mais vai levar.

 

Photobucket 


Jéfferson Balbino: Como era a sua convivência com o grande ator Jardel Filho nos bastidores da novela “Memórias de Amor” (TV Globo/1979)?

 

Eduardo Tornaghi: O Jardel Filho era um grandissímo ator e muito competitivo. Chegou a sair no braço com outros colegas (e ele era bom de briga, ruim de encarar). Pra minha sorte quando trabalhamos juntos ele já estava com os hormônios amenizados pela idade e nossos papeis não concorriam em cena. Pude assisti-lo em paz, e foi um privilégio.

 

Jéfferson Balbino: O que levou você a trocar a Globo pela Band para protagonizar a novela “O Todo Poderoso” (1979)?

 

Eduardo Tornaghi: Ator é, em geral, um biscateiro qualificado. Vamos onde tem trabalho a ser feito.

 

Jéfferson Balbino: Como surgiu o convite pra você atuar na novela “Vereda Tropical” (TV Globo/1984)?

 

Eduardo Tornaghi: O Herval Rossano me indicou.

 

Jéfferson Balbino: Você que já atuou em vários longas, como vê a atual fase do Cinema Brasileiro?

 

Eduardo Tornaghi: Gloriosa. Diversificado, ótimo nível, amadurecido, diretor e roteirista bom vão aparecendo um atrás do outro...

 

Jéfferson Balbino: Atualmente você vem se dedicando ao “Pedala Poética”. Pode falar um pouco sobre esse projeto?

 

Eduardo Tornaghi: Pelada Poética porque se inspira no campinho de pelada que não só deu origem ao futebol pentacampeão,transformando um esporte bruto em arte, como cristalizou uma parte importante da identidade nacional. Lá “brincamos” com a literatura no mesmo espírito de liberdade, prazer e invenção. Na verdade ela é apenas um desdobramento da militância de uma vida inteira – criar espaços onde se favoreça a experiência da liberdade de criação e expressão. Essa é uma experiência transformadora que todos merecem experimentar e, na minha opinião, melhora o ambiente a nossa volta.

 



Escrito por jéfferson às 16h25
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com EDUARDO TORNAGHI

 

 Photobucket

 


Jéfferson Balbino: Um dos seus personagens que eu mais gostei foi o Rafael da novela “A Gata Comeu” (TV Globo/1985). Como foi trabalhar com a magistral novelista Ivani Ribeiro? Tinha contato com ela?

 

Eduardo Tornaghi: Quase nenhum. Era tanto trabalho tanto pra um quanto para outro que não sobrava tempo pra nada fora do campo profissional. Mas ela era uma mulher muito forte isso deu pra ver.

 

Jéfferson Balbino: Como você constrói seus personagens?

 

Eduardo Tornaghi: Cada um pede uma preparação diferente, mas é sempre um mergulho. A gente começa a viver em função de compreender e incorporar essa “vida” que vamos construindo. Então a gente repete à exaustão o texto ou as situações sempre se perguntando como é este cara? Como é que ele se sente nessa situação? Porque ele diz isso? Até o momento em que a gente sente que tem alguma coisa que está viva dentro do que estamos fazendo. Daí é agarrar o fio da meada e deslizar na “onda” curtindo ao máximo.

 

 Photobucket

Jéfferson Balbino: O que você acredita ser o maior desafio da carreira de ator?

 

Eduardo Tornaghi: A entrega. Igualzinho ao resto da vida, compreender é quando a gente consegue se dar que a gente ganha alguma coisa.

 

Jéfferson Balbino: Até então seus últimos trabalhos na TV foram na série “Carga Pesada” (TV Globo/2007) e na novela “Uma Rosa com Amor” (SBT/2010). Como foi fazer essas participações especiais?

 

Eduardo Tornaghi: Não lembro exatamente quando, mas meu último trabalho em TV foi nos anos 1980 mesmo.

 

 

Jéfferson Balbino: Tem planos de voltar atuar na TV novamente?

 

Eduardo Tornaghi: Não, e acho que ela também não tem planos pra mim.

 

Photobucket 


Jéfferson Balbino: Qual foi o personagem que mais lhe satisfez ao longo de sua carreira?

 

Eduardo Tornaghi: Cada um há seu tempo, com as exceções necessárias para confirmar a regra, foi dono do meu tempo. Hoje eles se completam em mim num grande painel como um filho querido e único.

 

 

Jéfferson Balbino: Já houve algum caos engraçado envolvendo você e o público?

 

Eduardo Tornaghi: Muitos. A gente lida com a surpresa e a invenção, então as confusões engraçadas (e as trágicas também) são inevitáveis. Graças a Deus!

 

Photobucket


Jéfferson Balbino: Que dica você deixa pra quem almeja seguir a carreira artística?

 

Eduardo Tornaghi: Divirta-se! A alegria é a prova dos nove.

 

Jéfferson Balbino: Antes de finalizarmos: Quais foram às melhores novelas que você já assistiu?

 

Eduardo Tornaghi: “Beto Rockfeler” foi um ponto fora da curva por tudo que significa artística e socialmente.

 

Jéfferson Balbino: Eduardo, foi uma honra ter você aqui “No Mundo dos Famosos”, sempre admirei muito seu primoroso trabalho. Parabéns pela belíssima trajetória profissional. Muito mais sucesso e um grande abraço!

 

Eduardo Tornaghi: Eu que te agradeço a atenção Jéfferson. É quando é lembrado que o ator sabe que seu trabalho valeu a pena. Abraço!

 



Escrito por jéfferson às 16h21
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial - NO MUNDO DOS FAMOSOS

OUTRAS ENTREVISTAS

 

 

por ordem de publicação

 

 1 - NILSON XAVIER (escritor)

2 - MARGARETH BOURY (autora de novelas)

3 - REYNALDO BOURY (diretor de TV)

4 - BABI XAVIER (atriz/apresentadora)

5 - NÉLIO JÚNIOR (jornalista/repórter de TV)

6 - MARCÍLIO MORAES (autor de novelas)

7 - RICARDO LINHARES (autor de novelas)

8 - ANA MARIA MORETZSOHN (autora de novelas)

9 - DUCA RACHID (autora de novelas)

10 - ADA CHASELIOV (atriz)

11 - MAYRA DIAS GOMES (escritora)

12 - THELMA GUEDES (autora de novelas)

13 – ANDRÉ REBELLO (ator)

14 – KADU MOLITERNO (ator)

15 - MAURICIO MACHADO (ator)

16 - LAURO CÉSAR MUNIZ (autor de novelas)

17 - STELLA FREITAS (atriz)

18 - ALCIDES NOGUEIRA (autor de novelas)

19 - EDWIN LUISI (ator)

20 - MAURO ALENCAR (Doutor em Teledramaturgia/escritor)

21 - SOLANGE CASTRO NEVES (autora de novelas)

22 - WALTHER NEGRÃO (autor de novelas)

23 - BÁRBARA BRUNO (atriz)

24 - RENATA DIAS GOMES (autora de novelas)

25 - MATEUS CARRIERI (ator)

26 - LETÍCIA DORNELLES (autora de novelas)

27 - TAMARA TAXMAN (atriz)

28 - AIMAR LABAKI (dramaturgo/autor de novelas)

29 - LUCÉLIA SANTOS (atriz)

30 - FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI (escritor)

31 - EDUARDO NASSIFE (escritor)

32 - ROSANE GOFMAN (atriz)

33 - CRISTIANNE FRIDMANN (autora de novelas)

34 - RODRIGO PHAVANELLO (ator)

35 - YOYA WURSCH (autora de novelas/roteirista)

36 - INGRA LIBERATO (atriz)

37 - JOÃO CAMARGO (ator)

38 - GILBERTO BRAGA (autor de novelas)

39 - DÉO GARCEZ (ator)

40 - PATRÍCIA MORETZSOHN (autora de novelas)

41 - BETH GOULART (atriz)

42 - MANOEL CARLOS (autor de novelas)

43 - VANESSA GOULARTT (atriz)

44 - DENISE EMMER (escritora)

45 - MARIA ADELAIDE AMARAL (autora de novelas)

46 - WALCYR CARRASCO (autor de novelas)

47 - LEONA CAVALLI (atriz)

48 - AZIZ BAJUR (dramaturgo)

49 - FÁTIMA FREIRE (atriz)

50 - VIVIAN DE OLIVEIRA (autora de novelas)

51 - JÉFFERSON BALBINO (blogueiro)

52 - SILVIO DE ABREU (autor de novelas)

53 - PEDRO NESCHLING (ator)

54 - JORGE BRASIL (jornalista)

55 - NORMA BLUM (atriz)

56 - DENISE DEL VECCHIO (atriz)

57 - RODRIGO ANDRADE (ator)

58 - LUCINHA LINS (atriz)

59 - CLAUDIO LINS (ator)

60 - NARJARA TURETTA (atriz)

61 - CLAUDINO MAYER (escritor/pesquisador em teledramaturgia)

62 - ANDRÉ FRATESCHI (ator)

63 - TUNA DWEK (atriz/escritora)

64 - TÂNIA BONDEZAN (atriz)

65 - GERALDO CARNEIRO (autor de novelas)

66 - ROSAMARIA MURTINHO (atriz)

67 - VINCENT VILLARI (autor de novelas)

68 - TÁSSIA CAMARGO (atriz)

69 - YVES DUMONT (autor de novelas)

70 - ANDRÉ DI MAURO (ator)

71 - HERSCH W. BASBAUM (escritor e dramaturgo)

72 - ELIANA GUTTMAN (atriz)

73 - RENATO MODESTO (ator, escritor, dramaturgo e novelista)

74 - FAFY SIQUEIRA (atriz, cantora, humorista e compositora)

75 - CACÁ DIEGUES (cineasta)

76 - CLARISSE ABUJAMRA (atriz)

77 - BLOTA FILHO (ator)

78 - MÁRCIO KIELING (ator)

79 - REJANE ARRUDA (atriz e Doutoranda em Artes Cênicas

80 - LUCIANA BRAGA (atriz)

81 - JÚLIO FISCHER (novelista e dramaturgo)

82 - ELIZABETH JHIN (autora de novelas)

83 - NEUSA MARIA FARO (atriz)

84 - AGUINALDO SILVA (autor de novelas)

85 - JOÃO VITTI (ator)

86 - CLÉO VENTURA (atriz)

87 - SUZY RÊGO (atriz)

88 - BEMVINDO SEQUEIRA (ator)

89 - EDSON SPINELLO (diretor)

90 - LEONARDO BRÍCIO (ator)

91 - EDUARDO TORNAGHI (ator)

 

HISTÓRIAS DE NOVELISTAS

 

LAURO CÉSAR MUNIZ

 

SESSÃO ESPECIAL

 

Aniversário da autora MARIA ADELAIDE AMARAL

Jéfferson Balbino conversa com o ator LIMA DUARTE

Jéfferson Balbino conversa com a atriz REGINA DUARTE

CHIQUINHA GONZAGA

 

Fale com o NO MUNDO DOS FAMOSOS

 

www.nomundodosfamosos.com.br

jefferson.balbino@nomundodosfamosos.com.br



Escrito por jéfferson às 14h11
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Próxima Entrevistada: FABÍOLA REIPERT

SEMANA QUE VEM...


A minha entrevistada especial é a talentosa jornalista FABÍOLA REIPERT

Aguardem!



Escrito por jéfferson às 13h59
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.



Histórico:

- 26/01/2014 a 01/02/2014
- 19/01/2014 a 25/01/2014
- 12/01/2014 a 18/01/2014
- 05/01/2014 a 11/01/2014
- 29/12/2013 a 04/01/2014
- 22/12/2013 a 28/12/2013
- 08/12/2013 a 14/12/2013
- 01/12/2013 a 07/12/2013
- 24/11/2013 a 30/11/2013
- 17/11/2013 a 23/11/2013
- 10/11/2013 a 16/11/2013
- 03/11/2013 a 09/11/2013
- 27/10/2013 a 02/11/2013
- 20/10/2013 a 26/10/2013
- 13/10/2013 a 19/10/2013
- 06/10/2013 a 12/10/2013
- 29/09/2013 a 05/10/2013
- 22/09/2013 a 28/09/2013
- 15/09/2013 a 21/09/2013
- 08/09/2013 a 14/09/2013
- 01/09/2013 a 07/09/2013
- 25/08/2013 a 31/08/2013
- 18/08/2013 a 24/08/2013
- 11/08/2013 a 17/08/2013
- 04/08/2013 a 10/08/2013
- 28/07/2013 a 03/08/2013
- 21/07/2013 a 27/07/2013
- 14/07/2013 a 20/07/2013
- 07/07/2013 a 13/07/2013
- 23/06/2013 a 29/06/2013
- 16/06/2013 a 22/06/2013
- 09/06/2013 a 15/06/2013
- 02/06/2013 a 08/06/2013
- 19/05/2013 a 25/05/2013
- 12/05/2013 a 18/05/2013
- 05/05/2013 a 11/05/2013
- 28/04/2013 a 04/05/2013
- 21/04/2013 a 27/04/2013
- 14/04/2013 a 20/04/2013
- 07/04/2013 a 13/04/2013
- 31/03/2013 a 06/04/2013
- 24/03/2013 a 30/03/2013
- 17/03/2013 a 23/03/2013
- 10/03/2013 a 16/03/2013
- 24/02/2013 a 02/03/2013
- 17/02/2013 a 23/02/2013
- 10/02/2013 a 16/02/2013
- 27/01/2013 a 02/02/2013
- 20/01/2013 a 26/01/2013
- 06/01/2013 a 12/01/2013
- 23/12/2012 a 29/12/2012
- 09/12/2012 a 15/12/2012
- 02/12/2012 a 08/12/2012
- 11/11/2012 a 17/11/2012
- 04/11/2012 a 10/11/2012
- 28/10/2012 a 03/11/2012
- 21/10/2012 a 27/10/2012
- 14/10/2012 a 20/10/2012
- 07/10/2012 a 13/10/2012
- 23/09/2012 a 29/09/2012
- 26/08/2012 a 01/09/2012
- 19/08/2012 a 25/08/2012
- 22/07/2012 a 28/07/2012
- 15/07/2012 a 21/07/2012
- 01/07/2012 a 07/07/2012
- 24/06/2012 a 30/06/2012
- 17/06/2012 a 23/06/2012
- 10/06/2012 a 16/06/2012
- 03/06/2012 a 09/06/2012
- 27/05/2012 a 02/06/2012
- 20/05/2012 a 26/05/2012
- 13/05/2012 a 19/05/2012
- 06/05/2012 a 12/05/2012
- 29/04/2012 a 05/05/2012
- 22/04/2012 a 28/04/2012
- 08/04/2012 a 14/04/2012
- 01/04/2012 a 07/04/2012
- 25/03/2012 a 31/03/2012
- 18/03/2012 a 24/03/2012
- 11/03/2012 a 17/03/2012
- 04/03/2012 a 10/03/2012
- 26/02/2012 a 03/03/2012
- 19/02/2012 a 25/02/2012
- 12/02/2012 a 18/02/2012
- 05/02/2012 a 11/02/2012
- 29/01/2012 a 04/02/2012
- 22/01/2012 a 28/01/2012
- 15/01/2012 a 21/01/2012
- 08/01/2012 a 14/01/2012
- 25/12/2011 a 31/12/2011
- 18/12/2011 a 24/12/2011
- 11/12/2011 a 17/12/2011
- 04/12/2011 a 10/12/2011
- 27/11/2011 a 03/12/2011
- 20/11/2011 a 26/11/2011
- 13/11/2011 a 19/11/2011
- 06/11/2011 a 12/11/2011
- 30/10/2011 a 05/11/2011
- 23/10/2011 a 29/10/2011
- 16/10/2011 a 22/10/2011
- 02/10/2011 a 08/10/2011
- 25/09/2011 a 01/10/2011
- 18/09/2011 a 24/09/2011
- 11/09/2011 a 17/09/2011
- 04/09/2011 a 10/09/2011
- 28/08/2011 a 03/09/2011
- 21/08/2011 a 27/08/2011
- 14/08/2011 a 20/08/2011
- 07/08/2011 a 13/08/2011
- 26/06/2011 a 02/07/2011
- 12/06/2011 a 18/06/2011
- 05/06/2011 a 11/06/2011
- 22/05/2011 a 28/05/2011
- 08/05/2011 a 14/05/2011
- 24/04/2011 a 30/04/2011
- 17/04/2011 a 23/04/2011
- 10/04/2011 a 16/04/2011
- 03/04/2011 a 09/04/2011
- 27/03/2011 a 02/04/2011
- 20/03/2011 a 26/03/2011
- 13/03/2011 a 19/03/2011
- 06/03/2011 a 12/03/2011
- 27/02/2011 a 05/03/2011
- 13/02/2011 a 19/02/2011
- 06/02/2011 a 12/02/2011
- 30/01/2011 a 05/02/2011
- 23/01/2011 a 29/01/2011
- 16/01/2011 a 22/01/2011
- 09/01/2011 a 15/01/2011
- 02/01/2011 a 08/01/2011
- 26/12/2010 a 01/01/2011
- 19/12/2010 a 25/12/2010
- 12/12/2010 a 18/12/2010
- 05/12/2010 a 11/12/2010
- 28/11/2010 a 04/12/2010