Entrevista Especial com: LÍCIA MANZO

 

Photobucket

 

A minha entrevistada de hoje é uma das maiores revelações dos últimos tempos na teledramaturgia brasileira. Ela começou a carreira artística aos 14 anos, quando montou um grupo de teatro profissional, e a partir daí construiu uma belíssima trajetória artística, onde além de escrever, também atuou e dirigiu em alguns espetáculos. Mas foi em 2011 que ela provou a todos que tem um imensurável talento como novelista, não cometo nenhum excesso ao afirmar que no futuro (não muito distante) ela será a nova Janete Clair e/ou Ivani Ribeiro da história da nossa adorada teledramaturgia brasileira. O “No Mundo dos Famosos” orgulhosamente entrevista a querida autora de novelas LÍCIA MANZO.

 

 

“Não acho que, para ser boa ou ter qualidade uma novela precisa estarcolada num certo realismo. Entreter, divertir, fazer sonhar, tudo é legítimo e interessante quando se trata de ficção.”

 

(Lícia Manzo)

 

 

Jéfferson Balbino: Lícia, como surgiu seu interesse pela carreira artística?

 

Lícia Manzo: Não me lembro propriamente de ter ‘surgido’, desde criança tinha mania de fantasiar, ficcionalizar o real, gostava de  imaginar que eu era outra coisa, subvertia o que estava vivendo, enfim. E essa espécie de distorção de personalidade acabou me servindo na hora de abraçar uma carreira.


Photobucket

 

Jéfferson Balbino: Em Novembro/2011 eu entrevistei o ator André di Mauro que me disse que ele descobriu a vocação artística aos 13 anos ao participar da sua peça “Pequeninos, Mas Resolvem”. Que lembranças você do André e do grupo teatral “Além da Lua”?

 

Lícia Manzo: Entrei no Tablado com 14 anos, e lá montamos um grupo de teatro profissional, o “Além da Lua”, do qual o André fazia parte. Foi lá que escrevi meus primeiros textos, sozinha ou em processo de criação coletiva. Não havia nenhuma pretensão de ser escritora, havia apenas a vontade, ou melhor, a necessidade de criar.

 201263

Jéfferson Balbino: Como surgiu o convite pra você integrar a equipe de roteiristas de “Malhação” (TV Globo/2003)?

Lícia Manzo: Havia escrito, sob encomenda,  um roteiro de longa metragem para o publico adolescente e, como recentemente na TV Globo havia encerrado minha participação em ‘Retrato Falado’, escrevi para a Andréa Maltarolli, oferecendo meu trabalho para ‘Malhação’. O convite veio dela, com quem gostei muito de trabalhar.

 

Jéfferson Balbino: Você não acha que a novela distancia o público da realidade, como muitos ainda alegam?

 

Lícia Manzo: Depende da novela, naturalmente. Mas não acho que, para ser boa ou ter qualidade uma novela precisa estarcolada num certo realismo. Entreter, divertir, fazer sonhar, tudo é legítimo e interessante quando se trata de ficção.

 

Jéfferson Balbino: O que você destacaria da sua carreira como atriz? Pretende voltar a atuar?

Lícia Manzo: O trabalho que desenvolvi com meu grupo, o ‘Além da Lua’, onde pude me experimentar de diversas formas, atuando, escrevendo, dirigindo, levantando a produção, etc; e a sorte de ter trabalhado com textos de qualidade (Shakespeares; Brecht; Schnitzler; etc). Repetir aqueles textos noite após noite, às vezes por mais de um ano, acho que me trouxe uma noção de oralidade que até hoje me vale na hora de sentar e escrever. Mas não, não pretendo voltar a atuar. Minha vocação é mesmo a escrita. 

 



Escrito por jéfferson às 18h43
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com: LÍCIA MANZO

 

201174

 

Jéfferson Balbino: O papel do novelista se restringe apenas em contar boas histórias e conscientizar o público para os problemas sociais ou vai, além disso?

Lícia Manzo: Contar boas histórias e conscientizar o publico já me parece muito e feliz do autor que conseguir conjugar as duas coisas.

 

Jéfferson Balbino: Como foi a experiência em escrever para os seriados: “Sai de Baixo” (TV Globo/1996) e “A Diarista” (TV Globo/2004)?

 

Lícia Manzo: Ótima. Trabalhava com amigos e aprendi muito nos dois trabalhos. Aliás, devo ao Cláudio Paiva o convite para entrar para o time de autores da TV Globo. Foi ele quem primeiro me reconheceu, e sou muito grata  por isso.

 

Jéfferson Balbino: Você acredita que no futuro, a telenovela brasileira poderá deixar de existir para dar lugar a outros gêneros e formatos?

 

Lícia Manzo: Não sei responder a essa pergunta. Penso que sim, na medida que nada é estático, perene, imutável. Mas se vier a acontecer, certamente será por uma necessidade natural do publico e dos produtores de televisão.

 Photobucket

Jéfferson Balbino: Como é o processo de escrever com outros roteiristas? Chegam a discordar?

 

Lícia Manzo: Discordar é importantíssimo. É preciso intimidade verdadeira para discordar. Aliás, não acredito em relação nenhuma, pessoal ou profissional, onde todos sempre concordem.

 

Jéfferson Balbino: Atualmente o consagrado autor de novelas, Lauro César Muniz, vem mobilizando uma campanha pra redução do número de capítulos das novelas, que quase sempre ultrapassa a marca dos 200 capítulos. O autor defende a idéia de produzir novelas com no máximo 120 capítulos com a intenção do trabalho ficar mais artesanal, já que o excesso de capítulos ocasiona um profundo desgaste no autor que acaba delegando funções aos colaboradores descaracterizando a autoria da trama. O que você pensa sobre esse assunto?

 

Lícia Manzo: Concordo com o Lauro que 120 capítulos parece um tamanho razoável para que uma novela não tenha a chamada ‘barriga’, ou onde o autor precise sacrificar a coerência psicológica dos personagens em nome de mais e mais ‘viradas’ em sua trama.

 

 Photobucket

 

Jéfferson Balbino: Você é um escritor intuitivo ou pára pra pensar, pesquisar e traçar os rumos de sua história?

 

Lícia Manzo: 10% intuição e 90 % transpiração, acho que para a produção de uma novela precisa ser essa a conta.

 

Jéfferson Balbino: Quando os atores não seguem fielmente o texto, conforme você escreveu isso lhe desagrada?

 

Lícia Manzo: Felizmente nunca aconteceu num trabalho meu, mas certamente me desagradaria.

 

Jéfferson Balbino: O que você destacaria do seu trabalho como colaboradora da novela “Três Irmãs” (TV Globo/2008)?

 

Lícia Manzo: Gostei muito de trabalhar com o Calmon: democrático, generoso, foi uma ótima experiência, onde aprendi muitíssimo.

 



Escrito por jéfferson às 18h40
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





Entrevista Especial com: LÍCIA MANZO

 

Photobucket

 

Jéfferson Balbino: Qual é o caminho mais viável pra quem almeja se tornar um escritor de novelas?

 

Lícia Manzo: Para se tornar um escritor de qualquer coisa: ler, ler, ler. E aprender a pensar, refletir, problematizar; até pra que se possa ter o que dizer depois.

 

Jéfferson Balbino: Como surgiu a idéia de escrever o seriado “Tudo Novo, De Novo” (TV Globo/2009)? E, como foi à supervisão de texto da nossa queridíssima Maria Adelaide Amaral?

 

Lícia Manzo: “Tudo Novo de Novo” surgiu a partir da observação do que  minha geração estava experimentando: homens e mulheres separados,  tentando recomeçar novas relações, trazendo na bagagem suas relações antigas: filhos, ex-mulheres, ex-maridos, etc. Quanto a Maria Adelaide foi muito generosa comigo sempre, trouxe ótimas idéias para a série, que cresceu muito sob sua supervisão.

 

Jéfferson Balbino: Você é também Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/RJ. Como a teledramaturgia era vista no seu meio acadêmico?

Lícia Manzo: Com muito respeito, naturalmente. Havia cursos sobre produção e análise de teledramaturgia, todos da maior qualidade.

 

 

Jéfferson Balbino: Sua maravilhosa novela, “A Vida da Gente” (TV Globo/2011) chegou ao fim, com gostinho de ‘quero mais’. A que você atribui o imenso sucesso e repercussão que sua novela obteve?

Lícia Manzo: À equipe maravilhosa  que tivemos a sorte de reunir, e ao espírito democrático, de parceria, que sempre existiu no trabalho.

 

Jéfferson Balbino: Já tem planos de escrever uma nova trama? Se sim, o que você pode nos adiantar?

 

Lícia Manzo: Meus planos por enquanto são apenas descansar, viajar, me esvaziar, enfim... Até para que me possa ‘encher’ de novo...

 

Jéfferson Balbino: Como você lida com o isolacionismo que a profissão de novelista propicia?

Lícia Manzo: Gosto de ficar recuada. Sou extremamente caseira. Amo ficar no meu canto, com meus livros, plantas, CD’s.  Saio de casa, claro, mas como disse Clarice Lispector ‘só é bom sair pela alegria de voltar’...

 

Jéfferson Balbino: Uma das coisas mais fascinantes na carreira de novelista é essa possibilidade de brincar de ser Deus... Como é a responsabilidade de definir o destino de vários personagens, embora sejam vidas ficcionais?

 

Lícia Manzo: Em algum nível acho que não sou que decido. Há uma certa hora em que os personagens começam a tomar corpo, voz, e o que o escritor faz é correr atrás deles, anotando suas falas, sentimentos e intenções. 

 

Jéfferson Balbino: Sacia uma curiosidade nossa. Como os capítulos da novela chegam para os atores?

 

Lícia Manzo: Os capítulos são entregues para a produção,  que  em seguida os encaminha para os atores.

 

Jéfferson Balbino: Antes de finalizarmos, a nossa tradicional pergunta: Quais foram às novelas que você mais gostou de assistir?

 

Lícia Manzo: “Dancin’ Days”; “Escrava Isaura”; “Laços de Família”...

 

Jéfferson Balbino: Querida, super obrigado por conceder essa entrevista ao “No Mundo dos Famosos”, parabéns pela brilhante carreira, e muito mais sucesso. Um grande beijo!

 

Lícia Manzo: Obrigada Jéfferson. Um grande abraço!


Photobucket

 

Entrevista publicada em: 27/06/2012 em www.nomundodosfamosos.com.br

 



Escrito por jéfferson às 18h36
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





OUTRAS ENTREVISTAS

 

 

(por ordem de publicação no site)

 

1 - NILSON XAVIER (escritor)

2 - MARGARETH BOURY (autora de novelas)

3 - REYNALDO BOURY (diretor de TV)

4 - BABI XAVIER (atriz/apresentadora)

5 - NÉLIO JÚNIOR (jornalista/repórter de TV)

6 - MARCÍLIO MORAES (autor de novelas)

7 - RICARDO LINHARES (autor de novelas)

8 - ANA MARIA MORETZSOHN (autora de novelas)

9 - DUCA RACHID (autora de novelas)

10 - ADA CHASELIOV (atriz)

11 - MAYRA DIAS GOMES (escritora)

12 - THELMA GUEDES (autora de novelas)

13 – ANDRÉ REBELLO (ator)

14 – KADU MOLITERNO (ator)

15 - MAURICIO MACHADO (ator)

16 - LAURO CÉSAR MUNIZ (autor de novelas)

17 - STELLA FREITAS (atriz)

18 - ALCIDES NOGUEIRA (autor de novelas)

19 - EDWIN LUISI (ator)

20 - MAURO ALENCAR (Doutor em Teledramaturgia/escritor)

21 - SOLANGE CASTRO NEVES (autora de novelas)

22 - WALTHER NEGRÃO (autor de novelas)

23 - BÁRBARA BRUNO (atriz)

24 - RENATA DIAS GOMES (autora de novelas)

25 - MATEUS CARRIERI (ator)

26 - LETÍCIA DORNELLES (autora de novelas)

27 - TAMARA TAXMAN (atriz)

28 - AIMAR LABAKI (dramaturgo/autor de novelas)

29 - LUCÉLIA SANTOS (atriz)

30 - FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI (escritor)

31 - EDUARDO NASSIFE (escritor)

32 - ROSANE GOFMAN (atriz)

33 - CRISTIANNE FRIDMANN (autora de novelas)

34 - RODRIGO PHAVANELLO (ator)

35 - YOYA WURSCH (autora de novelas/roteirista)

36 - INGRA LIBERATO (atriz)

37 - JOÃO CAMARGO (ator)

38 - GILBERTO BRAGA (autor de novelas)

39 - DÉO GARCEZ (ator)

40 - PATRÍCIA MORETZSOHN (autora de novelas)

41 - BETH GOULART (atriz)

42 - MANOEL CARLOS (autor de novelas)

43 - VANESSA GOULARTT (atriz)

44 - DENISE EMMER (escritora)

45 - MARIA ADELAIDE AMARAL (autora de novelas)

46 - WALCYR CARRASCO (autor de novelas)

47 - LEONA CAVALLI (atriz)

48 - AZIZ BAJUR (dramaturgo)

49 - FÁTIMA FREIRE (atriz)

50 - VIVIAN DE OLIVEIRA (autora de novelas)

51 - JÉFFERSON BALBINO (blogueiro)

52 - SILVIO DE ABREU (autor de novelas)

53 - PEDRO NESCHLING (ator)

54 - JORGE BRASIL (jornalista)

55 - NORMA BLUM (atriz)

56 - DENISE DEL VECCHIO (atriz)

57 - RODRIGO ANDRADE (ator)

58 - LUCINHA LINS (atriz)

59 - CLAUDIO LINS (ator)

60 - NARJARA TURETTA (atriz)

61 - CLAUDINO MAYER (escritor/pesquisador em teledramaturgia)

62 - ANDRÉ FRATESCHI (ator)

63 - TUNA DWEK (atriz/escritora)

64 - TÂNIA BONDEZAN (atriz)

65 - GERALDO CARNEIRO (autor de novelas)

66 - ROSAMARIA MURTINHO (atriz)

67 - VINCENT VILLARI (autor de novelas)

68 - TÁSSIA CAMARGO (atriz)

69 - YVES DUMONT (autor de novelas)

70 - ANDRÉ DI MAURO (ator)

71 - HERSCH W. BASBAUM (escritor e dramaturgo)

72 - ELIANA GUTTMAN (atriz)

73 - RENATO MODESTO (ator, escritor, dramaturgo e novelista)

74 - FAFY SIQUEIRA (atriz, cantora, humorista e compositora)

75 - CACÁ DIEGUES (cineasta)

76 - CLARISSE ABUJAMRA (atriz)

77 - BLOTA FILHO (ator)

78 - MÁRCIO KIELING (ator)

79 - REJANE ARRUDA (atriz e Doutoranda em Artes Cênicas

80 - LUCIANA BRAGA (atriz)

81 - JÚLIO FISCHER (novelista e dramaturgo)

82 - ELIZABETH JHIN (autora de novelas)

83 - NEUSA MARIA FARO (atriz)

84 - AGUINALDO SILVA (autor de novelas)

85 - JOÃO VITTI (ator)

86 - CLÉO VENTURA (atriz)

87 - SUZY RÊGO (atriz)

88 - BEMVINDO SEQUEIRA (ator)

89 - EDSON SPINELLO (diretor)

90 - LEONARDO BRÍCIO (ator)

91 - EDUARDO TORNAGHI (ator)

92 - FABÍOLA REIPERT (jornalista)

93 - JONAS BLOCH (ator)

94 - BRITTO JR. (apresentador)

95 - ADRIANA GARAMBONE (atriz)

96 - RAUL GAZOLLA (ator)

97 - BEL KUTNER (atriz)

98 - LÍCIA MANZO (autora de novelas)

 

HISTÓRIAS DE NOVELISTAS

 

LAURO CÉSAR MUNIZ

 

SESSÃO ESPECIAL

 

Aniversário da autora MARIA ADELAIDE AMARAL

Jéfferson Balbino conversa com o ator LIMA DUARTE

Jéfferson Balbino conversa com a atriz REGINA DUARTE

CHIQUINHA GONZAGA

 

Fale com o NO MUNDO DOS FAMOSOS

 

www.nomundodosfamosos.com.br

jefferson.balbino@nomundodosfamosos.com.br



Escrito por jéfferson às 18h10
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.





NO MUNDO DOS FAMOSOS

Em Breve...

Novas entrevistas te esperam aqui...

NO MUNDO DOS FAMOSOS



Escrito por jéfferson às 18h02
- Comente aqui


Deixe o seu comentário.



Histórico:

- 26/01/2014 a 01/02/2014
- 19/01/2014 a 25/01/2014
- 12/01/2014 a 18/01/2014
- 05/01/2014 a 11/01/2014
- 29/12/2013 a 04/01/2014
- 22/12/2013 a 28/12/2013
- 08/12/2013 a 14/12/2013
- 01/12/2013 a 07/12/2013
- 24/11/2013 a 30/11/2013
- 17/11/2013 a 23/11/2013
- 10/11/2013 a 16/11/2013
- 03/11/2013 a 09/11/2013
- 27/10/2013 a 02/11/2013
- 20/10/2013 a 26/10/2013
- 13/10/2013 a 19/10/2013
- 06/10/2013 a 12/10/2013
- 29/09/2013 a 05/10/2013
- 22/09/2013 a 28/09/2013
- 15/09/2013 a 21/09/2013
- 08/09/2013 a 14/09/2013
- 01/09/2013 a 07/09/2013
- 25/08/2013 a 31/08/2013
- 18/08/2013 a 24/08/2013
- 11/08/2013 a 17/08/2013
- 04/08/2013 a 10/08/2013
- 28/07/2013 a 03/08/2013
- 21/07/2013 a 27/07/2013
- 14/07/2013 a 20/07/2013
- 07/07/2013 a 13/07/2013
- 23/06/2013 a 29/06/2013
- 16/06/2013 a 22/06/2013
- 09/06/2013 a 15/06/2013
- 02/06/2013 a 08/06/2013
- 19/05/2013 a 25/05/2013
- 12/05/2013 a 18/05/2013
- 05/05/2013 a 11/05/2013
- 28/04/2013 a 04/05/2013
- 21/04/2013 a 27/04/2013
- 14/04/2013 a 20/04/2013
- 07/04/2013 a 13/04/2013
- 31/03/2013 a 06/04/2013
- 24/03/2013 a 30/03/2013
- 17/03/2013 a 23/03/2013
- 10/03/2013 a 16/03/2013
- 24/02/2013 a 02/03/2013
- 17/02/2013 a 23/02/2013
- 10/02/2013 a 16/02/2013
- 27/01/2013 a 02/02/2013
- 20/01/2013 a 26/01/2013
- 06/01/2013 a 12/01/2013
- 23/12/2012 a 29/12/2012
- 09/12/2012 a 15/12/2012
- 02/12/2012 a 08/12/2012
- 11/11/2012 a 17/11/2012
- 04/11/2012 a 10/11/2012
- 28/10/2012 a 03/11/2012
- 21/10/2012 a 27/10/2012
- 14/10/2012 a 20/10/2012
- 07/10/2012 a 13/10/2012
- 23/09/2012 a 29/09/2012
- 26/08/2012 a 01/09/2012
- 19/08/2012 a 25/08/2012
- 22/07/2012 a 28/07/2012
- 15/07/2012 a 21/07/2012
- 01/07/2012 a 07/07/2012
- 24/06/2012 a 30/06/2012
- 17/06/2012 a 23/06/2012
- 10/06/2012 a 16/06/2012
- 03/06/2012 a 09/06/2012
- 27/05/2012 a 02/06/2012
- 20/05/2012 a 26/05/2012
- 13/05/2012 a 19/05/2012
- 06/05/2012 a 12/05/2012
- 29/04/2012 a 05/05/2012
- 22/04/2012 a 28/04/2012
- 08/04/2012 a 14/04/2012
- 01/04/2012 a 07/04/2012
- 25/03/2012 a 31/03/2012
- 18/03/2012 a 24/03/2012
- 11/03/2012 a 17/03/2012
- 04/03/2012 a 10/03/2012
- 26/02/2012 a 03/03/2012
- 19/02/2012 a 25/02/2012
- 12/02/2012 a 18/02/2012
- 05/02/2012 a 11/02/2012
- 29/01/2012 a 04/02/2012
- 22/01/2012 a 28/01/2012
- 15/01/2012 a 21/01/2012
- 08/01/2012 a 14/01/2012
- 25/12/2011 a 31/12/2011
- 18/12/2011 a 24/12/2011
- 11/12/2011 a 17/12/2011
- 04/12/2011 a 10/12/2011
- 27/11/2011 a 03/12/2011
- 20/11/2011 a 26/11/2011
- 13/11/2011 a 19/11/2011
- 06/11/2011 a 12/11/2011
- 30/10/2011 a 05/11/2011
- 23/10/2011 a 29/10/2011
- 16/10/2011 a 22/10/2011
- 02/10/2011 a 08/10/2011
- 25/09/2011 a 01/10/2011
- 18/09/2011 a 24/09/2011
- 11/09/2011 a 17/09/2011
- 04/09/2011 a 10/09/2011
- 28/08/2011 a 03/09/2011
- 21/08/2011 a 27/08/2011
- 14/08/2011 a 20/08/2011
- 07/08/2011 a 13/08/2011
- 26/06/2011 a 02/07/2011
- 12/06/2011 a 18/06/2011
- 05/06/2011 a 11/06/2011
- 22/05/2011 a 28/05/2011
- 08/05/2011 a 14/05/2011
- 24/04/2011 a 30/04/2011
- 17/04/2011 a 23/04/2011
- 10/04/2011 a 16/04/2011
- 03/04/2011 a 09/04/2011
- 27/03/2011 a 02/04/2011
- 20/03/2011 a 26/03/2011
- 13/03/2011 a 19/03/2011
- 06/03/2011 a 12/03/2011
- 27/02/2011 a 05/03/2011
- 13/02/2011 a 19/02/2011
- 06/02/2011 a 12/02/2011
- 30/01/2011 a 05/02/2011
- 23/01/2011 a 29/01/2011
- 16/01/2011 a 22/01/2011
- 09/01/2011 a 15/01/2011
- 02/01/2011 a 08/01/2011
- 26/12/2010 a 01/01/2011
- 19/12/2010 a 25/12/2010
- 12/12/2010 a 18/12/2010
- 05/12/2010 a 11/12/2010
- 28/11/2010 a 04/12/2010